Churrasco: tudo o que precisa saber para um preparo perfeito

Fazer um churrasco demanda além de técnicas certas de preparo, um bom planejamento. Desde as facas e os tipos de cortes que você vai utilizar, vários pontos influenciam na experiência dos seus convidados e, claro, no resultado da sua festa.

Dizem que saber como preparar churrasco é uma arte. De fato, é verdade quando se conhece o trabalho que dá organizar uma churrascada bem-feita. Pensando em cada detalhe, você consegue oferecer um momento inesquecível aos seus convidados, e sem imprevistos!

Descubra, neste artigo, tudo o que você precisa saber para um churrasco perfeito, indo desde preparos, os ingredientes, tipos de carnes, bebidas e surpreenda a todos!

Como preparar um churrasco?

Além de escolher o local, preparar a lista de convidados, muitos outros detalhes são fundamentais para que você ofereça um churrasco perfeito.

Esse tipo de festa com a cara do Brasil e perfeita para as mais diversas comemorações. Veja tudo o que você precisa saber para um evento inesquecível!

Separe as facas, tábuas e organize o espaço para o churrasco

Um dos primeiros passos para um bom churrasco é separar as facas, tábuas para corte, travessas e preparar as mesas e o espaço para receber os convidados.

Veja com antecedência se você tem, pelo menos, quatro facas e duas tábuas para fazer seus cortes e preparar tudo separadamente. Não se esqueça de separar alguns panos para limpeza das mãos e do espaço.

Calcule a quantidade de comida e bebida por pessoa

O cálculo de quantia de carne é essencial para que todos sejam bem-servidos. As estrelas de todo o churrasco são as carnes vermelhas, porém, você deve considerar também que há outros alimentos, além de bebidas, que vão satisfazer as pessoas.

Dessa forma, seu cálculo pode ter a seguinte base para um evento com 4 horas de duração.

Carnes

  • 400g para os homens;
  • 300g para as mulheres;
  • 200g para as crianças.

Outras proteínas

  • 50g de linguiça por pessoa;
  • 200g de carnes brancas ou outras.

Acompanhamentos

  • 200g de guarnição por pessoa, considerando diferentes opções.

Bebidas Alcoólicas

  • Cerveja: 1 litro por convidado;
  • Coquetel de frutas com álcool: 2 litros para cada 20 convidados;
  • Vinho ou espumante: se não houver cerveja, calcule meia garrafa para cada convidado; com cerveja, considere 1 garrafa para cada 5 convidados;
  • Vodka: 1 garrafa para cada 3 convidados;
  • Whisky: 1 garrafa para cada 10 convidados.

Bebidas não alcoólicas

  • Refrigerante: 600 ml por convidado, caso sirva apenas refrigerante e água. Caso tenham outras bebidas, serão 400 ml por pessoa;
  • Suco: 600 ml por convidado;
  • Água: 200 ml por convidado.

Além disso, é fundamental separar guardanapos, pratos, copos e talheres descartáveis em quantidade que atenda a todos. Para um churrasco com até 20 pessoas, nossa dica é:

  • guardanapo de papel: 4 pacotes;
  • garfo, faca e prato: 25 unidades;
  • copo descartável: 80 unidades

Escolha as carnes certas

Há uma diferença de cortes na hora de você escolher suas carnes para churrasco. Existem raças distintas de bovinos que influenciam na qualidade final do corte.

O nelore é um gado criado no Brasil, que tem pouca gordura entremeada. Já o angus é uma raça com origem na Europa, que apresenta maior marmoreio — gordura entremeada nas fibras. A segunda raça garante uma carne ainda mais macia, suculenta e saborosa no churrasco.

Picanha

A picanha, tradicionalíssimo em nossos churrascos, é uma carne altamente macia e de sabor concentrado, que deve sempre ter a capa de gordura para garantir a suculência do corte. Ideal para ser servida após outros cortes mais suaves.

Maminha

A maminha tem boa quantidade de gordura entremeada e sabor equilibrado, sendo perfeita para servir logo ao início do churrasco, pois garante uma entrada suave.

Contrafilé

O contrafilé é farto em gordura entremeada e com capa de gordura que o recobre em algumas áreas. Você pode cortar a peça em bifes ou mesmo fazê-la inteira, de preferência ao ponto, para garantir a suculência e maciez.

Costela

A costela é um corte de longo preparo e que demanda colocá-la na churrasqueira logo que é acesa, mas longe das chamas diretas. Sempre deve ser feita começando pelo lado dos ossos, que demora mais a assar e, depois de assada, é só virar para o outro lado.

Alcatra

A alcatra é uma carne localizada próxima à picanha, por isso adquire sabor acentuado e muita maciez. Pode ser feita em tiras ou bifes e servida pouco antes da picanha, que tem sabor mais pronunciado.

Ofereça algumas carnes exóticas

No seu próximo churrasco, você pode inovar com alguns cortes exóticos e dar mais destaque à festa.

Kobe beef

O kobe beef é derivado da carne do boi Wagyu, considerado o que tem maior grau de marmoreio. Esse gado foi desenvolvido no Japão, mas já tem algumas criações no Brasil. Seu tempero deve ser apenas com sal grosso, já que o sabor acentuado e textura amanteigada precisam ser evidenciados.

Cordeiro

A carne de cordeiro é perfeita para quebrar o sabor acentuado dos cortes bovinos. Com um toque levemente adocicado é perfeito para ser oferecido a quem prefere esse tipo de paladar.

Capriche nos temperos

Os temperos para as carnes devem ir do tradicional sal grosso, para você colocar nas carnes segundos antes delas irem à grelha, aos molhos e temperos mais diferenciados. Por isso, separe pimenta-do-reino, molho barbecue, mostarda preta, chimichurri, pimenta e molho agridoce. Com eles, o seu evento será completo.

Acrescente outros sabores ao seu churrasco

Na hora de preparar um churrasco, também considere outros sabores que podem ser acrescentados ou servidos como aperitivos do evento, por exemplo. Legumes grelhados, como abobrinha, tomate, berinjela, aspargos, batatas, palmito pupunha, além de deliciosos, atendem muito bem veganos e vegetarianos.

Veja outras possibilidades de sabores que podem fazer parte do seu evento.

Frango

Coxinhas e asinhas de frango devem ser bastante temperadas e servidas logo ao início da festa, para garantir que o apetite seja ainda mais aguçado em seus convidados.

Coração

O coração tem sabor bastante suave e é muito macio, perfeito para pessoas que não gostam da textura das carnes bovinas, mas não abrem mão de um sabor diferente. Esses espetinhos levam poucos minutos para ficarem prontos e são excelentes entradas.

Linguiça

A linguiça deve ser servida como aperitivo do churrasco, fatiada em pedaços finos, para garantir que todos se sirvam facilmente. Você também pode optar por uma versão apimentada e trazer ainda mais sabor para a festa.

Pense nos acompanhamentos

Um bom churrasco não é feito apenas de carnes, mas também de acompanhamentos. Por isso, invista nas guarnições que vão complementar com requinte o momento.

Confira acompanhamentos perfeitos para churrasco:

  • farofa;
  • vinagrete;
  • queijo de coalho;
  • salada de alface e tomate;
  • azeitonas;
  • arroz;
  • pão de alho.

Escolha bebidas variadas

Um churrasco não ficaria completo sem boas bebidas para refrescar ou mesmo aquecer o seu evento, afinal, não há regras de estação do ano para fazer um churrasco. No calor ou no frio ele é bom do mesmo jeito. Veja algumas sugestões:

  • cervejas: pode incrementar com rótulos artesanais;
  • vinho branco ou espumante: se estiver calor;
  • vinhos tintos: para clima frio;
  • aguardente;
  • drinques: como caipirinhas, mojito, cuba libre;
  • sucos naturais;
  • refrigerantes;
  • água com ou sem gás e aromatizadas .

Acenda a churrasqueira da maneira certa

Com tudo pronto, chegou a hora de acender a churrasqueira. Para facilitar a sua vida, compre acendedores, coloque um ou dois em cima de um carvão e faça a famosa “cabaninha”.

Depois, com a ajuda de um acendedor elétrico ou de um fósforo, acenda-os e espere o fogo formar algumas brasas e depois espalhe-as com um espalhador de brasa.

Para finalizar, não se esqueça de fazer uma decoração no ambiente e caprichar em uma playlist que vai embalar o seu churrasco com boas risadas, alimentos e bebidas em família e amigos.

Conte com ajuda

E tão importante quanto as dicas passadas aqui, é contar com a ajuda de pelo menos mais uma pessoa na hora de “pilotar a churrasqueira”. Isso vai garantir que você consiga aproveitar a festa e se deliciar com as comidas e bebidas que preparou com tanta dedicação, sem perder nenhum sabor.

Mas se ninguém for fera no assunto, que tal contratar um chef churrasqueiro e deixar tudo por conta dele? Assim, você tem a certeza que tudo sairá perfeito no seu churrasco, desde a escolha das carnes, os cortes, a quantidade e, claro, o sabor.

Acesse este link que descubra como ter um chef churrasqueiro aí, na sua casa!