Bistronomique: o que é esse conceito e quais sabores oferece?

Saborear paladares diferenciados e com serviços impecáveis pode exigir um pouco da parte financeira. Por outro lado, conceitos que abrangem pratos requintados, práticos e ainda acessíveis não faltam, e o bistronomique é um deles.

Antes de explicar o conceito, vamos começar com uma pergunta: você acha que é possível pagar menos de R$100 em um menu executivo que concentra alguns dos ingredientes da alta cozinha francesa? Se a sua resposta é não, a bistronomia está aí para lhe provar o contrário.

Surpreenda-se conhecendo o bistronomique, suas vantagens e sabores típicos dessa cozinha internacional com raízes europeias!

O que é o bistronomique?

Bistronomique é um conceito em gastronomia que representa a união das palavras bistrô, gastronomie e economie. Esse conjunto de palavras, por si só, é apetitoso e saudável ao organismo e ao bolso.

A bistronomia surgiu na França nos anos 2000, durante a recessão econômica do país, quando bistrôs e outros restaurantes de alta cozinha francesa tiveram que ceder espaço a um cardápio mais barato, mas ainda assim surpreendente, para se manterem.

Foi então que o chef do bistrô La Régalade, Yves Camdeborde, introduziu o termo a partir da prática, para falar sobre a cozinha de seu próprio negócio. Com isso, foi dada a largada para a corrida por pratos de comida bons, baratos e muitos saborosos, primeiro em escala francesa, depois global.

Quais são as vantagens da bistronomia?

A bistronomia é um conceito que agrega diversos benefícios, tanto para as classes elitizadas quanto para quem não tem recursos econômicos para degustar iguarias mundiais constantemente.

Os bistrôs que seguem esse padrão gastronômico têm o mesmo perfil de uma casa francesa menor, ou seja, é charmoso, intimista e com um cardápio e carta de vinhos à altura de casas maiores. Um combo perfeito para satisfazer qualquer paladar muito bem!

A alma dos bistrôs, que desde a sua origem são restaurantes pequenos e especializados em fazer refeições para consumo rápido, continua. Mas com a bistronomia, os pratos têm o diferencial de terem uma mescla de sabores, indo do popular ao exótico, e tudo com a originalidade de um chef e equipe muito hábeis e experientes.

Quais sabores a bistronomia oferece?

A princípio, a bistronomia oferece os sabores franceses mais tradicionais, porém, incluem alguns toques mais contemporâneos e modernos aos pratos.

Explorando sabores da terra natal do bistronomique e unindo-o às demais culturas gastronômicas, os bistrôs que seguem esse conceito variam o seu cardápio, mas mantêm os sabores clássicos.

Com isso, é possível degustar do tradicional foie gras, ao terrine de pato com pães, bem como um filé de frango com algum molho da casa. Além desses, o confit de pato ao molho de laranja, primor da culinária francesa, e um risoto feito com a carne típica do país — no Brasil um bom filé mignon — são possibilidades.

Tudo sempre regado a bons e acessíveis vinhos e drinques típicos da Europa, incorporando ao mesmo tempo bebidas tradicionais de outras localidades — caipirinha tem vez na bistronomia também.

O bistronomique é assim, uma grande união de ideias com origem em um país reconhecido como um dos maiores berços da gastronomia mundial. Somado a isso, a possibilidade de agregar variadas receitas ao cardápio, sempre com foco no sabor, e o benefício de um bom preço e ambiente convidativo, marcas registradas desse conceito.
Achou interessante e gostaria de provar as delícias que a bistronomia oferece? Então contrate um chef do Meu Bistrô e presenteie a si e aos seus convidados com os sabores desse conceito.