Comida vegana: o que você sabe sobre ela?

Em suma, a comida vegana é uma forma e alimentação que elimina toda e qualquer ingrediente de origem animal. Ou seja, consumo veganos consistem nos vegetais, legumes, frutas, grãos, cereais, derivados — como o tofu — e muitos outros de origem vegetal.

Todo esse modo de pensar sobre o que se come faz parte de uma cultura chamada veganismo, que prega a luta contra a crueldade animal.

Trata-se de um estilo de vida que valoriza a liberdade dos animais, sejam eles de estimação ou não. Então, caso tenha amigos veganos, certamente você já se preocupou em servi-los bem nos jantares ou reuniões em casa, não é?

Foi pensando em lhe ajudar com essa questão que elaboramos este post. Continue acompanhando e confira as nossas dicas!

Algumas opções de comida vegana

O Dia Mundial do Veganismo é 1 de novembro. Que tal aproveitar a data para comemorar com seus amigos que já seguem essa proposta e, assim, conhecer um pouco mais sobre os sabores dessa culinária?

Veja algumas sugestões de preparo que você pode oferecer que vai atender a todos os paladares, até de quem não é vegano!

Chili

Comece com os aperitivos. Um chili vegano para acompanhar com tortilhas de milho é uma excelente opção. De fácil preparo, o prato pode ser feito em grandes quantidades e dura até uma semana na geladeira.

Basta ferver especiarias como cominho e pimenta, feijões e vegetais simples, tais como milho, cebola e alho, no molho de tomate. Para incrementá-lo, junte abóbora e pimentões, o que o torna uma ótima forma de transformar um tira-gosto em prato principal.

Pizza

Seja vegana ou onívora, a pizza é um dos pratos mais versáteis de se fazer em casa. E caso queira ter ainda menos trabalho, vale inovar com uma pizza de pita. Para isso, troque a massa caseira por uma grande fatia de pão pita.

Com a base já pronta você só precisa colocar o molho e os recheios de sua preferência para levar ao forno. Cogumelos, tomates, cebolas abobrinha e milho resultará em uma combinação incrível de sabores.

Arroz e feijão

Caso você não saiba, a clássica combinação de almoço presente na mesa de todos os brasileiros diariamente, além de muito nutritiva, é uma receita originalmente vegana. Mas, não precisa se restringir ao básico, vale transformar o feijão de caldo em uma feijoada enriquecida com cenoura, abóbora, tofu, amendoim e o que mais preferir.

Caso o convidado não goste de feijão, troque a leguminosa por outra, como o grão-de-bico ou lentilha, por exemplo.

Batatas assadas

Outra melhor amiga do cozinheiro que não tem muita habilidade, mas faz questão de preparar uma receita vegana saborosa é a batata. A dica aqui é apostar em batatas recheadas e assadas.

Da mesma forma que a pizza, o recheio fica a seu critério, e são inúmeras as possibilidades: abobrinha, cogumelo, shitake, shimeji, ervilhas, milho, ervas (salsa, cebolinha, coentro etc), e, se puder, um tipo de queijo vegano — normalmente fabricado a partir de um tubérculo, como a mandioca.

Macarrão de amendoim

Mais um prato que preza pela praticidade é o macarrão de amendoim. Trata-se de um prato bastante saboroso, preparado a partir de ingredientes que costumamos ter sempre em casa. Para qualquer amante de manteiga de amendoim, essa receita é uma ótima refeição salgada e contém muita proteína.

Misture o amendoim moído com missô, leite de amêndoas ou creme azedo vegano, tempere e despeje sobre o macarrão para apreciar este sabor.

Viu como surpreender seu convidado com comida vegana não difícil? Você só precisa de um pouquinho de criatividade, pois dá para adaptar a maioria das receitas tradicionais. Se quiser envolver ainda mais seus amigos na ocasião, os convide para cozinhar junto. Será uma experiência divertida para todos!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você sabe tudo sobre alimentação vegana!