7 comidas de inverno perfeitas para afastar o frio

Quando o inverno chega, buscamos diversos recursos para afastar a sensação gelada do corpo e as receitas quentes são uma ótima pedida para “controlar as temperaturas”. Afinal, além de esquentarem, uma boa comida de inverno satisfaz o seu paladar e deixa o dia mais gostoso.

Além disso, sabia que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido no inverno? Por isso, é normal sentir mais fome no frio, já que nosso organismo precisa de mais calorias, que vem da comida, para ficar aquecido.

Por tudo isso, as refeições mais quentes imperam quando a estação mais fria do ano chega, garantindo aconchego e que seu corpo tenha energia de sobra para suportar o frio.

Quer dicas do que preparar? Confira neste artigo 7 dicas de comidas de inverno que vão manter frio bem longe!

Comida de inverno: sugestões para deixar o frio bem longe

Quando o clima esfria, o jeito é recorrer aos pratos e bebidas quentes que garantem, em poucos minutos, calor ao seu corpo, além da sensação de aconchego e bem-estar. Veja nossas sugestões.

1. Sopa de cebola no pão

Sopas são tradição quando as temperaturas caem e a receita preparada com cebola, temperada com salsinha, pedaços de calabresa ou bacon e ervas, fica ainda mais deliciosa servida no pão. Mas lembre-se que ele deve ser redondo, para que você abra uma tampa nele, retire parte do miolo, e o utilize como uma tigela.

2. Creme de abóbora

A abóbora garante bastante energia e um sabor agridoce para curtir o seu inverno bem aquecido. O ingrediente deve ser batido até virar uma massa cremosa que, depois de temperada, fica perfeita com fatias de pão e azeite. Você ainda pode incrementar o creme com queijo parmesão ralado, para salgar um pouco o prato.

3. Ragu de ossobuco

A receita de origem italiana lembra muito a famosa “carne louca”. O ossobuco tem um sabor bastante acentuado que satisfaz aquela fome inevitável numa noite de inverno. A carne desfiada e temperada pode ser consumida com pão, purê de batata ou mandioquinha, ou ainda com arroz e feijão.

4. Caldo de feijão

Feijão é simples de fazer, mas para mudar um pouco sua forma de servir, que tal batê-lo até virar um gostoso caldo? Essa receita é rápida de preparar e ainda pode ser incrementada com pedacinhos de bacon ou calabresa para dar mais sabor e presença ao prato.

5. Vinho quente

Não precisa ter festa junina nem julina para tomar um bom vinho quente. Com a família ou o seu par em casa, basta preparar essa receita que leva frutas, vinho e açúcar. A combinação vai adocicar a sua noite, esquentar o seu corpo e dar uma animar no momento.

6. Fondue de queijo

O fondue é um clássico presente nas melhores listas de comidas de inverno. Seu preparo exige utensílios próprios e pode ser feito com queijos prontos para a receita, que só precisam ser derretidos na panela. Para acompanhar, você pode ir de contra filé grelhado, filé mignon, pão italiano ou francês em pedacinhos.

7. Fondue de chocolate com frutas

A versão doce do fondue parece que atrai mais fãs do que a receita salgada, por isso não poderíamos deixá-la de fora. Escolha uma boa barra de chocolate para derreter, separe morangos, banana e uva verde e prepare os espetinhos para petiscar as frutas mergulhadas no caldo de chocolate.

Você ainda pode acompanhar essa sobremesa com vinho do Porto, que harmoniza muito bem com doces e ainda ajuda a aquecer o corpo no inverno. Nada melhor para fechar a noite!

Escolha a sua comida de inverno preferida e experimente sabores que deixam o frio bem longe de você. Não se esqueça de convidar alguns amigos ou familiares para saborear seus preparos também. Assim, a refeição fica ainda mais gostosa.

Quer saber o que eles vão achar da ideia? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e descubra!