Como preparar uma festa para comemorar os 50 anos

Algumas datas são marcantes na vida de uma pessoa e merecem celebrações pra lá de especiais: o primeiro aniversário, a festa de debutante, a maioridade aos 18 — oba, champanhe liberado! — e, claro, meio século! Você já não é mais jovem e inexperiente, no entanto ainda está longe de ser idosa. É hora de comemorar todas as experiências incríveis que você viveu até hoje. Planejar uma bela festa de 50 anos é algo mais do que merecido!

Além disso, se já faz um tempinho que você não encontra certos amigos, comemorar seu aniversário é uma boa razão para reunir a turma toda e matar a saudade

Organizar essa comemoração, em especial, pode ser um desafio maior, mesmo que você já tenha planejado e realizado com sucesso várias festas de aniversários em sua vida. Mas não precisa se preocupar!

Trouxemos dicas importantes sobre como preparar a comemoração de 50 anos que você merece! 

Elaborando a lista de convidados 

Este passo do planejamento do seu evento é fundamental antes de se decidir pelo local. Afinal, primeiro você precisa saber quantas pessoas convidará para avaliar a capacidade que o lugar onde será a sua festa precisará ter.

Quem você gostaria de ter por perto neste momento especial? Você pode aproveitar o apelo clássico dos 50 anos e pensar em uma comemoração mais intimista, convidando apenas seus familiares e amigos mais próximos!

Que tal aproveitar o número da idade e ter exatamente 50 convidados em sua casa? Se você conhece muitas pessoas, uma alternativa é elaborar uma lista nos moldes “lista de reserva”, em ordem de importância. Assim, após as confirmações de presença, fica mais fácil saber quem convidar caso alguém não possa comparecer.

Escolhendo o lugar 

Agora que já tem o número de convidados, você pode escolher o local onde será sua festa. Se optar por uma comemoração mais reservada, somente com pessoas mais íntimas, um jantar ou um brunch em sua casa pode ser a melhor opção.

Gosta da ideia de receber seus convidados em casa, mas não quer ter trabalho escolhendo cardápio, fazendo compras ou organizando a bagunça que fica após a festa?

Pense na possibilidade de ter um personal chef e se ocupe apenas com a diversão e a recepção de seus convidados, com seu toque e muito mais pessoalidade do que reservando um espaço em um restaurante, por exemplo. Essa dica também vale para a ideia dos exatos 50 convidados, inclusive se você optar por reservar um salão de festas. 

Pense no seu conforto e no de seus convidados: uma festa maior pede o aluguel de um salão, um sítio ou buffet com espaço apropriado. O ideal é que você também possa contar com a ajuda de um profissional em produção e realização de eventos.

Decorando sua festa de 50 anos

Depois de se decidir pela quantidade de convidados e o local que será sua festa, que tal pensar a respeito da decoração?

Existem inúmeras possibilidades, inclusive temáticas, que podem ser originais e divertidas. Mesmo que você não se importe com valores, uma decoração única e sem um preço astronômico pode ser muito apreciada!

Para lhe ajudar, veja a seguir algumas ideias para decorar sua festa de 50 anos:

De volta à adolescência

Para decorar a festa desse aniversariante de acordo com sua adolescência, a inspiração virá dos anos 1980. Pense em todos os detalhes, desde o convite, que pode vir com dizeres como: “Máquina do tempo: voltando aos anos 80!”

Incentive os convidados a se vestirem no estilo da década, época auge de várias bandas de rock e pop. E, dentre os itens de decoração, invista em discos de vinil pendurados pela parede, fitas K7, pôsteres de bandas de Hard Rock e de filmes que foram sucesso nos anos 80. Além de brinquedos como mola maluca, cubo mágico e outros objetos que podem decorar sua comemoração.

Todos os seus convidados vão se divertir muitos relembrando os velhos tempos através desses itens!

Comida de boteco

Além de estar super na moda fazer festas estilo comida de boteco, é um tema que combina bastante com a idade de 50 anos, por relembrar uma fase mais boêmia da vida. Alguns organizadores incorporam o tema desde os convites, que podem ser em formato de bolacha de chope, por exemplo. 

Decorar uma festa nesse estilo pode ser econômico e divertido, até mesmo dispensando a ajuda de profissionais. O que você precisará é investir em quadros irreverentes para pendurar pelo ambiente, garrafas de bebidas, toalhas de mesa em xadrez vichy, uma bela mesa de frios, deliciosos tira-gostos, servir a cerveja bem gelada e partir pro abraço!

Glamour

Se você é uma pessoa que gosta de algo mais clássico, esse é o melhor estilo de decoração para sua festa de 50 anos. Talvez seja uma decoração que saia um pouco mais cara, mas vai depender dos itens que escolher e se você fará uma boa pesquisa de preços.

Aqui o ideal é usar e abusar das flores para a decoração e de toalhas de mesa em cores champanhe, pérola, rosa velho ou dourado. Além disso, uma boa ideia é espalhar velas pelo ambiente. Quando acesas, criam efeitos de luz belíssimos. 

Caso você opte por alugar um salão, verifique se lugar possui cortinas em estilo e cores que combinem com sua decoração. Se for um buffet, o gerente ou proprietário lhe apresentará algumas opções de decoração. Você pode aprimorá-las, de acordo com seu desejo.

Contando um pouco da sua história

A festa de 50 anos é sua, por isso, ela deve contar um pouco da sua história. Para isso, você pode ter um mural com suas fotos mais marcantes ou espalhá-las pelo ambiente. Outra ideia é montar um clipe reunindo imagens que registram momentos felizes e importantes de sua vida e exibi-lo em algum momento da festa, para que todos possam lembrar de sua trajetória e também momentos de que fizeram parte!

E agora, sonhando com o jantar perfeito para sua festa de 50 anos? Veja aqui como fazer acontecer da escolha do cardápio à recepção dos convidados!