Confraternização de empresa: como escolher o menu adequado?

Confraternização de empresa! Que funcionário não fica ansioso para esse grande evento? Para os colaboradores, é a oportunidade perfeita para conversar um pouco mais com aquele colega de outro setor e relaxar da correria do dia a dia. Já para as empresas, é uma forma de retribuir todo empenho da equipe ao longo do ano.

Entre tanto detalhes que pedem atenção para montagem de um evento assim, está a escolha do cardápio, que deve estar condizente com diversos fatores para que a confraternização seja um sucesso.

Quer saber quais são e, assim, montar o menu perfeito para o evento da sua empresa? Então continue a leitura e descubra!

Definindo o cardápio de uma confraternização de empresa

Dia, hora, quantidade de participantes, estilo da festa, bebidas. Veja em detalhes tudo que precisa ser considerado para definir o cardápio da festa de confraternização da sua empresa.

Horário

Antes de escolher o cardápio ideal, é preciso determinar o horário da confraternização. Será durante o dia, à noite, em uma folga ou no final do expediente?

Caso planeje organizar o evento durante o dia, a dica é montar um coffee break ou brunch, com pratos específicos para café da manhã ou da tarde, como bolos, pães, sucos, tábua de frios, biscoitos, sanduíches, entre outros.

Em dias de folga, dependendo do estilo da empresa e dos colaboradores, um churrasco pode ser muito bem-vindo. Já à noite, um jantar ou um happy hour em um lugar agradável a todos é uma boa pedida.

Quantidade de pessoas e faixa etária

Ao planejar a confraternização de empresa para o final de ano, é importante também considerar a quantidade de pessoas e a idade média dos convidados antes de definir o cardápio.

Por exemplo, uma empresa de grande porte e muitos funcionários, ou com colaboradores mais jovens, um menu mais prático é o ideal, como o finger food, em que podem ser servidos petiscos e porções menores, que são facilmente consumidos sem a necessidade de garfos e facas.

Estilo da confraternização

O estilo da festa é outro ponto que merece atenção e que pode determinar quais pratos servir. Será mais formal ou mais descontraído? Com base nessas respostas, veja abaixo algumas possibilidades de cardápio.

Sanduíches

Perfeitos para eventos informais e com poucas horas de duração, os sanduíches são uma ótima opção que atende todos os gostos, bastando dar aos convidados diferentes opções de recheios para os pães.

Além de fácil preparação e de combinar com variados tipos de bebidas, é possível fazer alterações, como substituir os queijos tradicionais pelos sem lactose, ou os recheios que contêm carne por outros sabores para atender convidados vegetarianos e veganos.

Pratos quentes

Para almoço ou jantar, as refeições mais completas e maiores são as mais adequadas. Assim, é válido apostar no serviço de buffet, com opções de massas, carnes, acompanhamentos, além da tradicional dupla arroz e feijão.

Uma boa e completa feijoada, com farofa, vinagrete, torresmo e saladas, é outra possibilidade. Lembrando que esse prato é possível preparar a versão sem carnes e atender a todos os paladares.

Restrições alimentares

Em meio a tanto convidados, é bem provável que haja alguém com restrição alimentar. Nesse caso, é importante oferecer opções de alimentos para que todos se sintam bem e acolhidos.

Plaquinhas com o nome dos pratos também é um cuidado importante e que ajuda muito os convidados a decidirem o que vão provar, especialmente quem tem intolerância à lactose ou problemas com glúten.

Bebidas

As bebidas são sempre mais fáceis de escolher porque vão de acordo com os alimentos servidos. Vale ressaltar, no entanto, que é muito importante pensar na harmonização com os pratos selecionados.

Cafés, sucos e iogurtes combinam com os brunchs e coffee breaks. Vinhos e espumantes caem melhor em um jantar e a tradicional cervejinha é perfeita para o happy hour ou eventos durante o dia, fora do ambiente de trabalho.

Definitivamente, organizar uma confraternização de empresa de final de ano exige bastante planejamento. Porém, com todas as dicas que você viu ao longo deste conteúdo, certamente será mais fácil decidir o cardápio ou mesmo o local para realizar o tão esperado evento.

Gostou das nossas sugestões? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos tudo o que você viu aqui!