Dia do Hambúrguer: que tal chamar os amigos para comemorar?

Dia do Hambúrguer: que tal chamar os amigos para comemorar?

Que o hambúrguer é uma iguaria deliciosa, isso ninguém pode negar, não é verdade? De tão saboroso e querido por todos, existe até o Dia do Hambúrguer, sabia disso?

A data é comemorada no dia 28 de maio no mundo todo, o que a torna uma excelente oportunidade de reunir amigos e parentes em casa para comerem variados tipos de hambúrguer e passarem bons momentos juntos.

Outro detalhe que talvez você não saiba, é que ele leva esse nome porque foi criado na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Mas que tal descobrir um pouco mais sobre essa história para dividi-la com seus convidados?

Neste post, vamos falar sobre sua criação e alguns dos diversos sabores de hambúrguer que existem. Assim, você poderá montar um cardápio maravilhoso e aproveitar esse dia em grande estilo. Acompanhe!

Como surgiu o hambúrguer

Se pensarmos bem o hambúrguer, nada mais é, que um bolinho de carne prensado. E foi mais ou menos assim que ele surgiu.

Apesar de um pouco incerta, uma das histórias que melhor explica sua origem, é que ele teria surgido pelas mãos do povo tártaro no século XII, que colocavam pedaços de carnes debaixo de suas selas durante as cavalgadas. Assim, quando chegavam ao destino, elas tinham virado um tipo de pasta por conta da compressão.

Na Alemanha, esse alimento era chamado de “bife tártaro” e, conforme foi ganhando popularidade, até os russos descobriram a técnica e tentaram aperfeiçoá-la.

Mas foi no século XV que esse “bife” caiu no gosto popular e passou a ser chamado de hambúrguer, em homenagem à cidade de Hamburgo, onde era mais consumido.

Talvez você tenha pensado que essa delícia havia surgido nos Estados Unidos, afinal, é de lá que vem as maiores lanchonetes do segmento. No entanto, foi apenas em 1880 que o hambúrguer chegou por lá.

Agora, quem criou o sanduíche com ele, não se sabe ao certo. Os registros apontam apenas que a primeira apresentação com pão foi em 1904, durante uma exposição em St. Louis, em Missouri, nos EUA.

Tipos de hambúrgueres

Sabendo dessa história, dá ainda mais vontade de comer essa delícia, concorda? Pois saiba que o hambúrguer pode ir além do tradicional, que é o preparado com carne e tão consumido com acompanhamentos como pão, bacon, queijo, salada e molho.

Além desse, você pode servir para os seus convidados no Dia do Hambúrguer opções como as veganas, vegetarianas ou gourmets. Olhe só!

Vegetariano ou Vegano

Se você prefere uma alimentação vegetariana ou vegana, ou tem amigos e parentes que seguem um desses estilos, não se preocupe! É possível preparar hambúrgueres que atendam perfeitamente esses paladares.

Uma dica é substituir a carne por outros produtos, tais como grão-de-bico, beterraba, shitake, soja, palmito e até feijão-preto. Ou seja, não há desculpas para não aproveitar a data!

Gourmet

Na onda da gourmetização, até o hambúrguer ganhou sua versão, digamos, mais sofisticada. Para prepará-lo nesse estilo, a sugestão é misturar dois tipos de carnes, tais como patinho, coxão mole, acém e até picanha.

De complemento, não podem faltar queijos como cheddar, emmental ou de cabra, e ainda as cebolas caramelizadas, que trazem ainda mais sabor ao lanche.

Motivos para comemorar o Dia do Hambúrguer

O fato dele ser um dos lanches mais gostosos que existe, já é um enorme motivo para comemorar o Dia do Hambúrguer. Porém, a data também é um excelente pretexto para reunir as pessoas que você ama e, juntos, passarem momentos especiais e inesquecíveis — e com muita comida boa!

Mas será que seus amigos e familiares sabem dessa incrível oportunidade? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais e dividir isso com eles?