Culinária francesa: como oferecer um jantar incrível

Classificada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, a culinária francesa serve de exemplo e inspiração para diversos países. No Brasil, alguns pratos são bastante conhecidos, como petit gâteau, croissant, ratatouille etc.

Apesar de ser um país pequeno, a França surpreende por sua variedade gastronômica. Geralmente, um jantar típico é composto por várias etapas (entrada, prato principal, salada, sobremesa etc.) e o vinho e o queijo são ingredientes obrigatórios. 

Quer saber como oferecer um jantar francês inesquecível em sua casa? Então, continue conosco e veja os principais pratos servidos no país europeu!

Conheça os clássicos da culinária francesa

Para preparar um legítimo jantar francês, saiba que existem quatro elementos obrigatórios: queijos, vinhos, carnes e doces. Além disso, a França é conhecida por seguir rigorosas técnicas de preparo, tempo de cozimento e de descanso do alimento. 

Para te ajudar a receber bem os seus amigos, listamos algumas iguarias tradicionais. Confira:

Entrada

Indispensável em qualquer jantar, a entrada deve ser leve e abrir o apetite para a próxima refeição. Na culinária francesa, é comum encontrarmos pequenas porções de carnes, vegetais e queijos — sendo que existem mais de 365 variedades deste ingrediente no país.

A seguir, confira algumas entradas tradicionais da França:

Foie gras 

Considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa, o foie gras é o fígado de um pato ou ganso que foi propositalmente engordado. O mais comum é servir o prato como aperitivo, mas também podemos encontrá-lo como ingrediente em outras receitas.

Steake Tartare

O steake tartare são pedacinhos de carne crua temperada com azeite e mostarda. Normalmente ele é servido com gema de ovo e um pouco de torrada. Para finalizar o prato, um pouco de conhaque é bem-vindo. 

Escargot 

Clássico e polêmico, o escargot é um caracol cozido, servido na própria concha, com um molho à base de manteiga e alho. O prato é tão popular na França que existem utensílios de cozinha próprios para preparar e degustar o alimento. 

Croissant

Apesar de ser bastante consumido no café da manhã, o croissant também pode ser servido como entrada. Feita com uma massa folhada rica em manteiga, a iguaria deve apresentar uma cor dourada, um miolo aerado e uma crosta crocante. 

Prato principal

Listar os principais pratos da França é tarefa difícil. Afinal, o país que influencia a gastronomia de todo o mundo conta com uma infinidade de delícias.

Além disso, assim como ocorre no Brasil, a culinária francesa varia de acordo com a região. No nordeste, por exemplo, ingredientes como a salsicha, o chucrute e a banha de borco predominam. Já no noroeste, a manteiga e o crème fraîche são alguns dos elementos principais. O sudeste, por sua vez, abriga a cozinha da região provençal, onde o azeite e o tomate não podem ficar de fora de nenhum preparo.

É claro que existem alguns pratos que são servidos em toda a França, como é o caso do ratatouille. A seguir, veja essa e outras preparações tradicionais:

Boeuf bourguignon

Clássico, o prato é uma espécie de picadinho de carne ao molho de vinho tinto. Geralmente, a iguaria é servida com cenoura, cebola, bacon, alho-poró, salsão, tomilho, alecrim e cogumelo paris. 

Confit de pato

O confit de pato (ou de canard) são coxas e sobrecoxas de pato conservadas na própria gordura — o que garante a suculência necessária para essa carne. Ele pode ser servido com batatas sautées, saladas ou risotos.

Ratatouille

Típico da região de Provença, o ratatouille pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. Essa última opção é excelente para jantares com convidados vegetarianos, já que a iguaria é feita a base de legumes. Os vegetais utilizados variam, mas o tomate, a berinjela, o pimentão e a abobrinha são ingredientes obrigatórios.

Cassoulet

Ideal para os dias mais frios, o cassoulet é um prato feito com feijões-brancos, frango e carne de porco. A história narra que a iguaria teria surgido durante a Guerra de Cem Anos, quando as pessoas precisavam preparar um cozido com qualquer um dos ingredientes disponíveis — podendo, assim, ser comparado com a nossa feijoada. 

Sobremesa

Sem dúvidas, a pâtisserie francesa é a mais famosa (e respeitada) do mundo. O país foi o criador das técnicas finas e rigorosas sobre o preparo de tortas e sobremesas.

O resultado são receitas sofisticadas que adragam a todos os paladares — inclusive àqueles que não gostam muito de doce. Veja algumas das delícias típicas:

Macarron

Apesar de ser uma sobremesa típica da Franca, os famosos macarrons foram introduzidos no país por Catarina di Médici, uma rainha italiana. Trata-se de um biscoito redondo e colorido (úmido por fora e macio por dentro) recheado com diversas misturas. 

Mil folhas

Muito conhecido no Brasil, o mil folhas (ou mille-feuilles) é uma massa folhada recheada com geleia e creme de confeiteiro ou creme de baunilha. A sobremesa pode ser servida polvilhada com açúcar ou coberta com uma calda mais espessa. 

Crème Brûlée 

Clássica, a iguaria é feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha (há variações que também utilizam café, chocolate, coco e canela). O creme é servido com uma crosta de açúcar caramelizado (com um maçarico) muito crocante. 

Profiteroles

O profiterole é uma massa açucarada — chamada de choux — e recheada de acordo com a preferência do consumidor. É possível recheá-la com cremes, sorvetes e caldas de chocolate. 

Petit Gâteau

Muito conhecido pelos brasileiros, o petit gâteau francês é um bolo de chocolate mal passado com o interior macio e cremoso. No país europeu, ele é acompanhado de sorvete de baunilha. No Brasil, contudo, existem diversas versões da receita. 

Com a infinidade de iguarias típicas no país, fica difícil listarmos todas as delícias — ficou de fora o fondue, quiche lorraine, coq au vin e muitos outros.

Entretanto, como vocês viram, oferecer um jantar francês em casa é a ter a certeza de uma noite inesquecível. Afinal, o que não faltam são opções deliciosas para todos os gostos! Escolha as que mais combinam com seu paladar e tenha um ótimo jantar!

Se você gostou de conhecer mais detalhes sobre a culinária francesa, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que há de melhor no mundo da gastronomia!