Descubra como usar talheres e taças corretamente

Descubra como usar talheres e taças corretamente

Você já deve ter ido a um jantar formal e se deparou com uma mesa repleta de garfos, facas, colheres e copos. Nesse momento, saber como usar talheres e taças corretamente é fundamental para não errar na degustação de cada prato ou bebida servidos.

Indo além da etiqueta, os utensílios de mesa também servem para facilitar sua refeição e tornar a experiência ainda mais agradável, garantindo que cada alimento seja consumido da maneira certa.

Para chegar ao próximo evento social e saber como usar talheres e taças sem erros, leia este artigo e aprenda de forma simples como utilizar cada peça.

Etiqueta à mesa: como usar talheres e taças?

Em um jantar formal, geralmente, a refeição é completa, passando da entrada para o prato principal à sobremesa, sempre acompanhado de vinhos.

Para apreciar toda a variedade de pratos e bebidas sem cometer nenhuma gafe, só mesmo sabendo usar cada peça.  

Talheres de prato principal

Os talheres do prato principal ficam mais próximos ao prato, são maiores e a faca tem serra aparente.

Para cortar qualquer tipo de carne com esses talheres, sempre corte o pedaço no prato e descanse a faca nele, apoiando-a na lateral com a lâmina para dentro. Somente após isso você deve levar o pedaço de carne à boca.

Talheres de sobremesa

Os talheres de sobremesa sempre ficam posicionados acima do prato, sendo o garfo com o cabo virado para o lado esquerdo, faca e colher para o lado direito.

Quando a sobremesa é cremosa (tipo pudim) use a colher, quando mais sólida, por exemplo, uma torta de morango, basta usar o garfo e faca.

Talheres de couvert

O prato de couvert sempre fica à esquerda superior, com uma faca pequena nele, que pode estar apoiada na beirada ou apenas ao centro.

Esse prato serve para comer o couvert, que geralmente é composto de pães, torradas, manteiga, azeitonas e patês. Para usá-lo, basta colocar o prato mais próximo de você.

Talheres de peixe

Os talheres de peixe — alimento que pode ser servido tanto como entrada quanto prato principal — são menores que a colher de sopa. A faca não tem a serra grande, porque a carne do peixe é macia e não precisa ser cortada com força.

Colher de sopa

A colher de sopa tem cabo grande e fica à direita na mesa, mais distante do prato. Ela serve para entradas quentes ou frias e deve ser usada lateralmente, para facilitar a você sorver o líquido.

Taça de vinho branco

A taça de vinho branco fica em seguida à de água e tem corpo de tamanho médio e bojo menor. Sempre a segure pela haste, para não esquentar especialmente o vinho branco, comumente servido em temperaturas baixas.

Taça de espumante

A taça de espumante é fina, comprida e é disposta depois da taça de vinho tinto. Em jantares com a bebida, ela é servida tanto em entradas como em pratos principais. No lugar, também pode ficar a taça de Prosecco, tipo tradicional de vinho italiano espumante. Assim como as outras taças, essa também deve ser segurada pela base.

Taça de vinho tinto

A taça de vinho tinto fica depois da taça de vinho branco e é maior que essa. A dica de uso é sempre erguê-la pela haste também, já que o calor da mão esquenta a bebida e altera o seu sabor.

Taça de água

A taça de água é a primeira à direita, mais próxima a você, com corpo baixo e muito bojuda. Você pode beber goles de água entre cada vinho, se houver vários tipos servidos, para limpar o paladar.

Além dessas dicas de como usar talheres e taças corretamente numa ocasião formal, alguns locais também oferecem a lavanda à mesa. A água aquecida com uma rodela de limão dentro serve para você limpar os dedos quando estiverem engordurados de algum alimento. Então não a confunda com um líquido para beber!

Incríveis essas dicas, não acha? Então a espalhe por sua rede de amigos e familiares, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais e ajudando mais pessoas a aprenderem sobre etiqueta à mesa.