Cardápio da festa da empresa: inspire-se com estas dicas

Você precisa organizar confraternizações e festas da empresa, mas não sabe qual o cardápio ideal e como agradar a todos os gostos? Então este post chegou em boa hora!

Em um primeiro momento, a ideia de ter que organizar uma festa da empresa pode assustar. Isso porque pode parecer muito trabalhoso quando aliado a uma rotina corrida e cheia de afazeres.

Com isso, além de organizar a festa, é preciso agradar a vários tipos de gosto e necessidades. Porém, ao longo deste post, mostraremos que isso pode ser mais fácil do que parece!

Preparamos algumas dicas que irão auxiliar o seu trabalho na hora de montar um cardápio para a festa da empresa inesquecível. Confira:

1. Cardápio ideal

Para montar o cardápio ideal para a festa da empresa é preciso pensar em algumas questões. Para isso, tenha em mente qual o horário do evento, o local, o tempo de duração e se os participantes levarão crianças.

A quantidade de pessoas também é muito valiosa nessa etapa. Assim você terá como calcular a quantidade de comida e bebida que deverá ser comprada e disponibilizada.

Devo planejar um lanche simples com salgadinhos ou uma refeição? Há também os vegetarianos, veganos e intolerantes a algum tipo de alimento ou tempero?

Essas informações são muito importantes para a organização do cardápio, uma vez que, com elas, você terá um guia para começar a montar o seu menu e as decorações.

Por exemplo, se a festa for durante a manhã, prefira alimentos mais leves, do estilo café da manhã ou até mesmo um coffee-break ou brunch.

Se for algo mais no fim de tarde ou início da noite, cardápios voltados para jantar e aperitivos são os mais indicados.

2. Aperitivos

Após entender o público-alvo e o horário, você já pode começar a montar o seu cardápio.

No quesito aperitivos, os pratos do tipo finger food estão em alta nos eventos. Eles consistem em comidas servidas em miniporções ou em minipotinhos.

Além de elegantes e versáteis, diminuem o desperdício de comida. Além disso, há uma infinidade de alimentos que podem ser utilizados.

Escolha, por exemplo, pequenas porções de quinoa com pesto, que podem ser servidas em tacinhas. Escondidinhos de carne seca, camarão ou caldos podem ser apresentados em pequenas cumbucas.

Canapés montados com queijo e frutos do mar em cima de torradas também combinam com esse tipo de prato.

Comidas de boteco, como tiras de carne aceboladas acompanhadas por pequenas porções de mandioca frita ou bolinhos servidos no palito, tem tomado espaço nas recepções.

Mesa de frios com azeitonas e queijos ou até mesmo sushi traz diversificação e sofisticação em qualquer cardápio para festa de empresa, pois geralmente muitas pessoas não consomem carnes vermelhas ou frango, mas são adeptas ao peixe.

Não podemos nos esquecer da nossa querida batata frita! É muito difícil encontrar alguém que não goste. Ela agrada vegetarianos, veganos, os que não dispensam uma boa carne e até mesmo quem vive de dieta não resiste a beliscar algumas.

3. Salgadinhos

Os tradicionais salgadinhos nunca saem de moda. Se eles forem a sua escolha, você pode optar por pastéis, coxinhas, salgados assados, pãezinhos recheados e croquetes.

Para ter mais variedade, há a opção de salgados com carne e sem. Pastéis de queijo, salgados recheados com cremes de milho e ricota são um bom exemplo disso.

Bolinhos de arroz, bacalhau, empadas de tomate seco ou as tradicionais também entram nessa categoria e são muito bem aceitos pelos convidados.

4. Sanduíches

Para um ambiente mais descontraído e leve, os sanduíches são uma ótima pedida e, com certeza, apresentam opções para todos os gostos e restrições.

Pães recheados com peito de peru defumado, alface, diversos tipo de queijos, frango desfiado e molhos são opções para os lanches.

Além do fácil preparo e harmonização com qualquer tipo de bebida, podem ser feitas alterações, como, por exemplo, trocar os queijos tradicionais pelos sem lactose, com menos gorduras e substituir recheios que possuam carne.

5. Refeições

Para almoços ou jantares, as refeições mais completas e em maiores quantidades são as mais indicadas.

Com isso, é liberado apostar em churrascos, pratos como macarrão, arroz, feijão tropeiro e a tão brasileira feijoada, que pode ser acompanhada por farofas, vinagrete e saladas.

Frutas como abacaxi, banana e maça vão muito bem assadas na churrasqueira, e podem ser acompanhadas por queijos também feitos na churrasqueira para aqueles que dispensam a carne ou preferem algo mais leve como guarnição para a refeição.

Contudo, se você quer inovar, as opções de peixe assado, carnes cozidas e ensopados são muito bem harmonizadas com purês e até mesmo verduras refogadas.

6. Entradas

Se for o caso de almoços e jantares com as opções que indicamos acima, vale apostar em alguns petiscos para os convidados beliscarem antes das refeições.

Afinal de contas, geralmente as pessoas não se alimentam antes de ir a algum evento, esperando fazer justamente isso quando chegarem. Com isso, seus convidados podem ficar um pouco insatisfeitos se sentirem fome e a refeição demorar um pouco.

Para tal, os petiscos como azeitonas, palmito, palitinhos com presunto em cubos e tomate cereja temperado com ervas podem abrir o sorriso de quem já chegou com fome!

Mas para aliar elegância, leveza e praticidade, aposte no ceviche, que consiste em peixe cru marinado em suco de limão ou qualquer outro suco cítrico. Por ser leve e frio funciona muito bem como entrada.

7. Sobremesas

Após qualquer refeição, um docinho cai muito bem, não é mesmo? Diante disso, as sobremesas funcionam como a cereja em cima do bolo para finalizar qualquer prato ou confraternização.

Nesse quesito, também é possível agradar a todos os gostos com um pouco de variedade. Por exemplo, caso prefira sobremesas mais leves, opte por saladas de frutas, gelatinas, frutas picadas e sorvetes.

Mas se prefere o lado tradicional, os bolos gelados, brigadeiro, beijinhos e doces que lembram festas de criança vão fazer sucesso!

8. Bebidas

As bebidas sempre são mais fáceis de serem escolhidas porque vão de acordo com os alimentos servidos.

Mas vale ressaltar que é muito importante pensar na harmonização das bebidas com os pratos escolhidos. Ou seja, não tem como combinar empada e salgados de festa com vinho, não é mesmo?

Levando isso em consideração, aposte na versatilidade. Sucos naturais, chás gelado e uma boa cerveja vão bem em qualquer tipo de menu.

Mas se precisa produzir uma festa da empresa mais elegante e formal, um bom vinho ou um bom champagne são indispensáveis.

Para organizar um cardápio bem feito, elegante, que tenha diversas opções e que seja feito com ingredientes de primeira qualidade é fundamental escolher muito bem a empresa que lhe oferecerá esse serviço. Pois tudo depende do que ela pode lhe oferecer.

Apesar de nossas dicas terem sido para você organizar um cardápio para festa da empresa, elas também podem ser utilizadas para receber pessoas em sua casa, casamentos e festas infantis.

Precisa de ajuda para montar um cardápio que vá de acordo com o seu evento? Entre em contato conosco que te ajudaremos nessa!