Buffet: quando esse serviço de mesa pode ser utilizado?

Se você sempre quis fazer uma festa informal, mas não sabe por qual modelo optar, é porque ainda não conhece as vantagens que o buffet traz para momentos como esses. Ele é um dos serviços de mesa mais simples, rápidos e que serve bem a todos, possibilitando a oferta de um cardápio com inúmeras opções de pratos.

Dentre os serviços à la carte, à francesa, empratado entre outros, o buffet se destaca por ser propício para eventos com grande número de pessoas. Entender o que é e como funciona esse tipo de serviço é imprescindível para você fazer a escolha adequada ao seu evento.

Descubra, neste artigo, o que é o serviço de buffet, como ele funciona, o que contempla o cardápio e em qual ocasião servi-lo!

O que é o serviço de buffet?

O buffet é um serviço de mesa em que as comidas são dispostas em um grande balcão ou mesas, que conta com a oferta de variados tipos de alimentos frios e quentes.

Por oferecer um cardápio variado, ele atende bem todos os convidados, oferecendo variedades até para quem tem restrições alimentares.

No buffet, todos os convidados vão à mesa de comidas, formando filas para a montagem do prato, sem necessitar da ajuda de garçons para isso. Por esse motivo, nem todos comem ao mesmo tempo, porém, é um serviço mais informal e que deixa o alimento à escolha de cada pessoa, tanto em quantidade quanto em tipo.

Nesse serviço, apenas as bebidas são servidas pelos garçons, que passam nas mesas com drinques, cerveja, sucos etc. A carta de bebidas também fica à escolha do contratante da festa, possibilitando montá-la com várias opções simples ou até sofisticadas para harmonizar com os alimentos que estão sendo oferecidos.

O que pode ser servido no buffet?

O serviço de buffet possibilita inúmeras opções de alimentos, algumas mais tradicionais e adequadas para o estilo, como massas, risotos, saladas, carnes, peixes, frangos e legumes.

Além disso, o buffet pode conter também frutas e sobremesas, já expostas ao lado dos pratos principais para que os convidados já escolham a sua preferida.

Por vezes, um buffet pode ter aperitivos e alimentos que servem como minientradas, para serem degustados antes ou até acompanhar o prato principal, como salgados, pastéis, canapés, entre outros. Molhos, caldos e temperos devem também fazer parte do buffet, para dar sabor e incrementar saladas.

Quando optar pelo serviço de buffet?

O buffet é um serviço voltado para festas com um número grande de convidados, geralmente acima de 20 ou 30, em que o clima de descontração seja privilegiado, assim como se os convidados estivessem em uma festa familiar ou de amigos.

Então você pode escolher esse modelo de serviço de mesa em qualquer ocasião que tenha essas condições e que queira um ar mais descompromissado. Seja uma festa de aniversário, um casamento ou mesmo uma confraternização anual de família ou da empresa.

Escolher o buffet como serviço de mesa do seu evento é também uma ótima forma de curtir o momento com os convidados, sem se preocupar em servir a cada um deles.

O que acha dessa opção? Agora que conhece mais sobre ele, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude sua rede de contatos a conhecê-lo também!

  • https://bomsaldo.com.br Luciana Menezes

    Gostei muito destas dicas e também sobre o tema 5 passos para organizar um Buffet.