Empresas de eventos: quais cuidados ter ao contratar?

Você sabe quais critérios considerar na hora de escolher entre as diversas opções de empresas de eventos disponíveis no mercado?

No momento de fechar a contratação não basta apenas se basear no valor cobrado, é fundamental se atentar a aspectos como credibilidade, tempo de atuação, qualidade dos serviços oferecidos e muitos outros.

Não é incomum ouvirmos histórias de empresas de eventos que “deram o cano” nos contratantes, ou seja, sumiram ou não cumpriram com o que foi acordado.

Também por esse motivo, é essencial ter alguns cuidados na hora de buscar prestadores de serviços e confiar a eles parte do sucesso do seu evento.

Descubra, neste post, como fazer a escolha certa na próxima vez que precisar contratar uma equipe especializada para realizar a sua comemoração e, assim, garantir um evento incrível!

O que considerar ao contratar empresas de eventos?

Sempre que vamos contratar algum tipo de serviço, o quesito mais comum para a decisão final acaba sendo o preço. Não raro, costumamos fechar com aqueles que aparentam oferecer o melhor custo-benefício.

Quando se está planejando um evento corporativo, é normal também ter uma verba limitada para a realização. Ainda assim, é fundamental prestar atenção aos serviços que serão contratados, a fim de garantir que a celebração realmente saia como planejada.

No caso das empresas de eventos, elas podem ser contratadas para cuidar de todas as etapas, ou apenas atender alguns pontos, como buffet, música, iluminação e outros.

O que você deve considerar para a contratação desses e outros serviços? Veja abaixo algumas dicas.

Pesquise a credibilidade da empresa

Algumas empresas surgem pequenas, enquanto outras já começam com uma estrutura maior e, por isso, aparentam ser melhores.

Independentemente do porte, os serviços prestados deixam um histórico de realizações. Baseado nisso, pesquise sobre a credibilidade das empresas de eventos que pretende contratar antes de tomar a decisão final.

Vale visitar sites de reclamação, verificar opiniões em redes sociais, ou mesmo conferir se há menções da empresa em algum órgão jurídico. Esse cuidado é essencial para garantir a contração de uma equipe idônea que não gerará surpresas desagradáveis.

Busque referências

Referências, indicações e o “boca a boca” são termos que induzem à mesma ideia. Ou seja, consiste em verificar o que as pessoas que já realizaram serviços com determinada empresa têm a dizer sobre ela.

As impressões de fora são sempre bem-vindas e servem como norte na hora de fechar serviços. Nessa hora, vale ouvir a opinião de pessoas conhecidas e até contatar clientes pelas redes sociais ou mesmo telefone.

Desse modo, você terá uma percepção mais real e fiel sobre a empresa que está sondando.

Visite o site e redes sociais

Empresas de eventos de credibilidade têm site atualizado com informações relevantes à disposição do público, além de redes sociais com posts frequentes.

Na página oficial, você pode verificar fotos de eventos realizados, opinião de clientes atendidos, entre outros detalhes.

Já nas redes sociais, como Facebook, Instagram ou YouTube, é interessante haver publicações recentes que mostrem que a empresa está ativa e que possui um bom fluxo de serviço.

Consulte o CNPJ da companhia

Checar o CNPJ da empresa não é bisbilhotar a situação jurídica alheia. Há uma série de dados nessa consulta que podem influenciar na contratação, ou não, daquela empresa.

Para começar, é importante verificar os nomes dos sócios, o endereço para confirmar se ainda está mesmo no local mencionado, bem como se as pessoas informadas realmente são atuantes.

Consulte também se há pendências jurídicas que pesam sobre a empresa ou algum dos proprietários, como autuações do Procon.

Cheque a estrutura da empresa

No caso de contratar uma empresa de eventos que tenha local próprio de atendimento, como buffets e salões de festa, é fundamental comparecer ao local para verificar as instalações.

Nessa visita, cheque as instalações e confirme se, de fato, possuem o porte e a capacidade de atendimento que demonstram.

Veja equipamentos, tamanho do local, quadro de funcionários, alvará de funcionamento e aproveite também para checar se a empresa possui meios para resolver eventuais imprevistos, como geradores de energia elétrica, entre outros recursos.

Desconfie de valores muito baixos

Nem sempre qualidade está atrelada a preço alto. No entanto, propostas muito abaixo do apresentado por outras empresas de eventos merece sua atenção.

Orçamentos extremamente reduzidos podem indicar uma menor oferta de serviços e opções, ou mesmo qualidade final inferior.

Por isso, é essencial verificar o que contempla o contrato, por exemplo, quantidade de comidas, bebidas, número de profissionais que atenderão o evento etc.

Veja o portfólio de trabalhos realizados

Todo negócio que possui uma carteira de cliente mantém um registro dos serviços realizados. Portanto, ao entrar em contato com as empresas de eventos que você está selecionando, peça para olhar o portfólio do que já foi produzido.

Essa dica garante dois pontos essenciais na hora de contratar um serviço de alta qualidade: garantir uma organização competente, baseado no histórico de atendimento e optar pela empresa certa para o tipo de evento que você está montando.

Assim como qualquer mercado há especialidades. Por exemplo, você pode encontrar empresas com foco em eventos corporativos, mas também aquelas que atendem outros segmentos.

Por isso, fundamental buscar por uma que esteja alinhada aos principais objetivos da sua celebração, como confraternizações, divulgação de produtos etc

O Meu Bistrô, por exemplo, é um marketplace que conecta empresas e contratantes individuais aos mais renomados chefs de cozinha. Assim, se você pretende proporcionar a melhor experiência gastronômica aos seus convidados essa é, definitivamente, a melhor contratação.

Como funciona o Meu Bistrô?

Além de garantir os melhores cardápios para o seu evento, o Meu Bistrô visa facilitar a contratação de chefs profissionais.

Para isso, basta o cliente acessar o nosso site pelo computador, smartphone ou tablet, escolher o tipo de serviço, a data, o chef ou menu e fazer a reserva. São mais de 2.000 chefs registrados em nossa plataforma e mais de 1.700 opções de menus.

Grandes eventos, buffets, coquetéis e os mais variados tipos de festas e comemorações são atendidos por nosso profissionais em todo o Brasil.

Por isso, se você está em busca de empresas de eventos para sua próxima comemoração da sua empresa, acesse agora o nosso site, conheça nossos serviços e garante um menu inesquecível para esse grande dia.

Se preferir, você também pode entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas de como ter personal chef aí, no seu evento.