Dia das Mães: 6 dicas de pratos e decoração para essa data especial

Dia das Mães: 6 dicas de pratos e decoração para essa data especial

O Dia das Mães pede um momento mais que especial para curtir sua rainha e a família. A data é uma oportunidade perfeita para demonstrar seu amor, carinho e retribuição a ela e, por esse motivo, oferecer um almoço especial é mais que indicado.

Indo além de, apenas, preparar uma refeição saborosa, esse dia remete a sentimentos, sensações e memórias para serem revividas. Afinal, desde a sua gestação, sua mãe tem papel fundamental na sua existência.

Por tudo isso, separamos 6 dicas de pratos e de decoração para que esse momento esteja à altura do que ela merece. Descubra agora quais são e a surpreenda!

Como surgiu o Dia das Mães

A data surgiu quando a jovem Anna Jarvis quis homenagear sua mãe, logo após a sua morte. Ela também queria, de alguma forma, estender essa homenagem a todas as outras mães. Foi então que em 10 maio de 1905, a garota reuniu-se com outras mulheres em uma igreja da Virgínia (EUA), para fazer um tributo.

Logo o evento chamou a atenção dos governantes do Estado. Assim, em 26 de abril de 1910, aconteceu a primeira celebração oficial, ficando registrada no calendário local.

Já em 1914, o governo norte-americano incorporou o Dia das Mães para todo o país. No Brasil, a data foi instaurada oficialmente em 12 de maio de 1918, pelo então governo Getúlio Vargas.

Sugestões de pratos para esse almoço especial

Como toda data comemorativa, o almoço de Dia das Mães também pede o preparo de pratos especiais, diferentes daqueles que consumimos no dia a dia. Mas não se assuste, existem diversas opções bem fáceis e rápidas de serem preparadas — além de muito saborosas. Olhe só!

1. Canelone invertido

Domingo sempre pede uma boa massa! E para surpreender sua mãe, prepare um canelone invertido que, conforme o nome sugere, nada mais é que o recheio de queijo e presunto por fora da massa.

2. Macarrão servido no queijo

Mais um prato tradicional no almoço de fim de semana de muitas famílias: o macarrão. Mas esse ganha um ar sofisticado ao ser servido dentro de uma peça de queijo parmesão ou grana padano.

3. Frango ao molho de maracujá

O frango ganha um toque de chef quando servido com um delicioso molho de maracujá. Também fácil de fazer, esse prato agrada em cheio as mães que adoram a mistura de frutas em preparos salgados.

Dicas de decoração para o Dia das Mães

Qual mãe não gosta da casa arrumada e bonita? Assim, para deixar o almoço dedicado à sua rainha ainda mais completo, nada melhor que uma decoração preparada especialmente para esse momento. Veja estas dicas!

1. Use flores para decorar o local

Utilizar flores para decorar o ambiente em ocasiões como essa é uma excelente opção. Descubra qual é preferida da sua mãe, compre os arranjos com antecedência e escolha vasos bem bonitos que combinem com os arranjos.

2. Coloque mensagens na mesa

Que tal emocioná-la ainda mais? Os cartões utilizados para presentes ainda têm o seu encanto e podem ser usados, inclusive, nessa hora.

Deixe alguns com mensagens escritas por você “secretamente” no lugar que ela ocupará à mesa. Com certeza, ela vai adorar!

3. Espalhe fotos antigas no ambiente

Outra coisa que toda mãe adora é lembrar como você era quando criança. Se a ideia é tornar esse dia ainda mais emocionante e inesquecível, selecione algumas fotos da sua infância — e dos seus irmãos e irmãs, caso tenha — e coloque em pontos estratégicos do ambiente.

Pode ser sobre a mesa, em quadros nos aparadores, ou mesmo em um varal de fotos. Vai ser incrível, e divertido, relembrar essa fase da vida de vocês.

Dica extra

Com o presente escolhido nas mãos, coloque-o em uma embalagem bem bonita com uma dedicatória e presenteie a sua mãe no final do almoço. Assim, quando ela achar que tudo de bom já aconteceu durante a refeição, terá mais essa linda surpresa.

E para que essa comemoração dê certo, não deixe para decidir tudo na última hora. O Dia das Mães é um momento mais que especial e, certamente, a sua merece tudo de melhor que possa preparar para ela.

Talvez seus amigos e parentes também estejam na dúvida do que fazer nessa data. Que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudá-los com essas dicas?