Como preparar uma festa de fim de ano perfeita?

 

A oportunidade de começar um novo ciclo anima várias pessoas. Por isso, o réveillon e o Natal são datas tão esperadas. Pensando nisso, trouxemos um post especial que vai lhe ajudar a preparar uma festa de fim de ano inesquecível.

Aqui, você vai descobrir a origem dessas comemorações, a importância de estar com as pessoas queridas nessas datas e 5 dicas fáceis para organizar uma noite emocionante.

Origem da festa de fim de ano

A origem da festa de fim de ano data mais de 4 mil anos. Os primeiros a celebrarem a passagem do calendário foram os povos da antiga Mesopotâmia. Como eles seguiam o ciclo da agricultura, era comum celebrar o fim do inverno e o começo da primavera. Ou seja, a época em que começava uma nova plantação.

Dessa forma, os mesopotâmicos celebravam o novo ano não em 31 de dezembro, mas de 22 para 23 de março, a época das flores no Hemisfério Norte.

Apenas em 1582 que o Ano Novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro, seguindo o calendário gregoriano, instituído pelo papa Gregório 13.

Já o termo “réveillon” é mais recente, aparecendo na França, no século XVII e seu significado é “acordar”. Essa comemoração não tinha uma data específica e marcava as festas dos nobres franceses, durando a noite inteira. Com o declínio da nobreza, essa palavra foi adotada para as festas de ano novo que conhecemos hoje.

A importância de estar com as pessoas queridas

Não há uma unanimidade para o dia do fim de ano, por isso ele é comemorado em datas diferentes ao redor do mundo. Na China, por exemplo, os festejos começam no final de janeiro para fevereiro. Já no Japão, a festa dura de 1 a 3 de janeiro.

Para os muçulmanos, a data é em maio. Para os judeus, o novo ano acontece no final de setembro e início de outubro.

Independentemente da data, o mais importante das festas de final de ano é estar com as pessoas queridas. Essa escolha fará o seu dia ainda mais especial e cheio de amor, carinho e confiança.

Então, caso prefira fazer sua comemoração em casa, confira estas dicas fundamentais para preparar uma celebração maravilhosa.

Dicas para preparar uma festa de confraternização perfeita

Com esses 5 passos você vai conseguir organizar sua confraternização de maneira bem fácil. Assim, receber os amigos e familiares será ainda mais agradável. Acompanhe!

1. Decida o local

Defina se a festa será em sua casa ou em um local a parte. Para decidir, mantenha em mente que é importante ter vagas para estacionar, acessibilidade para idosos, local para a estadia pós-festa ou facilidade para transporte no final da celebração.

2. Planeje os detalhes

Antes de comprar os alimentos e bebidas, é importante planejar bem como será seu evento. Para isso, defina o número de convidados, separe os itens de decoração, decida qual o melhor serviço de mesa e escolha os equipamentos de som ou vídeo.

3. Capriche na decoração

A decoração é parte fundamental da festa e não pode ser deixada de lado, mesmo que ela seja feita na sua casa. Escolha os itens como flores, balões, velas, fios de luz e toalhas especiais para compor o ambiente e deixá-lo ainda mais especial. As cores mais comuns utilizadas nessa época são o prateado, amarelo, vermelho, dourado e branco.

3. Calcule a quantidade de comidas e bebidas

A quantidade de bebida e comida deve ser suficiente para atender bem todos os convidados. Além disso, confira se há louça para todos ou se usará pratos e copos descartáveis. Por isso, calcule bem a média de consumo de cada convidado. Ah! E não se esqueça do tradicional espumante para a virada.

5. Considere ter ajuda extra

Caso tenha dificuldades em calcular a quantidade do que será servido, ou prefira dar atenção exclusiva aos convidados, você pode contar com a ajuda de um chef profissional que vai até o local do seu evento preparar tudo, seja na sua casa, seja na sua empresa.

A dica maior aqui é contratar esse serviço quanto antes. Dessa forma, você garante que seus convidados tenham a melhor e mais inesquecível experiência gastronômica de suas vidas.

Quer contratar um dos chefs do Meu Bistrô para a sua festa de fim de ano agora mesmo? Basta acessar este link!