5 dicas para colocar a mesa para receber visitas

Na hora de abrir a casa para os amigos e familiares, não há quem não se preocupe em deixá-la bem bonita, arrumada e acolhedora. Muito mais do que deixar tudo limpo, queremos fazer com nossos convidados se sintam especiais e alguns cuidados podem ajudar com isso. Por exemplo, você sabe como organizar a mesa para receber visitas?

Pode parecer simples. Mas, para quem se preocupa em oferecer belas recepções, uma mesa bem-posta é quase uma obra de arte. Quer saber mais? Confira abaixo as nossas dicas para arrumar uma boa mesa para as visitas!

1. Comece separando os lugares de cada um

O primeiro passo para arrumar uma mesa elegante é alinhar as cadeiras, toalhas e jogos americanos (ou sousplats), principalmente se for uma ocasião formal. Se esse for o caso, o melhor é optar por toalhas de cores claras e tecidos mais nobres, como o linho.

Alguns tipos de eventos ainda pedem que os lugares sejam previamente destinados. Esse planejamento é recomendado para ocasiões formais, com mais de 6 pessoas, e pode ajudar a garantir que a conversa flua bem e o ambiente seja agradável para todos.

2. Deixe somente o essencial sobre a mesa

Organizar uma boa mesa para receber visitas não quer dizer expor todas as suas louças e enfeites. O certo é utilizar somente aquilo que será, de fato, necessário para a refeição.

Assim, a mesa não ficará com aquela sensação de “amontoada”, que pode ser bem desagradável para os convidados.

Quando usar o sousplat

O sousplat serve de apoio para os pratos e fica diretamente sobre a toalha. Ele pode ser feito de diversos tipos de materiais (fibras, vidros, madeira etc) e dá um toque de elegância a mais para a decoração.

Com um formato similar ao de um prato como, normalmente ele tem 33 cm de diâmetro. Além de evitar que os pratos deslizem pela mesa ou que a comida respingue sobre a toalha, ele cumpre uma importante função estética e garante que a mesa nunca fique vazia durante a troca de pratos. Ele deve ser utilizado quando o evento servir uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa.

3. Organize os pratos e talheres seguindo a ordem de uso

As louças e talheres devem ser organizados de acordo com a ordem em que serão utilizados. Além disso, as seguintes regrinhas devem ser observadas:

Talhares

O garfo fica do lado esquerdo do prato. Ao lado direito, a colher e a faca (com o corte virado para dentro), respectivamente. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato na seguinte ordem: colher (com o cabo para a direita), garfo (com o cabo para a esquerda) e faca (cabo para a direita).

Pratos

Para os pratos, a regra é semelhante. Sobre o sousplat deve ser posicionado o prato raso e grande para a refeição principal. Em seguida, o raso e pequeno para a salada e sobre ele o prato fundo, para sopas (caso sejam servidas).

O pratinho de pão deve ser posicionado acima do prato principal, do lado esquerdo. Sobre ele, a faquinha equivalente.

Copos

Devem ser dispostos, pelos menos, dois copos para os convidados. O posicionamento deve ser à direita do prato, com a maior taça (a de água) do lado de dentro e alinhada à ponta da faca. As taças de vinho devem seguir a regra de tamanho.

Guardanapo

O guardanapo deve ser posicionado sobre o prato ou ao lado esquerdo do convidado. Por questão de higiene, as dobras decorativas não só muito recomendadas (quando menos manipulado, melhor), mas podem ajudar a deixar a mesa mais charmosa.

4. Utilize arranjos e enfeites delicados

Na hora de decorar a mesa, evite arranjos e enfeites muito grandes. O ideal é optar por peças delicadas, que não atrapalhem a visão e a movimentação dos convidados à mesa. No caso das flores, escolha espécies sem perfume para não conflitar com o aroma dos pratos.

Sempre combine os enfeites com as cores da toalha de mesa, do sousplat e das louças.

5. Saiba como montar a mesa em diferentes eventos

Para organizar uma mesa adequada para receber visitas é preciso mais do que seguir as regras gerais de etiqueta. É necessário ter sensibilidade e saber como adaptar as orientações a cada situação e tipo de evento. Veja algumas sugestões:

Noite de pizza

Que tal reunir os amigos para experimentar algumas pizzas de massa caseira? A organização da mesa pode ter um ar mais descontraído, com louças coloridas e arranjos divertidos — até mesmo bouquets de tomatinho e manjericão!

Assim como nos eventos em que um prato de massa é a atração principal, o guardanapo é indispensável e uma taça de vinho sempre cai bem.

Churrasco com os amigos

Não tem jeito, o churrasco é um dos eventos mais apreciados pelos brasileiros. A mesa deve seguir a temática descontraída da ocasião. Uma boa ideia é optar por arranjos com elementos naturais e sousplats, louças e jogos americanos com temáticas em xadrez, lembrando um divertido piquenique.

Reuniões informais

Uma mesa bem posta também pode fazer toda a diferença nas reuniões informais. Nesses eventos, as pessoas costumam ficar em pé, por isso o serviço ao estilo americano (de buffet) pode ser a melhor escolha. Uma boa ideia é arrumar uma mesa com diversas opções de cardápio para que os convidados possam se servir sozinhos.

Para as louças, escolha peças bonitas e coloridas. Uma doa ideia é utilizar itens de diversas alturas, criando um efeito muito elegante. Aposte em arranjos e enfeites, sempre seguindo a orientação de que eles não devem roubar a atenção das comidas.

Deixe, também, guardanapos de papel à disposição e pense em um cardápio que seja de fácil consumo e dispense o uso de facas.

Receber bem os amigos e os familiares é uma tarefa que pode ser muito divertida e gratificante. Além de colocar bem a mesa para receber visitas, outros cuidados podem deixar esse momento ainda mais especial. Servir águas aromáticas, por exemplo, pode ser um belo diferencial para que todos lembrem da sua recepção com carinho. Confira o nosso artigo sobre o tema! Boa leitura!