Cozinha molecular: descubra o que é e surpreenda seus convidados

Cozinha molecular: descubra o que é e surpreenda seus convidados

Se você é daquelas pessoas que gostam de inovar e surpreender seus convidados, a cozinha molecular foi feita para você!

Unindo física, química e gastronomia, as técnicas utilizadas para o preparo dos alimentos já são um espetáculo à parte. Por isso, a dica é que seus amigos e familiares estejam presentes desde o início, para não perderem nada.

Bateu a curiosidade, não é? Então continue a leitura para saber mais sobre a gastronomia molecular e como levar esse diferencial para a sua casa.

No que consiste a cozinha molecular?

Um dos principais objetivos da cozinha molecular é utilizar técnicas que permitam mudar as sensações e percepções que temos ao provar os alimentos. Para ficar mais clara essa ideia, itens como manga em formato de espaguete, ou mesmo azeitona em pó, são alguns dos pratos que você possivelmente vai encontrar nesse tipo de gastronomia.

Para chegar a esses resultados, são utilizados componentes químicos em pequenas escalas, sendo eles os responsáveis pela alteração das formas e texturas dos produtos. Entre os mais utilizados estão o nitrogênio, as substâncias tensoativas e os espessantes.

O que esperar da gastronomia molecular?

No mínimo, um show de encher os olhos e, claro, o estômago! Afinal, os pratos não são apenas bonitos e interessantes de serem vistos, mas muito saborosos e únicos.

Como o objetivo é proporcionar novas maneiras de apresentar dos alimentos e, consequentemente, inovar nos pratos servidos, uma das regras da gastronomia molecular é ousar em desconstruir. Por isso, não se espante se ver um chef transformando o sólido em líquido e vice-versa.

Assim, imagine comer uma salada temperada com azeite em pó ou se deliciar com uma espuma maravilhosa que dá um sabor extra para a sua refeição? É isso que a cozinha molecular oferece para você e para os seus convidados!

Nessa pura alquimia que surpreende os sentidos com texturas e aromas, pratos servidos com fumaça ou alimentos cristalizados podem fazer parte do cardápio.

Na gastronomia molecular o comum é transformado em extraordinário, surpreendendo os olhos e paladar — especialmente quando se imagina o sabor de cada preparo e, ao provar, se tem sensações que vão além das suas expectativas.

Como levar essa técnica para a sua casa?

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse estilo de gastronomia, temos certeza que está desejando prová-la.

Por exigir técnicas aprimoradas e muita prática, não é possível que você execute um almoço ou jantar molecular por conta própria. Por isso, ter um chef especializado nesse tipo de gastronomia é fundamental.

Aqui, no Meu Bistrô, você tem à sua disposição os melhores e mais conceituados chefs da cozinha molecular.

Nomes como Chef Cássio Prado; Chef Marcus Costa; Chef Flávio Pedro; Chefs Fernando e Juliano Basile; Chef Vanessa Alves e Chef Pedro Ramos terão um enorme prazer de levar a você e seus convidados a melhor experiência gastronômica que já tiveram.

Aproveite que está aqui, entre em contato agora mesmo e garanta um evento inesquecível aí, na sua casa!

Foto: Chef Cássio Prados

gastronomia molecular cardápio meu bistro

Foto: Chef Cássio Prados