Almoço de Natal: veja como torná-lo ainda mais especial

Para muitas pessoas, o almoço de Natal é tão importante quanto a ceia do dia 24 de dezembro. Afinal, é um momento de comemoração, quando toda a família geralmente se reúne para celebrar.

Além disso, todos ficam animados pensando no cardápio dessa data festiva, afinal, se espera muita abundância, concorda? Com a decoração, a escolha dos pratos que serão servidos garantem o clima festivo e agradável que a ocasião pede.

Pensando em lhe ajudar a preparar um ótimo almoço natalino que elaboramos este conteúdo. Continue acompanhando, confira as nossas dicas e tenha um Natal ainda mais inesquecível.

Comece pela decoração do almoço de Natal

Se você é daquelas pessoas que não gosta de ter trabalho na hora de decorar a casa para o almoço de Natal, mas também não abre mão de compor um ambiente bonito e condizente com a data, vale a pena apostar em um estilo minimalista.

Uma dica é, ao invés de comprar uma árvore tradicional, faça uma montagem na parede em formato triangular, com fitas verdes e enfeites coloridos.

Guirlanda é outra opção prática e a cara da ocasião. Os modelos com galhos secos, unidos com renda, feltro de lã e outros materiais semelhantes são excelentes opções para trazer leveza à entrada da sua casa, ou mesmo para diferenciar os cômodos.

Mas mesas, a dica fica por conta das toalhas temáticas, ou das cores do Natal, verde, vermelho e dourado. Essas, também podem ser a referência para os guardanapos e demais acessórios.

Escolha o cardápio a ser servido

Da mesma forma que a decoração, é bom tentar sair do mesmo menu que é sempre servido nas ceias para o almoço de Natal. Contudo, se houve muitas sobras do jantar natalino, você pode aproveitar todos esses pratos para criar novas versões que, com certeza, agradarão até os mais exigentes paladares, e sem desperdiçar nada!

Entradas

Caso você não tenha servido nenhum tipo de entrada na noite anterior, uma boa opção para o almoço de Natal é uma salada de bacalhau. Trata-se de um prato leve, fácil de preparar, econômico — sobretudo se você escolher prepará-lo com lascas em vez do filé — e que, ao mesmo tempo, traz um toque de requinte à ocasião.

Guarnições

No caso dos acompanhamentos do prato principal, uma boa farofa e um arroz incrementado são boas opções. Se você serviu arroz branco na ceia, acrescente amêndoas, cebola, azeite e refogue em uma frigideira. Para dar um toque especial na tradicional farofa, acrescente abacaxi picado na hora de prepará-la.

Prato principal

Como a ceia é que recebe mais atenção e, geralmente, mais fartura, é comum sobrar pratos inteiros de um dia para o outro. Para que isso não aconteça evite servir muitas opções em um só dia. Por exemplo: se você servir um peru na véspera de Natal, guarde o tender ou o lombo recheado para o almoço do dia seguinte.

Sobremesas

Depois de tantas iguarias salgadas, nada melhor do que finalizar essa bela refeição com uma sobremesa típica natalina. Uma ótima alternativa aos já conhecidos pavês, pudins e tortas é servir um panetone, seja ele de chocolate ou frutas cristalizadas, acompanhado de bolas de sorvete. Uma solução simples e que cairá no gosto de todos os seus convidados.

Quer inovar no ainda mais no seu almoço de Natal? Nossa última dica é: experimente organizar a mesa em outros ambientes, como varanda ou quintal. Além de sair do comum, é uma excelente maneira de deixar o clima ainda mais alegre e descontraído.

Conte com ajuda extra

Essas são algumas dicas de como preparar um almoço de Natal convidativo e que agrade a todos. Entretanto, nem todo mundo possui a prática em cozinhar (ainda mais pratos tão específicos), ou mesmo não querem ter que sacrificar o tempo de lazer com a família para preparar os alimentos.

Nesses casos, a melhor solução é contratar um chef de cozinha. Esse profissional garantirá uma experiência gastronômica incrível e inesquecível para você e para sua família, além de permitir curtirem o Natal sem preocupações.

Quer saber como conseguir isso? Entre em contato agora mesmo e garante a presença de um chef quanto antes no seu almoço de Natal.