Início do verão: quais pratos servir em dias quentes?

O início do verão é em 22 de dezembro. A partir desse dia, o sol marca presença com ainda mais força e todos buscam as melhores opções para aproveitar o melhor da estação, entre elas, pratos leves para saborear nesses dias mais quentes. E você, sabe o que degustar ou servir aos seus convidados nos dias de calor?

A verdade é que, faça chuva ou faça sol, cada clima pede o alimento certo. O motivo é que a temperatura influencia também na sua saúde, logo, quando está mais quente, por exemplo, o melhor é dar preferência a preparos mais suaves e refrescantes.

Veja, neste post, pratos perfeitos para o verão que podem ser servidos em reuniões informais, eventos, festas e diversos outros momentos!

Opções de refeições para servir no início do verão e em dias mais quentes

De momentos informais do dia a dia à grandes comemorações, saiba que há o cardápio certo para cada tipo de festa e, também, época do ano, incluindo o início do verão.

Reuniões informais

Seja um almoço informal em família, ou um encontro entre amigos na sua casa, estes dois pratos se completam perfeitamente, além de serem fáceis de preparar e extremamente saborosos.

Salada de alface com manga e nozes

Saladas combinam perfeitamente com o verão. Para dar um up na tradicional salada de alface, a dica é incluir manga e nozes picadas. O crocante de uma, com o adocicado da outra, deixa o prato ainda mais atrativo e gostoso.

Omelete com salada de mandioquinha

Ovo, queijo, tomate, orégano e sal. Esses são os ingredientes indispensáveis para uma boa omelete, mas nada impede de você incluir outros. Para acompanhar, uma salada de mandioquinha temperada com salsão, alho, limão e sal, completa o sabor marcante do prato principal.

Eventos

Investir em comidas leves para servir em eventos é a melhor opção quando o verão chega, ainda mais nos que acontecem à noite, horário indicado para deixar o estômago leve, facilitando a digestão e em uma boa noite de sono pós-comemoração.

Salada de lentilha com tender e abacaxi

Mesclar sabores diferentes resulta em uma refeição exótica para encarar o início do verão de maneira saudável. A lentilha cozida, depois de fria, pode ser temperada com azeite, sal, cebola, pimenta e outros condimentos. Após, basta acrescentar fatias finas de tender e pedaços pequenos de abacaxi.

E se assuste! O tender é uma carne que fica deliciosa tanto quente quanto fria. O prato ainda é requintado e muito colorido, garantido uma apresentação diferenciada para a ocasião.

Beterraba recheada com ricota

A beterraba tem o poder de dar uma boa dose extra de energia, já que é rica em açúcar bom. Recheada com uma colher de ricota temperada, cria-se um sabor perfeito para animar os eventos. A apresentação do prato também é ideal para esses momentos, pois sua cor marcante chama a atenção e aguça os paladares.

Festas

Festas de casamento, aniversário, entre outras, pedem pratos alegres e que vão ao encontro do clima da comemoração. O bom é que há uma série de preparos perfeitos para cada momento.

Salada com salmão com mostarda dijon

As cores do salmão são uma atração à parte e deixam qualquer mesa linda. A junção de alface e pepino, temperados com mostarda dijon, dão o charme à mais ao prato. Além disso, o salmão é um peixe nobre que confere ainda mais requinte, além de, claro, muito sabor.

Aspargos com ovos e maionese

Um clássico da culinária mundial, os aspargos ganham ovos cozidos nessa versão refrescante. O legume ainda tem a vantagem de poder ser degustado quente ou frio. Já a maionese, traz o toque de cremosidade que o prato pede.

O que não falta são variedades de preparos para você encarar do início do verão com muito sabor, indo até o término dele com alimentos leves, saudáveis e deliciosos.

Para completar, incremente seu cardápio com frutas frescas para a sobremesa, ou mesmo uma boa taça de sorvete com um pedaço de torta gelada. Além de garantirem sabor final da refeição, aliviam a sensação de calor.

O que achou das nossas sugestões de preparos para os dias quentes que estão chegando? Se gostou, compartilhe este post em suas redes sociais e deixe seus amigos e familiares com água na boca!