Como escolher a louça para servir um jantar especial

Ao preparar um jantar especial para família e amigos, sem dúvidas, você se preocupa em servir uma refeição de qualidade e saborosa, não é mesmo? Isso está certíssimo! Entretanto, tem um ponto a mais que não deve ser negligenciado: como escolher a louça para jantar.

Escolher cuidadosamente — e corretamente — as peças que estarão na mesa é um passo importante, porque demonstra cuidado e carinho, além de elegância e um toque de sofisticação.

Sendo assim, para você conseguir preparar suas recepções em casa, sem esquecer nenhum detalhe, a seguir contamos tudo o que é necessário para escolher as louças. Continue a leitura e descubra!

Escolha uma louça para jantar de acordo com a refeição

Provavelmente, você já percebeu que existe uma grande variedade de modelos de pratos. Cada um deles é indicado para um tipo de refeição, devido suas características e tamanhos. Por isso, entenda agora a finalidade deles.

Sousplat

O sousplat também é conhecido como prato marcador. Apesar do nome, ele não é uma louça para servir diretamente a comida, na verdade, ele é um apoio para o prato principal. A sua função é marcar o lugar de cada convidado à mesa e também deixar o jantar mais decorado e elegante.

O seu uso é mais comum em jantares mais formais, como noivados e casamentos. Além disso, atente-se que o tamanho dele é maior do que os pratos tradicionais, são cerca de 30 cm.

Prato fundo

O prato fundo — há quem o conheça como prato de sopa — é um dos modelos de louça para jantar mais conhecidos. Eles são indicados para caldos e, claro, sopas, pois permitem que os convidados sintam-se mais à vontade em se servir.

Além disso, são perfeitos para oferecer massas e risotos, que possuem molho e consistência mais macia. Por fim, os pratos fundos são indicados para esses tipos de alimentos, pois contribuem para preservar a temperatura por mais tempo. Afinal, uma boa sopa deve ser apreciada quentinha, não é?

Prato de pão

Esse é um prato pequenino, mas com o tamanho suficiente para servir pãezinhos para acompanhar refeições como sopas e massas. A dica é ter atenção à posição dele na mesa, o correto é à esquerda do prato principal.

Prato raso

O prato raso é um dos mais comuns e bastante usado no cotidiano, mesmo assim, ele pode estar em presente em um jantar especial. Em alguns conjuntos, os pratos destinados ao almoço são um pouco menores do que aqueles reservados para o jantar.

Já com relação ao que servir, ele basicamente atende a quase todos os tipos de refeições, como carnes, peixes, frango etc. A exceção são os alimentos que devem ser oferecidos em pratos fundos, como os que já mencionamos.

Prato de salada

Esse é um modelo de prato mais comum em aparelhos de jantar maiores e mais sofisticados, já que não é algo muito comum. Pois, em geral, as saladas de folhas são servidas em travessas maiores para uso comum de todos os convidados.

O seu tamanho é ligeiramente maior do que os pratos de pão, contudo, além de servir saladas, ele são perfeitos para frutas, aperitivos, queijos, entre outros acompanhamentos.

Prato de sobremesa

Um jantar especial precisa ser finalizado com uma deliciosa sobremesa, concorda? Por isso, não abra mão dessa louça. Os pratos para esse encerramento são semelhantes aos de salada, inclusive no tamanho.

E eles são indicados para todos os tipos de doces, tanto com calda, como pudim ou opções mais firmes como tortas e bolos.

Veja porque escolher os pratos certos

Mas se até aqui, você não se convenceu sobre a importância de escolher louças para jantar corretamente. Vamos apresentar mais alguns motivos. O primeiro deles é o seguinte: muito mais do que oferecer uma refeição em casa para os seus amigos e parentes, você pode criar uma experiência gastronômica.

Isso mesmo, ao criar um cenário completo aos convidados, você trará para dentro do lar algo parecido com os melhores restaurantes. Esses estabelecimentos escolhem cuidadosamente cada detalhe, assim, por que não fazer o mesmo em casa?

Mais um ponto é transmitir elegância e muito carinho a todos que estão sendo recepcionados. Até porque, é um jantar especial, uma celebração importante, então nada mais justo do que escolher tudo do bom e do melhor.

Por fim, mais uma dica, que não está diretamente relacionada às louças para jantar, mas que tem tudo a ver com a ocasião é a contratação de um chef em casa. Com esse serviço, além de oferecer uma refeição de alto nível, não haverá trabalho na preparação dos pratos, e daí, é só curtir a noite.

Acompanhe dicas para acertar na arrumação

Agora, não adianta muito escolher o prato certinho, preparar quitutes mais maravilhosos e esquecer da arrumação, não é? Sendo assim, acompanhe algumas dicas básicas para caprichar na apresentação da mesa.

Separe tudo com antecedência

Antes de mais nada, separe todas as peças que deseja usar e confira se a quantidade é suficiente para receber os convidados em casa. Como muitas vezes é comum deixar as louças guardadas para ocasiões especiais, é importante lavar para deixar brilhando.

Organize os talheres corretamente

A quantidade e o tipo de talher dependerá do que será servido. Porém, atente-se à regra: as facas devem ser estar à direita, com a lâmina voltada para dentro. Os garfos posicionados à esquerda. Logo acima, os talheres para sobremesa, sendo que o garfo deverá estar virado à esquerda e a colher à direita.

Por fim, para quem vai servir sopa, deverá posicionar a colher ao lado da faca, do contrário, o garfo maior que ocupará esse lugar.

Escolha objetos decorativos

Para finalizar com muito charme, escolha objetos decorativos delicados, como pequenos vasos de flores e velas. Porém, é preciso cuidado para não errar no tamanho. Essas peças não devem atrapalhar a visão, nem ocupar muito espaço na mesa ou dificultar o acesso aos pratos e bebidas. Portanto, a dica é dar um toque de alegria à mesa, sem exageros, certo?

Como você pôde acompanhar, existem várias regrinhas para escolher as louças para jantar que, a princípio, podem parecer desnecessárias. Contudo, contribuem para um resultado espetacular!

Agora que você já sabe disso, aproveite para entender como escolher o melhor serviço de mesa para o seu jantar!