Como criar uma atmosfera agradável para receber convidados em casa

Você aproveita bem o seu tempo livre. Além de viagens, bons restaurantes e vinhos, você gosta de receber convidados em casa para um jantar, por exemplo. Porém, você quer tudo bem organizado e receptivo, certo? 

Uma boa anfitriã quer que as pessoas comentem sobre a ocasião e elogiem o espaço. Receber bem as visitas em casa é para quem gosta de apreciar ambientes bem decorados, de organizar recepções práticas e, claro, oferecer uma comida saborosa.

Recepcionar pessoas em nossa casa, num clima agradável e descontraído, pede alguns cuidados. Mas fique tranquila: ajudaremos você a cumprir com sucesso a sua missão. Que tal ver algumas sugestões para que a sua recepção seja sensacional? 

Conheça o roteiro para receber convidados em casa

Observar alguns detalhes faz toda a diferença na hora de organizar o encontro. Com foco, você prepara tudo, recebe amigos e amigas em clima de festa e aproveita ainda mais as suas companhias. Então, leia estas dicas:

1. Planeje o que você quer fazer

Por mais que você queira oferecer descontração na ocasião, é preciso fazer um planejamento. Quando e a que horas você quer receber os convidados? Quem são os convidados? Podem trazer crianças? O espaço para recebê-los é adequado? Como será a decoração? O que servir antes, durante e depois do jantar? Entre os convidados, há alguém vegetariano ou vegano?

2. Evite pedir que os convidados levem algo

Em um jantar formal, não peça para o convidado levar alguma coisa. Contudo, aceite o que ele trouxer por iniciativa própria. Se for pedir bebidas, salgados e pratos complementares, opte por fazer isso com aqueles que são íntimos.

3. Faça uma lista do que comprar

Definido o cardápio, é preciso ir às compras — mas não se esqueça de conferir as receitas dos pratos antes disso. Faça a lista com atenção para evitar improvisos e, inclusive, aquela corridinha até a vizinha para pedir alguma coisa que você esqueceu-se de adquirir.

4. Produza um clima festivo e aconchegante

Quem não quer se sentir bem recebido e perceber que é uma pessoa querida?

Coloque uma música agradável de fundo e considere não colocar um volume tão alto, caso seja uma ocasião mais intimista. Na dúvida, você pode optar por procurar playlists disponíveis em aplicativos de música.

Use ervas ou essências para aromatizar: um ambiente perfumado possibilita uma sensação de limpeza e bem-estar. Mas, claro, tenha cuidado para não exceder nos cheiros da casa. 

5. Lembre-se de higienizar e preparar os toaletes

Os banheiros devem estar limpos, cheirosos e organizados. Providencie alguns rolos de papel higiênico, sabonetes e toalhas. Tenha em mente que a qualidade da sua recepção aos convidados passa também pelos banheiros. 

6. Faça seus convidados interagirem entre si

Verifique, na sua lista de convidados, se todos se conhecem. Caso você identifique que algumas pessoas ali não têm contato entre si, fique atenta e trate de apresentá-los uns aos outros.

É importante, ainda, buscar assuntos que os façam ficar conectados. Afinal de contas, você não pensa em ter convidados comportando-se como estranhos na sua casa, certo?

7. Ofereça algo na recepção

Depois dos cumprimentos de praxe, pergunte se o convidado bebe alguma coisa, se tem uma preferência. Para acompanhar a bebidinha, sirva pequenos sanduíches ou petiscos. Outra sugestão é disponibilizar uma tábua de frios.

8. Arrume uma mesa que não intimide

Organize a mesa sem perder a elegância, mas usando do bom senso e da simplicidade. Coloque os pratos em uma pilha. Copos, taças, guardanapos, garfos, facas e colheres podem ficar sobre a mesa.

Os guardanapos de tecido podem ser substituídos por guardanapos de papel, se for um jantar informal. Se optar por eles, escolha aqueles que têm estampas.

Troque aquelas toalhas enormes pelas passadeiras, preferencialmente as que têm motivos coloridos.

Como forma de fazer com que a situação seja natural, não determine o posicionamento das pessoas. 

9. Estipule um tempo entre receber e servir

Você está preparando um encontro de amigos, mas isso não quer dizer que não deve existir algum controle sobre a situação. 

Um prazo razoável é de uma hora a partir do início da chegada dos convidados. Como sempre há atrasos, dê uns 15 ou, no máximo, 30 minutos a mais de espera.

10. Sirva com prazer e informalidade

Quanto mais à vontade ficar o convidado, melhor. Em um jantar para muitas pessoas, caso você não contrate um serviço especializado, a informalidade deve prevalecer. Por isso, a alternativa é o serviço à americana: cada um dos presentes se serve de acordo com seu gosto e seu apetite.

11. Encerre o jantar com um toque especial

Com a mesma simplicidade falada até agora, monte um ambiente à parte para que os seus convidados possam conversar e, claro, comentar o jantar. Nele, ofereça doces e bombons, além de café, chá e licores. Outra boa alternativa é servir uma sobremesa que tenha a ver com o cardápio do jantar.

Contrate um serviço profissional e fique por conta dos amigos

Uma sugestão para você que quer receber as pessoas, mas não quer saber de lidar com a cozinha, é o site Meu Bistrô. Por meio dele, você pode realizar um evento em sua casa com os melhores chefs de cozinha do país.

Os chefs preparam um menu de restaurante em sua casa. No serviço, estão inclusos a compra dos ingredientes, o preparo do menu (entrada, prato principal e sobremesa), o atendimento aos convidados e a limpeza da cozinha após o evento.

O Meu Bistrô também oferece uma opção sofisticada e prática de miniporções para serem servidas durante o seu evento: são comidinhas e petiscos fáceis de servir e que não precisam de talheres. Para acompanhar, o Meu Bistrô tem os melhores coquetéis preparados por chefs profissionais. 

A contratação é fácil. Para receber convidados em casa sem grandes preocupações, você escolhe um menu, agenda uma data, paga e avalia o serviço direto no site via computador, smartphone ou tablet. Depois, é só ouvir os elogios.

Gostou deste post? Quer ficar por dentro de outras dicas para almoços e jantares? Siga o Meu Bistrô nas redes sociais!