Colheita de Azeitonas para Azeite

Hipócrates, pai da Medicina, repetidamente se referiu em sua obra os pontos positivos do azeite de oliva para a saúde em geral,

chamando-o de “a grande cura”.

 

Colheita : importante etapa na produção de Azeite

O azeite tem que ser produzido no tempo mais proximo da colheita, ideal que seja feita na temperatura mais baixa do dia, para manter a característica importante de um extra virgem: frescor! Em alguns casos, o transporte é feito em couler refrigerado ou mesmo em sacos de pano, caixas de madeira ou plastico. O cuidado com a pele das azeitonas é essencial para não afetar a qualidade do oleo. A colheita tem que ser feita no momento certo, se possível com as olivas ainda verdes.Conhecer suas oliveiras e frutos é primordial para esse momento afinal não pode ser muito cedo, pois assim não tera sabor marcante suficiente!.

colheita de azeitna

Acompanhar o processo de colheita significa estar lado a lado na , acompanhando o desenvolvimento das oliveiras.Se chover, tem que esperar ao menos dois dias,esse tempo é para a azeitona evaporar a agua absorvida na chuva.

colheita de azeitona chuva

Caso as azeitonas não forem espremidas no dia, elas devem ser armazenadas secas, pois úmidas podem causar fermentação e não resultar em Azeite Extra Virgem.Alguns produtores utilizam o sistema de filtragem no qual o azeite passa por um filtro de papel  ou peneiras que não deixam passar segmentos invisíveis aos olhos, e para manter ainda mais a pureza do azeite são filtrados duas vezes.Apos essa filtração, o azeite vai para a decantação, no qual ira ficar encorpado.Apos 20/30 dias o azeite e embalado e bom para consumo.

Colheita de azeitonas

O momento da colheita é tão importante que essa data esta presente nas embalagens. Geralmente, tem duas datas na garrafas ou latas, a primeira é do dia da colheita e a segunda e a validade.Essa informação comprova o frescor tão primordial no azeite, ou seja, quanto mais próxima a data da colheita com o momento da compra mais autentico estará.Algumas crenças de azeite velho é mais saboroso não procede. O tempo faz com que alguns aromas e sabores fiquem ausentes,podem ate ficar rançoso.

Se tiver uma garrafa de azeite, use bastante, Aproveite!

azeite de oliva

 

Se desejar saber mais, recomendamos leitura no Olive Oil Times!

Quer continuar por dentro de posts como esse e ainda saber mais sobre o ? Entre em contato com a gente!

Até a próxima!