Chef de Cozinha:dicas para se destacar na profissão.

Chef de Cozinha

Tornar-se um chef de cozinha não é tarefa fácil. Não tenha dúvidas de que ela é apaixonante e gratificante, mas o caminho as vezes é árduo e chegar lá não significa apenas glamour e sim muita dedicação.

No post de hoje, falaremos  sobre três componentes fundamentais da personalidade de um chef:

Talento

É fundamental perceber quais são seus talentos dentro da cozinha, com o que você tem mais afinidade, mais prazer em criar e executar. A partir daí, o ideal é procurar exercer atividades que valorizem essa característica para que as transformem em hábitos e obter destaque.

Seu talento pode se manifestar em inúmeras áreas: preparo de saladas ou pratos quentes, confeitaria, produção de pães ou ate mesmo com cortes de carnes . O Importante é saber onde sua estrela brilha e trilhar um caminho sem muitas alterações de aérea.

 

 

Bom desempenho

Assim como o talento, ter bom desempenho é essencial . Em outras palavras, não basta gostar de fazer, é preciso fazer bem feito.

Em alguns casos, o chef de cozinha pode ter talento para confeitaria e um desempenho insatisfatório em sorvetes, justamente quando se trabalha em uma gelateria. Se você não conhecer suas habilidades, o talento pode virar uma frustração.  Um passo importante na carreira é desenvolver um bom desempenho aonde se encontra a vocação.

 

Comprometimento

Alguns restaurantes e estabelecimentos de gastronomia passam dificuldades devido à falta de comprometimento dos chefs de cozinha. Por vezes, a grande expectativa de alcançar o sucesso acaba dificultando a criação e manutenção de bons relacionamentos no trabalho.

Para ser capaz de suportar a pressão de trabalhar numa cozinha, além de talento e bom desempenho é preciso que o Chef de Cozinha seja comprometido com sua função. Por isso, escolha uma área de trabalho em que se sinta confortável.

Você terá de conviver com responsabilidades, seja por um setor ou por uma tarefa específica. Em qualquer situação, é indispensável que você trabalhe sem inseguranças.

Lembre sempre que se escolheu ser chef de cozinha, deve entender que esta escolha implica administrar a cozinha mesmo de longe  e respeitar  a equipe.

O sucesso dos Chefs,é o nosso sucesso!

Leia sobre Azeites em nossa nova coluna semanal .