Cozinha contemporânea: que tal se aventurar em novos sabores?

Aventurar-se pela gastronomia é como conhecer o mundo através dos sabores. Cada preparo carrega sua própria história e raízes, e algumas combinações se destacam por reunir diferentes enredos culinários. A cozinha contemporânea é uma delas, uma mescla de vários paladares e origens.

Incluir diversos sabores em um prato não é uma coisa simples. Isso exige além de muitas tentativas e erros, paladar apurado e um olhar crítico para dar aquele toque de sabor e beleza ao prato. A comida contemporânea traz tudo isso no melhor estilo.

De sabores tradicionais aos mais inventivos, descubra o que é a cozinha contemporânea, suas principais características e pratos típicos neste post.

O que é a cozinha contemporânea?

A cozinha contemporânea é uma gastronomia que une técnicas antigas de cozinhar com as maiores novidades da gastronomia. Ou seja, o conceito dessa culinária é sempre inovar sem esquecer de conservar o que de melhor já existe na história dos cozinheiros mundiais.

Dentro desse conceito do novo com o antigo, a gastronomia contemporânea busca também um apelo estético e de releitura de pratos já consagrados. Por exemplo, é muito comum um prato contemporâneo parecer apenas mais um clássico, mas no fundo ele reserva uma textura e sabores muito únicos, frutos de técnicas inovadoras.

Além disso, a cozinha contemporânea privilegia bastante preparos agridoces, uma ótima pedida para quem gosta de se aventurar em um menu de sabores diferentes dos tradicionais.

Quais são as características dessa culinária?

Há algumas características primordiais que fazem parte de uma verdadeira comida contemporânea, fazendo com que sua identificação seja imediata.

Usa ingredientes mais frescos possíveis

Se você adora um sabor fresco, vai se encantar com a cozinha contemporânea. Os preparos utilizam os ingredientes mais frescos possíveis, incluindo alguns que são cultivados pelo próprio chef, como o caso das hortaliças. Preparos com flores comestíveis também são comuns nessa culinária, o que dá um toque ainda mais vivo e natural ao prato.

Mescla diferentes culturas nos preparos

Cozinha árabe, mediterrânea, italiana, preparos do Japão. Essas são algumas das amostras que você vai encontrar na hora de degustar pratos da culinária contemporânea, que sempre busca no encontro de diversas referências gastronômicas mundiais a harmonia de sabores, texturas e cores.

Utiliza tecnologia nos preparos

Prepare-se para degustar sabores e texturas surpreendentes ao conhecer a cozinha contemporânea. Os métodos de preparo são os mais inusitados possíveis.

Desde técnicas da cozinha molecular, alimentos cozidos a vácuo e também métodos de cultivo dos alimentos frescos, tudo é envolto em muita tecnologia e experimentações. Um verdadeiro laboratório culinário.

Tem apresentação minimalista

Esqueça aqueles grandes pratos que servem banquetes a dezenas de convidados em festas. A cozinha contemporânea prima pela apresentação minimalista e nos detalhes para oferecer uma experiência diferenciada a quem vai degustar o prato. A proposta é evidenciar cores, formatos e os desenhos que a comida forma.

Sempre acompanha um bom vinho

Se há algo que a comida contemporânea não abre mão é de um bom vinho para acompanhar os pratos. Não há preferência do tipo, então fazem parte na carta de bebidas do tinto ao licoroso.

Como pratos fazem parte dessa cozinha?

Não há um prato que seja o ícone da cozinha contemporânea, mas você vai se aventurar por sabores como:

  • as texturas do encontro de uma farofa com algum tipo de geleia ou ingrediente mais cremoso;
  • massas com um toque agridoce;
  • cortes de carne tradicionais regados por caldos apimentados e com um acompanhamento doce;
  • legumes cozidos a vácuo e bacon grelhado com algum purê.

Enfim, a cozinha contemporânea é ilimitada no que diz respeito a possibilidades de encontros de ingredientes. Do doce ao salgado, do apimentado ao suave, do cremoso ao quebradiço, essa culinária está sempre em busca de releituras de receitas e surpresas.

Curtiu o post? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a outras pessoas a aventura  que é conhecer essa cozinha tão especial!