Confraternização de empresa: 6 dicas para o evento perfeito!

Conforme o final do ano se aproxima, quem trabalha fora criam grandes expectativas sobre a famosa confraternização de empresa. O interesse faz sentido, afinal, essa é ótima uma oportunidade de se reunir com profissionais de outros setores e, assim, criar mais interação, proporcionar troca de experiências e melhorar o clima organizacional.

Contudo, para que o evento seja realmente um sucesso, é necessário organizar a festa de confraternização com cuidado e antecedência — o ideal é começar, no mínimo, um mês e meio a dois antes — afinal, são muitos os detalhes para uma celebração memorável.

Você sabe como fazer isso? Que tal dicas de como organizar o evento de fim de ano perfeito para a sua empresa? Então continue a leitura!

Confraternização de empresa: passo a passo de como organizar

Toda confraternização de empresa é uma excelente maneira de melhorar as relações interpessoais e estreitar laços. Para a empresa, é a chance de mostrar aos colaboradores quanto eles foram importantes no ano que passou.

Porém, como o evento gera muito expectativa, é fundamental que seja perfeitamente organizado. Assim, tanto empregados quanto empregadores poderão usufruir da comemoração sem contratempos.

Veja o passo a passo para montar uma confraternização de empresa inesquecível!

1. Escolha o local

Esse é primeiro passo que deve ser dado ao organizar uma festa de confraternização: definir o local onde o evento será realizado.

Uma das bases da escolha deve ser o conforto e a segurança dos convidados. Por isso, verifique atentamente o tamanho e se é adequado à quantidade de pessoas que comparecerão — o melhor é que não seja nem grande demais, parecendo vazio, nem pequeno demais, ficando desconfortável.

Caso a empresa opte em fazer o evento fora de sua sede, a localização é outro ponto que precisa ser bem avaliado. A ideia é que todos compareçam, por esse motivo, é fundamental que o salão de festas, casa de espetáculo ou clube seja de fácil acesso.

Assim, dê preferência para regiões com boa oferta de transporte público, táxis e estacionamento. Verifique também a segurança do local alugado e da região onde esse está localizado, especialmente porque eventos assim costumam terminar tarde e os colaboradores precisam retornar para suas casas sem qualquer risco.

Sanada essa questão, lembre-se também de observar a infraestrutura do ambiente, incluindo quantidade e qualidade das mesas, cadeiras, sanitários e palco para apresentações, caso houver necessidade.

2. Anuncie a festa com antecedência

Um dos segredos para o sucesso de uma festa de confraternização de empresa é criar expectativa positiva antes do grande dia. Para conseguir isso, faça o anúncio com antecedência.

Use os meios de comunicação que a empresa dispõe para avisar os colaboradores, como cartazes, intranet ou e-mail.A dica é caprichar na arte, por isso, prepare algo bonito e atraente.

No material de comunicação é importante conter todas as informações, tais como: data, horário, endereço, se é permitido levar acompanhantes, entre outras. Você também pode aproveitar para dar alguns spoilers das atrações do evento e, assim, aguçar ainda mais o colaborador a participar.

Além disso, se a ideia é fazer uma festa temática, como à fantasia ou anos 80, é essencial detalhar isso nos avisos e convites.

Aqui, vale uma dica extra: as pessoas devem ser encorajadas a entrarem no clima da comemoração e não podem se sentir obrigadas a usar determinadas roupas ou trajes. Sendo assim, é importante deixá-las à vontade para decidir como participarão do evento.

3. Peça que confirmem presença

O ideal seria que todos os funcionários comparecessem à confraternização de empresa, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por isso, por mais que se tenha o número exato de funcionários ativos, é importante solicitar que confirmem presença.

Obter essa informação prévia ajuda a organizar a distribuição de brindes, sorteios e, principalmente, a calcular a quantidade de bebidas e comidas. Cabe à equipe organizadora ficar atenta ao recebimento dessas informações e realizar os ajustes conforme necessidade.

A dica anterior também é válida aqui: ninguém deve se sentir obrigado a participar, mas é interessante mostrar aos funcionários os benefícios de eventos como esses, salientando que é um momento de descontração, alegria e uma excelente chance de todos se divertirem juntos.

4. Defina as atrações

Toda confraternização precisa ter atrações para animar os convidados. Para uma festa corporativa, isso não é diferente. O mais tradicional nesses tipos de evento costuma ser a contratação de uma banda musical que toque variados sucessos conhecidos do público, porém essa não é a única alternativa.

Para inovar, vale apostar nos karaokês (as pessoas se divertem muito cantando nesses aparelhos), um show de mágica ou ilusionismo. Ainda há a alternativa de instalar cabines fotográficas, muito comuns em diferentes tipos de festas, e distribuir adornos divertidos para os funcionários fazerem as selfies.

Para fazer a escolha certeira do entretenimento, a dica é considerar a cultura da empresa, a faixa etária, o perfil e os interesses dos convidados.

5. Planeje sorteios e distribuição de brindes

Ao organizar a festa de confraternização corporativa, tenha em mente que essa é uma data especial para agradecer ao trabalho de todos no decorrer do ano que passou. Por conta disso, planejar a realização de sorteios e a distribuição de brindes é uma forma de demonstrar gratidão e reconhecimento.

Selecione alguns presentes para serem sorteados, mas tenha muita atenção à quantidade. Em uma festa para mil pessoas, por exemplo, sortear apenas dois itens não é muito indicado. Ao menos que seja algo muito valioso, como uma viagem ou uma joia, é fundamental ter uma quantidade maior de presentes. Também por esse motivo, são preferíveis produtos de valores menores, mas que permitam favorecer mais pessoas.

Quanto aos brindes, pode-se pensar em uma lembrança mais simples, como canetas, bloquinhos, estojos, caixinhas de doces, chocolates etc. Como é fim de ano, os tradicionais panetones sempre são uma ótima ideia.

6. Contrate serviços profissionais

Uma vez que o intuito do evento é prestigiar, agradecer e motivar os colaboradores, é preciso garantir uma festa de qualidade. Assim, por mais que o RH disponha de pessoal suficiente para a organização, na hora de promover uma confraternização de empresa é essencial contar com ajuda profissional, especialmente no que diz respeito à escolha do menu e tipo de serviço de mesa que será utilizado.

Há uma grande variedade desses serviços, como finger food e buffet, ou você ainda pode optar por oferecer um belo churrasco para a equipe. A melhor forma de identificar qual a opção ideal é com o apoio de especialistas no assunto, que darão não apenas sugestões de pratos, mas de quantidade de comidas e a melhor forma de servir os convidados.

Somado a tudo isso, ainda tem as bebidas, que precisam harmonizar com o cardápio, mas ao mesmo tempo serem variadas para agradar todos os gostos, ou seja, incluindo opções com e sem álcool, além de diferentes sabores.

Considerando que as comidas são o ponto alto de qualquer festa, uma boa confraternização de empresa só está completa quando esse ponto é tratado com atenção. Assim, além das dicas que demos aqui, que tal contratar um dos chefs do Meu Bistrô para garantir pratos incríveis no seu evento corporativo?

Entre em contato agora e garanta a melhor festa que seus funcionários já tiveram!