Chef de cozinha: o que você sabe sobre essa profissão?

Chef de cozinha: o que você sabe sobre essa profissão?

Não há dúvidas que a profissão de chef de cozinha está em alta. Isso acontece graças à grande quantidade de programas de TV relacionados à gastronomia que nos leva, também, a conhecer os grandes nomes, nacionais e internacionais, dessa área.

Mas será que você sabe, realmente, o que contempla e como é a rotina de quem exerce essa atividade?

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o dia a dia de um chef de cozinha, suas responsabilidades, o que é preciso para exercer essa profissão e outras curiosidades. Confira agora e fique por dentro de tudo!

Os desafios de ser um chef de cozinha

O chef é a autoridade máxima dentro de uma cozinha, e ser um bom cozinheiro é apenas uma das diversas qualidades que esse especialista precisa ter.

Isso porque sua função inclui variadas atividades, tais como: planejar o menu que será servido; orientar e acompanhar a elaboração das receitas; supervisionar a montagem e a saída dos pratos e também realizar a gestão de pessoas e de estoque de alimentos.

Como em qualquer profissão, essa exige muita dedicação, estudo, certo dom e muito amor pelo que faz. Afinal, são horas de trabalho em pé, raramente há finais de semana ou feriados livres, além de requerer constante aprimoramento, teórico e prático.

Formação necessária para se tornar um chef

Esses pontos podem parecer um pouco impactantes, mas quando a gastronomia é uma vocação, só torna mais gratificante o momento em que se conquista o cargo de chef de cozinha.

Se esse for o seu objetivo, você pode começar fazendo um dos cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos em diversas regiões do Brasil — muitos mantêm convênio com escolas internacionais, como a francesa Le Cordon Bleu.

Porém, antes de se aventurar em especializações mais caras, é interessante passar algum tempo em uma cozinha profissional, por meio de cursos técnicos.

Essa dica é importante porque a imagem glamourosa de cozinheiros profissionais com seus dólmãs brancos, ou dos grandes chefs na TV, pode ser bem diferente da rotina diária, e isso levou milhares de pessoas a se decepcionarem com as formações.

Segundo o Censo da Educação Superior, dos 27.724 alunos matriculados nessa categoria, apenas 7.155 concluíram as especializações. A justificativa é que, por mais que gostassem de cozinhar, muitos não se identificaram com a realidade da profissão.

Lugares para trabalhar

Mas se realmente esse for o seu sonho, saiba que existem diversos lugares onde um chef de cozinha pode trabalhar. Olhe só:

  • restaurantes de terceiros ou ser dono do seu próprio negócio;
  • cozinhas de hotéis ou de navios de cruzeiro;
  • empresas que fornecem refeições, tais como hospitais, companhias aéreas ou buffets;
  • como personal chef.

O Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por tudo isso, não foi à toa que a Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA) instituiu, em 1999, o dia 13 de maio como o Dia Nacional do Chef de Cozinha. Afinal, esses profissionais têm o dom de tocar as pessoas com suas criações e trabalham muito para garantir a excelência desse serviço.

Além disso, essa homenagem é merecida, pois ser chef de cozinha significa ir além de cozinhar. É preciso assumir uma posição de líder, abraçar diversas responsabilidades, aguentar pressão diariamente e, acima de tudo, gostar de aprender, criar, inovar e servir.

Mas nem todos nasceram para isso e muitas pessoas preferem somente se deliciar com as maravilhas preparadas por eles. Se você combina mais com esse perfil, que tal ter um chef profissional cozinhando na sua casa?

Aproveite que está aqui, conheça agora todos os nossos serviços e descubra o que o Meu Bistrô tem a lhe oferecer! Quem sabe, ainda esta semana, você pode ter um jantar bem especial para você, seus familiares e amigos?