Culinária peruana: conheça as delícias do país andino

Você já deve saber que a culinária peruana é classificada por muitos especialistas como uma das melhores do mundo. Para ter uma ideia, em 2016 o Peru foi eleito o melhor destino culinário do planeta pelo quarto ano consecutivo.

O prêmio foi dado pelo World Travel Awards, que é considerado uma espécie de “Oscar do turismo”. Tanto reconhecimento se deve, dentre outras coisas, à amplitude territorial e à variedade de altitudes e climas do país andino.

Todos esses fatores fazem com que o Peru possua uma ampla gama de pratos e ingredientes. A batata e o milho, por exemplo, podem ser encontrados em diversas cores e sabores diversos. O mesmo acontece com a pimenta, o arroz e os pescados.

O legal é que algumas comidas típicas do país podem ser facilmente encontradas em grandes cidades brasileiras. Por isso, se você está pensando em oferecer um jantar diferente e saboroso, separamos uma lista com as 10 comidas mais populares do Peru!

Conheça os 10 pratos mais populares da culinária peruana

Quando o assunto é culinária peruana, o primeiro prato que vem à nossa mente é o ceviche. No entanto, o país possui uma variedade incrível de iguarias. A seguir, conheça as principais.

1. Cuy

Popular na região de Cusco, o cuy nada mais é do que um porquinho-da-índia preparado à pururuca. O prato é consumido desde a época pré-inca — os peruanos viam no animal uma fonte de proteína, para complementar a dieta à base de batatas e milho.

Hoje essa iguaria é servida comumente com arroz e batatas; mas isso pode variar de acordo com a região do país. O mais interessante é que a carne desse animal possui boas quantidades de Ômega 3 e não é gordurosa. Por isso, vale experimentar sem medo!

cuy

2. Anticuchos

Vendido em toda parte no Peru, o anticuchos é um espetinho com molho de pimenta, servido em uma vara de cana-de-açúcar. Na época do império inca, a iguaria era feita com carne de lhama, de vaca ou com frutos do mar.

No entanto, como os espanhóis davam apenas o resto de carne para os escravos, eles passaram a fazer o anticuchos com o coração do boi — tradição que resiste até os dias de hoje. É possível encontrar a iguaria servida com legumes, milho, batata e pimentão.

3. Ceviche peruano

Considerado um dos mais tradicionais pratos da culinária peruana, o ceviche é servido com fatias de peixe cru marinadas em um molho de limão, cebola roxa, batata doce, milho e pimenta. Existem algumas variações do prato, dependendo da região e do chef que irá servi-lo.

A iguaria é tão amada por lá que hoje é considerada patrimônio cultural da nação. Além disso, muitos acreditam que o ceviche pode possuir poderes afrodisíacos.

1D0A8603

4. Lomo saltado

O lomo saltado é um prato típico peruano que traz alguns toques orientais. A carne bovina é cortada em tiras e preparada com molho shoyu, tomate, cebola e temperos. Geralmente a proteína é servida com algum tipo de batata ou tacu tacu (uma espécie de feijão com arroz).

Em algumas regiões também é possível encontrar o lomo com arroz e batata frita — talvez seja esse motivo que faz com que a iguaria seja uma das preferidas dos brasileiros que visitam o país andino!

LOMO SALTADO

5. Ají de galinha

Outro prato tradicional do Peru é o ají de galinha. Trata-se de um frango desfiado misturado com um caldo preparado com pimenta (ají), leite e pão. Para acompanhar, há batatas, azeitonas e ovo cozido.

A iguaria tem sabor picante e é muito simples de ser preparada. Para quem quer arriscar fazer em casa, talvez essa seja uma das melhores opções.

6. Arroz con mariscos

O nome já entrega os ingredientes desse prato típico peruano. O arroz branco é preparado tradicionalmente com cebola, pimenta, camarões e mexilhões, porém, pode receber outros frutos do mar a gosto do chef.

Além disso, esse prato também pode ser servido em forma de risoto. É uma variação diferente e igualmente deliciosa!

7. Papa a la huancaína

A papa a la huancaína é uma entrada clássica para dias festivos peruanos. Tradicional da cidade de Huancayo, em Junín, a iguaria é feita com batatas amarelas, pimenta, leite, pão e queijo.

8. Quinoa

A quinoa vem ganhando cada vez mais fãs em terras brasileiras. No Peru, porém, seus benefícios são conhecidos há muito tempo. Assim como acontece com a batata e o milho, o país possui uma incrível variedade desse grão.

Rica em proteínas, ferro e outros nutrientes, a quinoa é utilizada em risotos e outros pratos na gastronomia peruana.

9. Pisco sour

Considerada uma espécie de “caipirinha peruana”, a pisco sour é uma bebida que está presente em praticamente todas as refeições peruanas. Para quem ainda não conhece, o drink é feito com pisco (destilado de uva), limão, clara de ovo, açúcar, gelo e um toque de pimenta.

Sem dúvidas é a bebida mais tradicional do país. É possível encontrá-la em outras versões, como as feitas com leite condensado. O interessante é que a bebida rende uma certa rivalidade com o Chile, já que os dois países juram ter inventado a bebida.

Se você vai fazer uma viagem ao Peru, mas não gosta de álcool, pode optar pelo Inca Kola — o refrigerante mais vendido do país, que é considerado um orgulho peruano. Com uma coloração amarela viva, a bebida é feita com lúcia-lima, planta nativa da América do Sul.

10. Suspiro de limeña

Para terminar a nossa lista de delícias peruanas, a sobremesa não poderia ficar de fora! O suspiro de limeña é uma das iguarias mais tradicionais do país, e conta com uma camada de manjar blanco, feito com leite condensado e açúcar.

Em cima do manjar é colocado um merengue preparado com açúcar, ovos e vinho. A sobremesa nasceu em Lima em meados do século 19 e até hoje é um dos doces mais consumidos do país. Vale a pena experimentar!

 

Agora que você já conhece tudo sobre a culinária peruana, que tal fazer um jantar temático em sua casa? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e convide aquele amigo querido!

  • João Victor Centofanti

    A culinária peruana é maravilhosa. Aqui no Saltas & Tapas temos pratos de diversos países latinos https://bit.ly/30uEKbb