Almoço de Páscoa: o que servir para a família

Almoço de Páscoa: o que servir para a família

A Páscoa marca, anualmente, um encontro entre a família, que se une em volta da mesa para conversar, rever parentes e provar alguns pratos e bebidas já consagrados dessa data. Além disso, o almoço de Páscoa é perfeito para inovar na cozinha e testar novos sabores. Opções são o que não faltam para agradar seus familiares nesse assunto!

Que tal fazer uma versão inusitada com o clássico bacalhau? Prepará-lo de outras formas, além da famosa bacalhoada, irá surpreender seus parentes.

Entre outras possibilidades para essa data especial de reflexão e alegria, há preparos que vão desde carnes a frutos do mar. E ainda tem espaço reservado para sobremesas, além do tradicional ovo de chocolate.

Descubra, neste artigo, algumas variedades que você pode servir no seu almoço na Páscoa, e também dicas de decoração para a mesa que valorizarão ainda mais o momento!

Comidas para o almoço de Páscoa

Com os ingredientes adequados e uma dose de criatividade, é possível montar um cardápio diversificado e saboroso, sem tomar muito seu tempo na cozinha. Olhe só!

Carnes

Como a Páscoa é um momento que pede uma refeição prolongada, a ideia é servir carnes leves, para garantir um almoço agradável do início ao fim.

Seguindo essa premissa, a costela de porco com mel é perfeita. O prato remete a um sabor agridoce e pode ser servido com batatas assadas, que casam perfeitamente com a receita.
Outra opção de requinte é o medalhão de filé mignon grelhado, um prato que não exige longo preparo e agrada muitas pessoas. Para enriquecer esse corte, você pode fazer um molho de queijos, que harmoniza bem.

Peixes

O filé de salmão assado com alcaparras, batatas e cebola, sempre conquista os paladares mais exigentes da família. A mistura entre o sabor sutil do salmão com o leve amargor das alcaparras é excelente.

Além desse, a corvina ao molho de leite de coco com azeite de dendê dá um sabor bem brasileiro à data, e deixa a carne desse peixe com uma textura ainda mais macia.

Já o arroz com bacalhau e lentilha é um exemplo ideal de união entre o prato principal e acompanhamento. Ele tem como base as lascas desse peixe dessalgado, ovos, o grão verde e as azeitonas. O combinado ainda pode levar fatias generosas de batatas, para ficar mais gostoso.

O bolinho de bacalhau é mais uma versão desse peixe tão típico da Páscoa, e é um coringa, já que, nesse caso, ele é ser servido como entrada. Sua receita leva uma massa de batatas homogênea, e cada bolinho precisa ser frito até dourar. Assim, você terá petiscos crocantes por fora e macios por dentro.

Frutos do Mar

Outro clássico que pode ser servido no almoço de Páscoa são os frutos do mar. Aqui, a sugestão é um risoto de camarão.

A receita leva um tipo de arroz especial, mais grosso, camarão rosa temperado e cubinhos de palmito. A mistura de ingredientes se iguala na textura, que não ficam nem macios, nem consistentes demais, ou seja, chegam ao ponto perfeito!

Sobremesas que vão além do ovo de Páscoa

Para o almoço de Páscoa, saber o que servir de sobremesa conta muito na recepção dos seus convidados. Sendo assim, que tal um delicioso crème brûlée, uma receita francesa muito suave e saborosa?

Aproveitar o ovo de Páscoa e acrescentar novos recheios dentro dele também pode fazer parte do cardápio do dia. Prepare mousses de limão, maracujá ou de chocolate e coloque dentro dos ovos.

Assim, todos se servem de uma sobremesa diferente, sem deixar de degustar o tradicional ovo doce.

Dicas para a decoração de Páscoa

A decoração é parte essencial do almoço de Páscoa, e deve ser pensada de forma a combinar com sua casa, seu estilo e também com os pratos do dia.

Uma sugestão é usar toalhas bordadas ou estampadas com temas que remetem à data, como desenhos como coelhos, ovos ou cenouras.

Você também pode utilizar guardanapos dobrados em formato de cenoura ou de coelhos, e montar a mesa com seus melhores pratos, com bordas em relevo e robustos. Essa montagem garantirá a decoração na medida certa.  

Além disso, é possível incrementar a mesa com pequenos ovos de chocolate, para intensificar o clima da Páscoa e agradar as crianças, que poderão se divertir após o almoço, escolhendo e abrindo essas guloseimas.

O almoço de Páscoa é um momento especial, que une boa comida, uma decoração temática, ao carinho de familiares e amigos.

Porém, todo esse processo demanda tempo. Se, porventura, você deixou tudo para a última hora, podemos ajudar você!

Aqui, no Meu Bistrô, você conta com os melhores Chefs de Cozinha, que garantem todo o trabalho com profissionalismo, sabor e qualidade, deixando você tranquila para curtir o dia com aqueles que mais ama.

Confira nossos serviços e contrate agora aquele que mais atenda às suas necessidades.