Dicas de etiqueta à mesa para Personal Chefs

Mesmo com experiência, talvez você tenha algumas dúvidas sobre como servir um jantar chique e formal. São muitos detalhes das regras de etiqueta para se lembrar, não é verdade? Por isso, nós preparamos algumas dicas para você deixar os seus eventos ainda mais inesquecíveis. Confira:

 

Organize os utensílios espaçadamente

Essa é uma regra de ouro! Coloque todos os utensílios geometricamente espaçados, criando uma harmonia na mesa. Lembre-se: a disposição dos talheres e taças a serem usados será de “fora para dentro”, na ordem em que os pratos forem servidos.

 

Dicas rápidas sobre os talheres:

  • A regra básica para começar: o garfo fica ao lado esquerdo do prato e a faca do lado direito.
  • Os talheres na mesa devem ser proporcionais à quantidade de pratos a serem servidos. Não coloque garfo ou facas a mais que não serão utilizados, pois você pode deixar os convidados confusos no manuseio dos talheres.
  • Só coloque colher de sopa se você for servir esse prato de entrada. Posicione então o prato mais fundo sobre o prato raso e maior, que servirá como base.
  • A faca para o prato principal fica ao lado direito do prato. As facas devem sempre estar com as lâminas para dentro, em direção ao prato.

 

Diferentes tipos de talheres:

  • Garfo de jantar:esse é o maior dos garfos, também conhecido como garfo de carne. Os outros garfos menores, utilizados para os outros pratos, serão colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar.
  • Garfo de peixe:Este garfo será colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar, caso o peixe seja servido antes da carne.
  • Garfo de salada:Se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar. Se a salada for servida antes dos pratos principais do jantar, então pequeno garfo da salada é colocado ao lado esquerdo do garfo de peixe. A sequência será essa (da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar.
  • Faca de jantar:A faca maior, ou faca de carne, deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço.
  • Faca de peixe: essa faca tem um formato especial e fica ao lado direito da faca de carne.
  • Colher da sopa:é colocada ao lado direito das facas.
  • Garfo de ostras:Se existir esse prato no menu, o garfo de ostra ficará ao lado direito das colheres.
  • Faca da manteiga:deve ser colocado no topo do prato da manteiga, com a lâmina voltada para baixo.
  • Garfo para bolos e tortas: Coloque os talheres de sobremesa logo acima do prato. Posicione o garfo, para bolos e tortas, com o cabo virado para a esquerda,
  • Colher para sobremesas: Essa colher é para sobremesas que contenham calda ou para sorvete. Ela deve ser posicionada acima do garfo para bolos, com o cabo virado para a direita.
  • Faca para frutas: Se você for servir frutas como sobremesa, posicione essa faca próxima a colher para sobremesas, com o cabo virado para o lado direito e a lâmina para baixo.

Confira o guia abaixo, com a explicação visual de cada item acima.

 

 Como arrumar as taças na mesa de jantar?

Alinhe as taças da maior para a menor, no lado direito do prato. A primeira, maior de todas, é para a água. A segunda mais gordinha é para o vinho tinto. A terceira é para o vinho branco. Caso a ocasião seja especial, coloque ao lado do recipiente para água uma taça fina e alta, a ser utilizada para o champanhe.

meu bistro

Dispor as taças na ordem igual a dessa imagem: espumante, água, vinho tinto e vinho branco.

 

Guia visual para acertar na etiqueta à mesa

Abaixo, você pode conferir visualmente a disposição dos pratos, talheres e taças.

meu bistro

Se achar interessante, imprima esse guia e carregue com você em seus eventos. Surpreenda os seus convidados e faça um evento inesquecível!