Cardápio para festa de empresa: como montar um perfeito?

Ficou responsável por organizar aconfraternização da sua empresa este ano, mas não sabe qual cardápio para festa escolher entre tantas opções? Então este post chegou em boa hora!

A ideia de organizar um evento corporativo pode parecer assustadora no começo, pois, além da rotina e das tarefas diárias de trabalho, é preciso pensar em cada detalhe e, ainda, encontrar uma maneira de agradar todos os participantes.

Para aliviar um pouco essa responsabilidade, este post vai lhe ajudar a garantir que o menu servido seja perfeito. Com isso, boa parte da festa já está resolvida. Continue a leitura, siga nossas dicas e monte o evento perfeito!

Montando o cardápio para festa corporativa ideal

Ao escolher o cardápio para festa corporativa é preciso considerar diferentes fatores. Dia e hora do evento, tipo de comida que será servida e até restrições e opções alimentares, são apenas alguns dos pontos que precisam ser analisados antes de fechar o menu. Descubra o que mais não pode ficar de fora.

Analise os detalhes do evento

Para escolher o melhor cardápio para festa de empresa, comece analisando os detalhes. O horário, por exemplo, vai determinar se você deve planejar umcoffee break, um brunch, um lanche simples com salgadinhos ou uma refeição completa.

O número de convidados e a duração são as bases paracalcular a quantidade de bebida e de comida que deverá ser comprada e disponibilizada.

Considere as diferenças

Em um grupo com várias pessoas, não é difícil encontrar vegetarianos, veganos ou intolerantes a algum tipo de alimento. Para que todos se sintam bem recebidos e confortáveis, é essencial considerar essas questões e oferecer opções de pratos. Plaquinhas identificando o alimento que está sendo serviço também são indicadas.

Defina o estilo da festa

Existem diversostipos de serviços de mesa e cada um é indicado para um estilo de festa. Assim, antes de definir se a comida será disposta em um buffet, ou servida já empratada, é importante considerar, além dos detalhes citados anteriormente, também o tipo do evento.

Eventos informais

No caso de optar por um evento mais informal, aperitivos e pratos do tipofinger food são perfeitos, pois são comidas servidas em miniporções, fáceis de consumir sem necessidade de talheres. Elegantes e versáteis,diminuem o desperdício, além de ter uma infinidade de alimentos que podem ser utilizados nos preparos.

Por exemplo, pequenas porções de quinoa com pesto, que podem ser servidas em tacinhas. Escondidinhos de carne seca, camarão ou caldos podem ser apresentados em pequenas cumbucas. Canapés montados com queijo e frutos-do-mar sobre torradas também combinam com esse tipo de serviço.

Quer mais ideias? As comidas de boteco, como tiras de carne seca aceboladas, acompanhadas por pequenas porções de mandioca frita ou bolinhos servidos no palito, têm ganhado espaço em diferentes recepções.

Mesa de frios, ou mesmo decomida japonesa, trazem diversidade e sofisticação a qualquer cardápio para festa de empresa, atendendo bem variados paladares.

Salgadinhos

Os tradicionais salgadinhos nunca saem de moda e são outra boa opção de cardápio para festa de empresa em um estilo mais informal. Se essa for a sua escolha, a principal vantagem fica por conta da diversidade de tipos e sabores.

Pastéis, coxinhas, salgados assados, pãezinhos recheados e croquetes são apenas algumas opções. Bolinhos de arroz, bacalhau, empadas de tomate seco ou as tradicionais também entram nessa categoria e são muito bem aceitos pelos convidados.

Há ainda a possibilidade de servir recheios com carne ou sem, atendendo assimveganos e vegetarianos. Pastéis de queijo, salgados recheados com cremes de milho e ricota são bons exemplos dessa culinária.

Sanduíches

Apostar nos sanduíches é outra forma de agradar, praticamente, todo mundo. Pães recheados com peito de peru defumado, alface, ou diversos tipo de queijos, frango desfiado e molhos são algumas sugestões de lanches.

Além do fácil preparo e harmonização com vários tipos de bebida, podem ser feitas alterações, como trocar os queijos tradicionais pelos sem lactose, ou substituir recheios que possuam carne por opçõesvegetarianas.

Eventos formais

Se a confraternização da sua empresa seguir um estilo um pouco mais formal, o cardápio para festa mais indicado são os almoços oujantares com refeições mais completas que as indicadas anteriormente.

Entradas

Nesse caso, as entradas dão o tom do evento e são ideais para os convidados beliscarem antes da refeição principal. Para tal, ospetiscoscomo azeitonas, palmito, palitinhos com presunto em cubos e tomate cereja temperado com ervas podem abrir o sorriso de quem já chega com fome.

Para aliar elegância, leveza e praticidade, aposte noceviche, que consiste em peixe cru marinado em suco de limão ou qualquer outro suco cítrico. Por ser leve e frio, funciona muito bem como entrada.

Pratos principais

O prato principal pode representar acomida brasileira e trazer a tradicional feijoada, acompanhada por farofas, torresmo, vinagrete e saladas, ou seguir outrostipos de culinária, como árabe, oriental, contemporânea, entre outras.

Tenha uma mesa de sobremesas

Após qualquer refeição, formal ou informal, um docinho cai muito bem, concorda? Por isso, as sobremesas funcionam como a “cereja do bolo” para fechar qualquer cardápio para festa em grande estilo.

Aqui, também é importante pensar em maneiras de agradar a todos os participantes, por isso, variedade é fundamental. A dica é oferecer desde saladas de frutas, gelatinas, frutas picadas e sorvetes, até bolos gelados, brigadeiro, beijinhos e doces que lembram festas infantis. Uma mesa de doces assim, certamente, será um verdadeiro sucesso.

Escolha as bebidas

As bebidas sempre são mais fáceis de serem escolhidas porque vão de acordo com os alimentos servidos. Mas vale ressaltar que é muito importante pensar emcomo combinar as bebidas com o tipo de comida que está sendo oferecida. Ou seja, não cai nada bem servir empada com vinho, concorda?

Considerando a harmonização, aposte na diversidade. Sucos naturais, águas aromatizadas, chás gelados e cerveja vão bem com praticamente todos os cardápios para festa. E não esqueça, para eventos formais, um bomvinho ou champagne são indispensáveis.

Mas se mesmo com todas essas dicas você sentir que precisa de ajuda para montar o cardápio para festa da sua empresa, não hesite em contratar ajuda profissional. Dessa forma, você consegue o melhor cardápio para o evento, agrada todos os convidados e tem a certeza de que a quantidade e a qualidade dos pratos serão perfeitos.

Por isso, entre emcontato conosco agora e garanta a presença de um dos nossos chefs na festa de final de ano da sua empresa. Certamente, será uma confraternização inesquecível e muito saborosa!