5 pratos que combinam com cerveja para receber os amigos

Muito mais do que um bom vinho para receber os amigos, os pratos também podem ser harmonizados com cervejas de qualidade. Assim como os vinhos (que se classificam em diferentes tipos, como branco, tinto, rosé, seco, suave e etc.), as cervejas vão muito além do que a tradicional Pilsen, tão queridinha dos brasileiros.

Os sabores das cervejas variam conforme o tipo de fermentação, lúpulos e maltes utilizados durante o processo de fabricação. E, é claro, se estamos falando de harmonização, precisamos explorar o nosso paladar com as diferentes combinações possibilitadas por cada estilo de cerveja.

Se você vai receber amigos em casa, que tal caprichar na escolha de uma boa cerveja e servir um prato delicioso? Preparamos algumas harmonizações que dão certo e que vão ajudar você fazer bonito nesse encontro:

 

1 – Hambúrguer gourmet + Cerveja India Pale Ale

pratos que combinam com cerveja

A cerveja India Pale Ale, também conhecida como IPA, tem amargor marcante e doses extras de lúpulo (planta utilizada durante a fabricação que confere aroma e sabor à bebida). Por ser uma cerveja de sabor forte e marcante, pode ser harmonizada por equilíbrio com comidas apimentadas e fortes, como pratos mexicanos, além das carnes mais gordurosas.

A dupla de um delicioso hambúrguer e cerveja IPA com certeza irá surpreender os seus amigos em um jantar mais informal, aconchegante e divertido.

 

2 – Salmão + Cerveja Weizen

pratos que combinam com cerveja

Feitas de maltes de trigo e de cevada, a cerveja de origem alemã Weizen é leve e refrescante, com bastante formação de espuma. O seu sabor e aroma são levemente frutados. Por equilíbrio, essa cerveja harmoniza com pratos leves, como saladas, peixes, frutos do mar e culinária japonesa.

O salmão, por exemplo, é um peixe mais leve e com sabor adocicado, que harmoniza perfeitamente com a cerveja Weizen. É um prato sofisticado e delicioso, que combina com uma marcante reunião entre amigos na comemoração de uma data especial.

 

3 – Feijoada + cerveja Bock

pratos que combinam com cerveja

A cerveja Bock é uma bebida de cor escura, relativamente forte e encorpada. Com boa presença de cereais torrados e algumas notas frutadas, as bebidas desse estilo ajudam na digestão.

A Bock harmoniza muito bem com a feijoada, uma comida típica brasileira igualmente robusta. Esse prato não poderia ser degustado de outra maneira, se não entre amigos.

 

4 – Cordeiro assado + cerveja Old Ale

pratos que combinam com cerveja

A cerveja Old Ale é uma bebida escura, densa e frequentemente amarga. Com aromas frutados, suas notas são adocicadas e lembram o caramelo e o melado. Seu aroma envolvente e paladar marcante harmonizam com um saboroso carneiro assado.

Com temperos frescos, o sabor dessa carne é adocicado e intenso. Esse prato de sabor único tornará uma noite entre amigos inesquecível.

 

5 – Cheescake de frutas vermelhas + cerveja Porter

pratos que combinam com cerveja

De sabor mais forte e bastante alcoólica, a cerveja Porter é elaborada com maltes torrados. Seu aroma tem notas de chocolate e a cerveja tem uma textura mais cremosa. É perfeita para ser apreciada com sobremesas.
 
E ao final de um jantar entre amigos, o que não pode faltar é um docinho para fechar a noite. O cheescake de frutas vermelhas é uma torta com recheio de queijo e com a cobertura de uma calda de frutas vermelhas, como morangos e amoras. Delicioso e único!

Está animado para planejar o seu encontro entre amigos, mas está com medo de não acertar as receitas ou tem pouco tempo para cozinhar? Então conte com a ajuda de um Personal Chef, do Meu Bistrô. Clique aqui e conheça todas as vantagens de contratar esse profissional.