Comida vegana para os amigos: o que servir para não errar

Comida vegana para os amigos: o que servir para não errar

Se você tem amigos adeptos à comida vegana, sabe que precisa fazer algo que esteja de acordo com as preferências alimentares deles quando os convida para refeições em sua casa. Porém, nessa hora, sempre vem a dúvida do que servir, já que essa culinária tem suas características próprias.

Embora não pareça, é muito simples fazer um jantar vegano, e sem deixar de lado os outros convidados, pois há diversas receitas ótimas para todos os paladares. Mas ainda assim, a escolha e preparo dos pratos devem ser cuidadosas. Por isso, para não errar a mão, é importante conhecer um pouco dessa cultura.

Descubra, neste artigo, os segredos da gastronomia vegana, bem como dicas de pratos veganos fáceis e saborosos!

O que é a comida vegana

A culinária vegana é, de forma resumida, um tipo de alimentação que exclui toda e qualquer origem animal. Ou seja, o que fica no cardápio dos veganos são alimentos como vegetais, legumes, verduras, frutas, grãos, cereais, entre outros de origem vegetal.

Indo além da mesa, a comida vegana faz parte de uma cultura denominada veganismo, que tem como princípio o combate à crueldade animal sob qualquer aspecto. Desde roupas que usam peles, ao tratamento de bichos de estimação, essa cultura preza pela liberdade desses seres.

Ideias de pratos veganos simples e rápidos de fazer

Desde a entrada até as sobremesas, veja algumas opções que você pode servir nesse jantar vegano.

Petiscos saudáveis

Separe algumas abobrinhas e cenouras para fazer um chip de legumes. Essa receita lembra bastante um tempurá sem camarões, em que os ingredientes ficam unidos, muito crocantes e saborosos.

Outro petisco vegano que deve ter espaço na mesa é o falafel. Tradicional da cozinha árabe, o bolinho de grão-de-bico frito é suculento e detentor de sabor extraordinário.

Para completar, faça uma guacamole, espécie de patê de abacate, e separe tomates secos. Depois é só separar algumas torradas e saborear esses petiscos veganos com seus amigos.

Pratos para amigos veganos e não-veganos

Diferencie seu jantar vegano com uma variação de pratos tradicionais com “carne”, porém adaptados ao veganismo. Para isso, recorra aos hambúrgueres de soja com berinjela e grãos — altamente nutritivos e saborosos.

A lasanha de berinjela com molho de tomate também cai muito bem para o momento, e é um prato para carnívoro nenhum colocar defeito.

Outra sugestão que sempre funciona são os cogumelos shitake e shimeji passados no azeite, ou a pizza de omelete com espinafre.

Essas são opções bastante apreciadas pelos veganos, mas que agradam também quem prefere a gastronomia convencional.

Sobremesas veganas

Para completar a noite de jantar vegano, não podem faltar as sobremesas. Um cheesecake de maçã ou uma mousse de manga ou maracujá são perfeitas opções para quem gosta de sabores naturais.

Já para dar um toque ainda mais açucarado, os brigadeiros de inhame, de banana-verde e o doce de leite de castanha de caju são ideais. Com esses preparos, suas visitas voltarão diversas outras vezes para repetir seus pratos especiais.

Dica Extra! Receita para amizade: convide os amigos para ajudarem no preparo

Cozinhar é uma arte que deve ser compartilhada, por isso é importante que seus amigos também ajudem você no preparo desses pratos.

Eles terão dicas para passar na hora, além de boa habilidade para lidar com os ingredientes de cada receita. Além disso, enquanto a comida é preparada vocês podem conversar, abrindo espaço para que você conheça um pouco mais sobre esse estilo de vida.

Ah! E não se esqueça de incrementar o cardápio de comida vegana com sucos e outras bebidas veganas.

Já conhecia alguma receita vegana deste artigo ou foi tudo novidade para você? Conte para nós aqui nos comentários e divida sua experiência.