Azeite extra virgem:as principais azeitonas

Você sabe o que um azeite extra virgem?

O azeite de oliva é obtido diretamente do fruto da oliveira, sem o uso de solventes químicos e manipulação em altas temperaturas.É o suco da fruta! O azeite extra virgem tem acidez  no máximo de  0,8%.Alem disso possui características peculiares como: sabor picante, frutado e com bom amargor, porem não espere um sabor padronizado.

O motivo? Os tipos de azeitona. Cada variedade do fruto vai produzir um azeite diferente, que pode ser mais ou menos amargo, picante, suave, robusto ou possuir toques aromáticos de tomates, amêndoas ou alcachofra.

Confira as características específicas das três mais famosas azeitonas:

Picual

Esta azeitona de origem espanhola é a mais conhecida ao redor do mundo. Tem características gustativas marcantes, aroma mais adocicado e na maioria das vezes  robusto. O azeite Picual combina em  finalizações de pratos de cores verdes, como salada de folhas, abobrinha,brócolis e vagem. Pode se também ser ótima opção para marinadas de frango.

Koroneiki

Azeitona originária da Grécia, cultivada em aproximadamente dois terços dos olivares do país.Tem sabor frutado, com toques de maçã verde, é picante e possui um leve amargor. Seu azeite é equilibrado e ideal para pratos mais elaborados e de sabores marcantes como peixes grelhados ou assados e massas  frescas.

Fonte : New York Times

Frantoio

 

Azeite italiano muito apreciado em seu país de origem, mas também plantado na Argentina, Chile, Califórnia e Austrália. É bastante aromático; apresenta equilíbrio entre os sabores amargo e picante. Combina perfeitamente com queijo de cabra e frutos do mar.

 

 

 

Fonte : Epicurius

 

Se desejar saber mais, recomendamos leitura no Olive Oil Times!

Quer continuar por dentro de posts como esse e ainda saber mais sobre o Meu Bistro ? Entre em contato com a gente!

Até a próxima!