Dicas de Jantar: da escolha do cardápio à recepção dos convidados

Não há nada melhor do que receber os amigos e a família em casa, não é mesmo? Simples eventos podem se tornar muito especiais — e, principalmente se forem bem planejados — inesquecíveis.

Para que tudo isso aconteça, é importante se atentar a alguns detalhes. Pensando nisso, resolvemos mostrar nesse post incríveis dicas de jantar para que você faça tudo com perfeição.

Da escolha do cardápio até a recepção dos convidados, descubra tudo o que você precisa saber para tornar esse momento ainda mais especial:

1. Crie uma bela decoração

Antes de tudo, é fundamental que todo o ambiente esteja arrumado e decorado para receber os convidados. Dessa forma, o ideal é que você invista em objetos decorativos, apresentáveis e elegantes.

Capriche na organização da mesa de jantar, usando enfeites de vasos com flores coloridas ou brancas (que devem ser baixas para não atrapalhar a conversa entre as pessoas), e velas, que podem ser usadas em pequenos castiçais ou dentro de pequenos potes de vidro.

A escolha de uma toalha bonita ou passadeiras de linho e guardanapos individuais e requintados também é indispensável.

As cores dos utensílios, da toalha e das flores devem combinar entre si e estar de acordo com o estilo do evento.

É válido mencionar que, na decoração, você deve manter um toque individual seu, utilizando acessórios especiais.

Lustres, grandes vasos de flores expostos em uma mesa auxiliar, um local destinado para o preparo de drinks ou uma mesinha de chá e café são boas opções.

como cobrar pelos serviços de personal chef

2. Faça a montagem da mesa

Separe todos os utensílios que serão usados ao longo do jantar e já deixe a mesa toda montada, surpreendendo imediatamente os convidados quando chegarem.

Para fazer isso, você precisa de:

  • sousplat, que serve como um apoio para colocar os pratos, um delimitador de lugares e ainda deixa a mesa mais completa e bonita;
  • pratos, que devem ser colocados em cima dos sousplats;
  • facas e colheres, que devem ficar do lado direito do prato — primeiro a faca, com a parte que corta virada para dentro e depois a colher;
  • garfos, que ficam do lado esquerdo do prato;
  • talheres de sobremesa, que ficam na parte de cima do prato — primeiro a faca, depois o garfo e por último a colher;
  • taças, que ficam do lado direito dos talheres de sobremesa e na parte de cima dos garfos e colheres;
  • e, por último, os guardanapos, que devem estar dobrados e sobrepostos em cima  ou ao lado do prato principal.

É importante que todos os utensílios sejam escolhidos de acordo com o cardápio escolhido. Se a entrada for um caldo ou um creme, por exemplo, o primeiro prato deve ser fundo e a colher de sopa.Se o prato principal for peixe, os talheres podem ser diferenciados se tiver em seu jogo de jantar.

As taças também devem ser escolhidas de acordo com a bebida que for servida, nao apenas para vinhos e espumantes, temos copos para wiskhy, caipirinha e cervejas.

dicas de decoracao mesa de jantar personal chef (6)

Com esse guia visual, ficará muito mais fácil organizar a sua mesa.

3. Deixe o ambiente sonorizado

Em um evento especial, a trilha sonora faz toda a diferença. Por isso, é válido que você faça a seleção de algumas músicas mais clássicas e calmas.

A ideia aqui é que você busque por um repertório eclético, contendo músicas que agradem a todos, que complemente o jantar e não atrapalhe as conversas entre os convidados.

Lembre-se apenas de que o som muito alto e o exagero ao escolher as músicas podem afetar negativamente toda a sua ambientalização.

músicas playlist para refeição casa do cliente

4. Faça a escolha do cardápio

É possível dizer que a escolha correta de um cardápio é garantia de sucesso para qualquer jantar. Assim, você deve pensar e fazer a melhor escolha, harmonizado sempre com as bebidas.

Algumas sugestões são:

Entrada

O mais aconselhável é que as entradas sejam surpreendentes. Uma ideia são as bruschettas, feitas com um pãozinho ciabatta torrado e alguma cobertura por cima.

Outras sugestões são as saladas de folhas com um molho bem gostoso (que pode ser de iogurte ou mostarda e mel, por exemplo), a caprese (feita com muçarela de búfala, tomate, manjericão e azeite) e os cremes de palmito ou de ervilha.

Prato principal

Esse é o momento mais esperado da noite e, por isso, precisa ser bem elaborado. A primeira ideia é um prato feito com carne, mais precisamente o filé mignon (uma carne nobre e magra).

Sele a peça, faça um molho de vinho tinto e sirva com um risoto de cogumelo champignon, por exemplo.

Se você preferir servir um frango, a sugestão é fazer um magret de pato, com molho adocicado e purê de batatas.

Caso opte por um peixe, uma ideia é fazer uma tilápia grelhada com espaguete de abobrinha e ervas.

Caso tenha algum vegetariano entre os convidados, faça uma massa fresca recheada com ricota e espinafre, servida com manteiga queimada e amêndoas.

Existem v possibilidades e você só precisa escolher uma proteína e um acompanhamento que possa complementar todo o sabor em nosso site 

Sobremesa

Talvez essa seja a parte mais fácil do jantar, pois existem inúmeras receitas que podem ser simples na preparação e sofisticadas na apresentação. Uma mousse de chocolate, por exemplo, costuma agradar a todos.

Outras sugestões são as tortas (como de pera, de maçã e de chocolate) e as cheesecakes (base de biscoito triturado com manteiga, creme de baunilha com cream cheese e calda de frutas vermelhas).

O tradicional e muito conhecido mousse, quando montado em pequenas taças, ganha um toque de charme.

5 dicas e truques de como tirar ótimas fotos do seu menu (4)

5. Contrate um Chef

Para garantir que a comida seja de qualidade sem precisar que o anfitrião passe tempos na cozinha e não com os convidados, a ideia é que você contrate um Chef.

O serviço de “Chef em casa” foi criado para atender o cliente dentro de sua própria residência, tornando qualquer jantar bem mais confortável e prazeroso.

Você pode combinar com o profissional, antecipadamente, sobre cada detalhe do evento, desde a decoração, até o serviço e o cardápio.

Ele ainda pode auxiliar para que você ofereça algo bem requintado, surpreendendo a todos com a ambientação e com o paladar.

Agora que você já conhece as 5 infalíveis dicas de jantar, não perca tempo e comece a planejar um evento especial em sua casa. Não se esqueça de que o equilíbrio em um ambiente é fundamental e por isso você deve prestar atenção em cada detalhe.

Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter para receber todas as nossas dicas com exclusividade!

personal chef Meu bistrô (8)