Dicas de cardápio de café da manhã para eventos

Organizar um evento de sucesso envolve diversas decisões para conseguir alcançar a repercussão e o resultado esperado. Entretanto, uma das definições mais importantes é o cardápio que será servido aos convidados. Afinal, independentemente de qual seja a intenção, será necessário oferecer comes e bebes.

Nesse ponto, uma alternativa que costuma agradar, e é perfeito para diferentes ocasiões, é o buffet de café da manhã para eventos. Essa opção pode ser adequada de acordo com o orçamento, número de convidados e, até mesmo, a temática escolhida, ou seja, é muito versátil. E, verdade seja dita: todo mundo gosta dos quitutes matutinos.

Sendo assim, para ajudar nas suas escolhas, apresentamos neste post as melhores dicas de cardápio para diferentes necessidades. Continue a leitura e confira todas as informações!

Café da manhã econômico

O café da manhã para eventos seguindo a linha econômica oferece opções mais simples e menos variedades. Essa é uma alternativa para encontros menores, como reuniões mensais e workshops curtos. Isso porque, essas ocasiões costumam ser rápidas e com menos pessoas, por isso, é possível economizar nesse serviço.

No entanto, isso não significa algo sem graça, parecendo que não foi elaborado. Muito pelo contrário! É possível — e recomendável — preparar uma decoração mais atraente na mesa, escolher guardanapos bonitos e dispor os copos, louças e talheres de forma harmônica. Todos esses detalhes indicam cuidado e capricho na recepção.

Agora, para o cardápio, busque escolher quitutes que agradam a maioria das pessoas, como pães de queijo, pãezinhos franceses e integral e, pelo menos, um doce, como um bolo ou biscoitos amanteigados. Selecione também frios, como queijo, presunto e requeijão. Já para as bebidas, aposte no trivial do café da manhã: leite, chá e café.

Café da manhã sofisticado

Um evento importante como a entrega de um prêmio, divulgação dos resultados anuais, confraternização da empresa ou lançamento de um produto merece uma recepção mais sofisticada. Por conta disso, ao tomar a decisão de oferecer um café da manhã, leve em consideração as comidas e bebidas que devem acompanhar o estilo do evento.

Além disso, o cardápio deve conter um número maior de opções, afinal, é uma recepção requintada e é preciso “encher os olhos” dos convidados. Busque escolher pães artesanais, australianos, multigrãos, ciabataa, croissants, entre outros.

As opções doces podem contemplar bolo de nozes, de damascos e chocolate. Os biscoitos também deverão compor a mesa, assim, busque aqueles de receita fina e leve, como amanteigados, com sabor de laranja etc.

Já as bebidas, além dos indispensáveis café, leite e chá, é válido oferecer sucos naturais, de laranja e limão siciliano, por exemplo. Ofereça salada de frutas e algumas opções de cereais e iogurtes.

Para finalizar, prepare uma decoração elegante e sofisticada para a mesa, com flores, guardanapos de tecido, louças e talheres refinados. Lembre-se que o encanto começa na apresentação do buffet, certo?

Café da manhã saudável

Atualmente, é comum a busca por uma alimentação mais saudável, não é mesmo? Você pode escolher um café da manhã para eventos com um cardápio saboroso e menos calórico. Esse estilo é interessante, sobretudo, em lançamentos de produtos fitness, encontros médicos e mesmo quando há interesse de se posicionar a favor de uma vida com mais saúde.

O cardápio deve ser escolhido com muito cuidado para não passar a mensagem errada. Primeiro, evite industrializados, como sucos de caixinhas, embutidos e laticínios. Opte por pães, biscoitos e bolos integrais, além dos sucos naturais sem açúcar.

Para adoçar as bebidas, ofereça o adoçante stévia ou açúcar demerara, pois são mais saudáveis. E claro, as frutas são muito bem-vindas. Por fim, cuide da apresentação dos pratos, pois comida saudável tem fama de não ter graça, mostre que é exatamente o contrário.

Café da manhã com frutas

Quer inovar no café da manhã para eventos? Invista na recepção que tem como base as frutas. Recomendado para os dias mais quentes e ocasiões mais descontraídas, como uma apresentação de uma coleção de verão, seguramente, surpreenderá os seus convidados.

Nessa linha, os pratos e as bebidas são a base de frutas. Ofereça fatias de melão, melancia e abacaxi em bandejas decoradas alegremente. Já os morangos, cerejas, ameixas e uvas podem estar dispostas em pequenas tigelinhas.

As bebidas farão um grande sucesso devido à grande possibilidade de combinação de sabores. Aposte em laranja com morango e manga com abacaxi, além das opções tradicionais. Fora isso, escolha opções detox, como o suco verde que vai couve, laranja, abacaxi e gengibre. Para complementar, inclua no cardápio bolos e pães recheados ou com cobertura de frutas, para ninguém sentir falta de algo mais “forte”, não é?

Café da manhã temático

Uma das sugestões mais interessantes para o café da manhã para eventos, sem dúvida, é oferecer uma recepção temática. Por exemplo, a proposta é apresentar os resultados do primeiro semestre da empresa na metade ano? Aproveite a época e use o tema da festa junina. É no final do ano? Que tal um café natalino?

Além disso, é possível ousar ainda mais, com temas relacionados ao cinema e a música. Contudo, tenha cuidado para selecionar algo de acordo com o público convidado, caso não compreendam a referência, o resultado não será o esperado.

Já para escolher os quitutes, eles devem estar relacionados ao tema, para festa junina e natal é fácil, pois o cardápio dessas datas já é clássico. Sirva bolo de fubá, cuscuz, panetone, bolo de frutas secas etc. Para os demais temas, como não há um menu específico, invista na decoração para conseguir o clima esperado e aposte nos quitutes matutinos tradicionais.

É válido ressaltar que o café da manhã para eventos tem duas subdivisões de horário, que impactam diretamente na definição do cardápio:

  • Café da manhã tradicional: oferecido das 7h às 9h, é preferível as opções mais comuns, como pães, café, leite e bolos;
  • brunch: ocorre, em geral, das 9h às 11h30, como é um período que se aproxima do almoço, é importante escolher um cardápio com pratos mais fortes, como pães recheados e tortas.

Interessante essas opções de café da manhã para eventos, não é mesmo? Se você gostou, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais dicas como essas!