Comida vegetariana: o que servir aos seus convidados?

Receber amigos e familiares em casa é sempre bom, certo? Surpreendê-los com uma mesa arrumada, um ambiente decorado e receitas deliciosas é melhor ainda. Mas o que fazer se uma visita for vegetariana?

Seja por saúde, ideal ou religião, muitas pessoas atualmente cortam a carne da dieta definitivamente, então, o melhor a se fazer é preparar receitas de comida vegetariana para agradar a todos.

Quer conhecer ideias de pratos simples, mas muito saborosos que você pode preparar para conquistar sua visita? Então continue a leitura!

No que consiste a comida vegetariana

A comida vegetariana é aquela que não leva em seu preparo nenhum tipo de carne, seja ela vermelha, de porco, de frango ou de qualquer outro animal.

Quem segue esse conceito, também não consome nada que venha diretamente da morte de algum animal, como a gelatina. Essa dieta também é conhecida como ovolactovegetariana, ou seja, permite apenas o consumo de ovos e laticínios.

Mas não pense que, por conta dessa restrição, a comida vegetariana é sem sabor ou com poucas opções de preparo. Longe disso, as possibilidades de pratos são diversas. Veja alguns que você pode preparar para você e para os seus convidados.

Massas com molho de cogumelos

Quer fazer um jantar com um prato impactante e, no entanto, simples de fazer? Uma boa dica é um macarrão com molho de shimeji e alho poró. Use o tipo de macarrão que preferir, prepare o molho com os cogumelos, rale o queijo parmesão por cima e, prontinho! Para completar o menu, abra uma boa garrafa de vinho.

Chips de abobrinha italiana

Uma alternativa à tradicional batata frita são os chips de abobrinha italiana. Para deixá-los ainda mais saborosos, você pode colocar algumas pitadas do tempero lemon pepper, que trará acidez e um sabor picante ao prato — e ainda combina muito bem com uma cerveja gelada.

Frutas caramelizadas

Para aqueles que possuem um paladar mais favorável aos doces, vale muito a pena apostar em uma comida vegetariana do menu das sobremesas, como as frutas caramelizadas.

Comece aquecendo o açúcar mascavo e a água em uma panela quente. Depois adicione algumas fatias das frutas da estação, canela e meio suco de limão. Deixe a cor se tornar quase caramelo e sirva quente com um bom sorbet à base da fruta.

Quibe vegetariano

O quibe vegetariano é um prato de inspiração árabe que surpreenderá todos os seus convidados, além de ser uma excelente alternativa para o churrasco.

Umedeça a proteína de soja com água quente e suco de limão. Em outra tigela, umedeça também a farinha de quibe por meia hora. Feito isso, é só escorrer tudo, juntar e temperar com cebola picada, alho, sal, pimenta e um pouco de hortelã. Após, leve ao forno até dourar.

Bruschettas

Como entrada ou aperitivo, as bruschettas são elegantes e nem um pouco trabalhosas. Nessa receita, o pão baguete é usado, mas também é possível preparar com o italiano ou até reutilizar o francês. Para acrescentar ainda mais sabor ao preparo, alho, tomates, alcachofras, palmito, azeitonas, manjericão e muito outros recheios também podem ser adicionados.

Como você viu, é muito fácil preparar uma comida vegetariana saborosa. Além disso, você tem uma ótima oportunidade de aprender novas e surpreendentes receitas para receber seus convidados.

Gostou das sugestões? Então compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos vegetarianos que eles comerão muito bem na próxima reunião na sua casa!