6 dicas para uma ilha de bebidas perfeita

Ao receber convidados em casa ou organizar uma festa de maior porte, é preciso levar em conta a montagem de uma ilha de bebidas. Também conhecida simplesmente como “bar” ou “mesa de bebidas“, é lá que você deve centralizar os líquidos do evento, sejam eles alcoólicos ou não.

No entanto, como organizá-la da maneira ideal? Existe alguma regra a ser seguida? Qual bebida oferecer? Quais quantidades servir?

Se você sofre com a falta de tempo e quer saber mais sobre o assunto, nós elaboramos uma listagem com 6 dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira:

1. Avalie o espaço disponível

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar o ambiente físico do evento em questão. Ele vai se dar em um apartamento, em uma grande casa ou em uma localidade pensada especificamente para festas?

Fazendo esse balanço, você obterá noções a respeito do espaço que dispõe para organizar sua mesa ou bar. De acordo com o local, você saberá se é possível disponibilizar muita ou pouca bebida para os convidados e qual seria a melhor maneira de alocá-las.

Galpões montados para festa geralmente já têm uma parte pensada para esse fim. Portanto, se esse for o caso de seu evento, não deixe de conferir esta divisão.

Tenha as medidas em mente. A partir disso, você pode pensar em todo o restante sem correr o risco de ter algum plano frustrado. Toda a parte de organização e decoração também ficam facilitadas com uma medição bem-feita.

2. Determine o perfil dos convidados

Para não cometer nenhum erro grosseiro com a montagem da ilha de bebidas, é fundamental que você saiba a respeito do perfil da ocasião e dos convidados.

Ou seja, qual é o motivo da festa? Trata-se de algo muito solene ou é uma reunião informal entre amigos? Quantas pessoas foram convidadas?

Dependendo do evento, não é de bom tom servir algo que contenha álcool, por exemplo. Em outros casos, não incluir vinhos sofisticados pode ser uma tremenda gafe. Sendo assim:

  • procure analisar minuciosamente a lista de quem foi chamado;
  • ​informe-se sobre possíveis restrições;
  • considere a variedade do que será servido a partir do gosto das visitas e do tipo da ocasião.

3. Pense na contratação de um garçom

Contratar um garçom pode ser de grande utilidade. Além de ter o know-how sobre o assunto, ele ajudará na confecção da mesa e auxiliará na reposição de gelo, troca de bebidas etc.

Por mais que o evento seja simples, é bom contar com os serviços feitos por esse tipo de profissional. Mesmo que não leve as bebidas às mesas, para manter o ambiente informal, ele pode ajudar executando outas funções importantes, como manter o bar organizado e até preparar drinks diferenciados — se tiver qualificação para tal.

Em uma ocasião mais formal e de grande porte, é preciso considerar a contratação de uma equipe de garçons. Ela cuidará de todo o processo de manutenção da mesa de bebidas e também será encarregada de servir as pessoas. Ainda assim, você pode permitir o self-service, caso julgue necessário.

4. Faça combinações na ilha de bebidas

Agora que você já sabe dos detalhes preliminares, está na hora de escolher aquilo que será servido. Respeitando o perfil do evento e dos convidados, pense sempre em combinações:

  • combine sucos de diferentes frutas;
  • sirva vinhos feitos com uvas distintas e que acompanhem todos os alimentos servidos;
  • leve em conta o horário de início e a duração da festa;
  • ofereça águas aromáticas, porque elas são uma ótima entrada.

Não se esqueça: a principal regra para uma ilha de bebidas perfeita é torná-la contextual. O líquido deve combinar com as refeições, porque só assim eles terão sentido.

Uma bebida que acompanha bem quitutes finos geralmente não combina com um churrasco, por exemplo. Dessa forma, siga a lógica da harmonização e sirva bebidas que casem bem com os pratos do evento.

5. Agrade diversos paladares

O gosto é sempre classificado como algo muito pessoal, não é mesmo? Quando decidir as quantidades, pense também na proporcionalidade. Afinal, a preferência particular de cada convidado é algo muito variável e difícil de delimitar.

Sendo assim, aposte na variação. Caso opte por servir refrigerantes, não escolha apenas um sabor. O mesmo vale para cervejas e uísque: mesmo que não haja muito, ofereça produtos de marcas diferentes.

Se a cerveja é a principal bebida da festa, dê bastante atenção a esse aspecto. Varie não só a marca, mas também aposte em estilos distintos: weizenbierstoutpilsenbock etc.

Lembre-se: água é imprescindível. Por mais simples que isso possa parecer, muitas pessoas subestimam a presença da água e deixam o líquido da vida de fora da ilha de bebidas. Esse erro precisa ser evitado a todo custo.

6. Capriche na decoração

A decoração é um elemento de extrema relevância para deixar sua ilha de bebidas incrível. Ainda mais se a ideia for deixar tudo à mão para os convidados. A elegância não deve comprometer a praticidade e vice-versa:

  • escolha uma toalha de mesa que combine com o restante do evento;
  • elabore jeitos criativos de sinalizar o que é cada bebida;
  • o uso de flores exóticas pode ser um diferencial;
  • deixe utensílios bonitos, como colheres e canudos, à disposição dos convidados;
  • mantenha o gelo em um balde de prata ou aço, também decorado;
  • separe guardanapos de pano ou papel em um canto da mesa;
  • disponibilize taças e copos de acordo com as bebidas oferecidas;
  • não deixe as bebidas amontoadas, pois elas devem ficar visíveis;
  • cuide de trocá-las quando acabarem, caso não conte com um serviço contratado para fazê-lo.

O local onde os líquidos ficarão precisa ser atrativo, para que as pessoas se sintam à vontade ao acessá-lo. Além disso, deve estar inserido na ideia de decoração do evento, porque é uma parte importante da festa.

Montar bem uma ilha de bebidas é uma arte e, por isso, dá um pouco de trabalho. Ainda assim, confeccioná-la pode ser um ato prazeroso quando executado com criatividade e organização. De qualquer modo, seja lá qual for a festa, sua presença é sempre uma boa pedida.

Você gostou do post? Achou ele útil? Compartilhe em suas redes sociais e envie para seus amigos!