Conheça os diferentes tipos de tábuas para usar na cozinha

Utensílio indispensável na hora de cozinhar, a tábua está disponível hoje no mercado em diversos formatos e materiais. Madeira, plástico e vidro são os principais. Todos os modelos são indicados para cortar, preparar e – até mesmo – servir alimentos.

Veja abaixo as especificações de cada modelo e escolha o que mais combina com a sua rotina na cozinha.

MADEIRA:

São as mais tradicionais e as ideais para o churrasco – ficam bem firmes na hora de cortar e servir as carnes. Para a conservação, é importante lavar com água, detergente neutro e esponja macia logo após o uso. E dica essencial: não leve a tábua ao forno ou geladeira, pois as variações de temperaturas, tanto altas como quentes, podem ocasionar danos no produto.

1) Tábuas de churrasco

Diferentes tipos de madeira inspiram as utilidades Tramontina. Para o churrasco, são diversas opções: Teca – natural ou invertida, Muiracatiara, Mogno Africano.

Madeira Teca com acabamento natural

Madeira Muiracatiara com proteção Antimicrobiana

Madeira Mogno Africano com proteção Antimicrobiana

Madeira Teca Invertida com proteção Antimicrobiana

Madeira Teca, com chapa de ferro fundido

2) Tábuas de corte

 

Mais leves e design moderno, são utilizadas para cortar, preparar e servir com praticidade. Assim são as tábuas de corte de Eucalipto e Tauarí.

 

Madeira Eucalipto

Madeira clara – Tauarí

 

VIDRO

São as mais fáceis de limpar e secam rapidamente. Porém, cortar os alimentos em cima dela faz a faca perder o fio rapidamente. Ainda, apresentam desenhos que customizam a cozinha e colorem a mesa. O material é resistente, feito de vidro temperado.

PLÁSTICO:

O principal atributo aqui é a praticidade. Algo que normalmente acontece quando se tem uma linha de tábuas de plástico colorida, é combinar a cor da tábua com o tipo de alimento que será cortado. Para carnes, utilizar a vermelha, a azul para peixes e frutos do mar, corte de pães e queijos na tábua branca, e a tábua verde para frutas, legumes e verduras. A tática é boa para evitar que os alimentos se contaminem entre si, deixando tudo mais seguro e organizado na cozinha.

 

Gostou de conhecer os diferentes tipos de tábuas para usar na sua cozinha? Então deixe seu comentário conosco.