Natal criativo: surpreenda a família com uma comemoração diferente

As festas de fim de ano são o momento de confraternizar, celebrar as conquistas alcançadas e idealizar como será esse novo ciclo que está por vir. Por isso, nada mais comum do que receber os amigos e familiares em casa para brindar a tudo isso. Contudo, quem planeja uma recepção natalina costuma se questionar como fazer um Natal criativo, diferenciado e marcante.

Isso porque você não quer fazer apenas mais uma ceia como nos anos anteriores, não é verdade? Ao contrário, espera surpreender os convidados e proporcionar uma noite memorável com um ambiente diferenciado e um cardápio que desperta um misto de emoções a cada novo sabor experimentado.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo a se organizar e preparar uma comemoração única, agradável e com um toque pessoal. Acompanhe!

Aposte em uma ceia ao ar livre

Na sua casa há um jardim, uma varanda grande ou mesmo um terraço, sejam eles independentes entre si ou que se conectam? Então deixe de lado as ceias de Natal feitas em cômodos internos, como as salas de estar e jantar, e explore essas áreas ao ar livre!

Dessa forma, você pode investir em uma ambientação rústica com mesas e bancos de madeira (maciça ou de demolição), futons, fitas de LED de cor amarela para a iluminação, velas, plantas ornamentais (amarílis, poinsétia, ciclame etc.) e muito mais.

Com isso, é possível resgatar (e vivenciar) o hábito de confraternizar no lado externo do lar, muito comum entre as décadas de 1940 a 1960 em países da Europa e América do Norte. Afinal, assim aproveita-se o contato com a natureza e o ar bucólico que ela proporciona para potencializar a sensação de acolhimento e conforto — o que é essencial para uma confraternização como essa.

Personalize a decoração de Natal do lar

Já para quem não dispõe dos espaços citados na dica anterior ou não quer abrir mão de utilizar as áreas de dentro do imóvel e destacar o bom gosto e requinte de cada recinto, vale a pena personalizar a decoração, a começar pela árvore de Natal.

Você pode adotar, por exemplo, modelos diferentes e que tenham um apelo estético mais minimalista — algo que se tornou tendência no design de interiores —, como as feitas com estruturas de madeira e ferro.

Outra opção em alta é a substituição da clássica árvore por montagens na parede — sempre em formato triangular — que remetem à estrutura do pinheiro e que pode, ser feitas com os mais diferentes materiais, desde flâmulas e fotografias até nichos e prateleiras do próprio mobiliário.

As guirlandas também devem receber um toque pessoal. Modelos com detalhes em renda, junção de galhos secos, colagem de feltro e/ou lã e material reciclado (papel, plástico etc.) são ótimas sugestões para dar um toque leve à entrada da casa.

Fora o que já foi dito, é possível usar a criatividade para impressionar suas visitas com detalhe simples: a troca das pinhas por suculentas. O motivo disso é que, devido ao tamanho reduzido, elas podem ser colocadas em terrários, vasos, canecas ou mesmo sacos de juta personalizados e integrar qualquer espaço do décor natalino sem dificuldades, como uma mesa, um aparador ou um vão na parede do corredor.

Já para quem gosta de presentear, as suculentas se tornam, inclusive, uma ótima lembrança para dar aos amigos e familiares durante o Natal, já que são fáceis de cuidar, transportar e possuem uma beleza única.

Diversifique o cardápio de bebidas

Assim como acontece com a decoração, é fundamental sair do “mais do mesmo” no cardápio de bebidas para oferecer às suas visitar um Natal criativo e diferenciado. Porém, muita calma nessa hora! Isso não significa que você deixar de fora os espumantes e vinhos que são bastante tradicionais durante essa celebração

A ideia é justamente o oposto. Ou seja, ir além deles e fornecer uma maior variedade de opções, inclusive aquelas que podem ser pouco usuais, mas que certamente vão agradar o paladar dos convidados mais exigentes.

Algumas sugestões, por exemplo, são a sangria e o ponche, duas bebidas que são feitas com o uso de vinho — a primeira com o tinto e a segunda, por sua vez, com o branco. Além delas, também há as cervejas artesanais, o licor e o rum.

Ah, e ainda é possível apostar em coquetéis com e sem álcool, em especial os cítricos, que vão muito bem com o clima do verão e harmonizam com facilidade com sobremesas, pescado e frutos do mar. Outro ponto positivo dos drinks não-alcoólicos é que eles podem ser servidos às crianças, já que levam, basicamente, apenas um mix de suco de frutas, gelo e leite condensado (opcional).

Invista na contratação de um chef de cozinha

Para finalizar, não podemos deixar de falar dos pratos que serão servidos na ceia, não é mesmo? Afinal, eles são sem sombra de dúvidas o ponto alto da noite. Porém, ser anfitrião e também o responsável pela elaboração do menu, compra de ingredientes e preparo dos alimentos não é uma tarefa fácil — especialmente se cozinhar não é o seu forte.

Você vai precisar se virar, literalmente, nos 30 para dar conta de tantas funções a fim de garantir que nada saia errado e, como consequência, vai aproveitar pouco desse momento que deveria ser uma oportunidade para estar com os seus se divertindo e comemorando mais um Natal. Por isso, não deixe de contratar um chef de cozinha!

Isso porque não se trata somente de ter um profissional capacitado para atender seus convidados e as necessidades deles, mas também de oferecer uma verdadeira experiência gastronômica que surpreenda a todos. Assim, você pode se dedicar com mais calma a garantir uma recepção ímpar, pensar nos detalhes da decoração e, por fim, desfrutar de uma ceia que dá água na boca!

Gostou das nossas sugestões para um Natal criativo? Então não perca tempo e já comece a colocá-las em prática para surpreender seus amigos e familiares e proporcionar uma noite inesquecível! E se você quiser conferir outras dicas e assuntos para tornar suas recepções inigualáveis, curta agora mesmo a nossa página do Facebook!