Fondue: celebre a chegada do inverno com esse delicioso prato

Fondue: celebre a chegada do inverno com esse delicioso prato

Para quem gosta um clima mais friozinho, o inverno é a estação do ano ideal. Ele se inicia no dia próximo dia 21 de junho e termina em 23 de setembro, deixando as noites mais longas e o clima gelado.

E não há nada mais agradável e aconchegante que aproveitar as temperaturas mais baixas na companhia de amigos, familiares e uma panela fumegante de fondue — e as possibilidades de receita são inúmeras!

Neste post você verá algumas sugestões desse prato para você comemorar a chegada da estação em grande estilo. Por isso, continue a leitura e descubra dicas incríveis!

A história do fondue

A palavra fondue vem de “fundido” ou “derretido”. O prato — que foi criado na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial — alimentava camponeses que durante o inverno rigoroso não conseguiam ir às cidades buscar alimentos. Assim, eles derretiam restos de queijos, já que eram eles os produtores de leite e produziam muito desse produto.

Mas o fondue só ganhou fama na década de 50, através de um chef de Nova York que começou a servir o prato no restaurante em que trabalhava. E apesar de seu início rústico, ele passou a ser um alimento refinado por conta dos queijos escolhidos para seu preparo.

Hoje, existem vários produtos que podem ser utilizados para o preparo do fondue. Veja agora alguns dos preparos que você pode servir para os seus convidados.

Fondue de queijo

Essa é a versão mais tradicional do prato e também a favorita de muitas pessoas. Normalmente, ele consiste em uma mistura de tipos de queijo distintos com um toque de alho e vinho branco. A maioria costuma saboreá-lo com pedacinhos de pão, mas existem aqueles que preferem usar legumes cozidos, como batatas, cenouras, brócolis, couve-flor, entre outras opções.

Fondue de carne

Nessa outra variedade do prato, o principal são os pedacinhos de carne fritos em óleo quente nos espetos. O toque especial fica por conta dos molhos que as acompanham, que podem ser de tomate, molho rosê, molho pesto ou até mesmo um molho de queijo ou vinho.

A dica é deixar a criatividade fluir e servir os molhos que mais combinam com as carnes escolhidas.

Fondue de camarão

Mais uma forma de comemorar a chegada do inverno é com essa variação do fondue com camarões. Nesse prato, os frutos do mar são previamente cozidos e servidos com molhos de queijos mais suaves, já que o camarão possui um sabor leve, porém bastante característico.

Uma sugestão é incluir alguns legumes e pães para complementar o cardápio e variar o paladar dos convidados.

Fondue de chocolate

Entre as versões doces, o chocolate é sempre o preferido. Afinal, se trata de uma ótima opção de sobremesa, extremamente versátil e ideal para qualquer momento.

O comum é servir frutas variadas para acompanhar o creme, como morangos e banana, mas biscoitos, bolos e até marshmallows também combinam perfeitamente.

Fondue de caramelo

Se quiser apostar na variação doce, mas não é muito fã de chocolate, o caramelo pode ser a solução para você. Essa versão funciona da mesma forma que a sobremesa tradicional e também harmoniza com os mais variados tipos de fruta, como abacaxi, maçã e as queridinhas banana e morango.

Com tantas variedades, fica fácil proporcionar um encontro especial com amigos ou familiares. Assim, depois de escolher entre as opções do fondue, basta selecionar as bebidas, marcar a data e avisar os convidados. Só tome cuidado com as quantidades para não transformar uma refeição aconchegante em algo enjoativo.

Comemorar a chegada do inverno nunca foi tão delicioso! E se você gostou dessas dicas, que tal compartilhar em suas redes sociais e inspirar outras pessoas também?