Por que a comida brasileira é uma das melhores do mundo?

Por que a comida brasileira é uma das melhores do mundo?

Carnes assadas, aves ao molho, doces dos mais variados. Todos os pratos do Brasil que você imaginar têm sabores e histórias únicas.

A comida brasileira é fruto da miscigenação de povos, colonizações, tratados comerciais e migrações. Tudo isso, e muito mais, construiu uma das mais ricas e melhores cozinhas do mundo.

Na culinária brasileira você encontra um pedacinho de cada influência cultural pela qual o país passou — e ainda passa — ao longo dos séculos. Assim, índios, negros, portugueses, japoneses, holandeses e muitos outros povos construíram, mesmo sem saber, para cozinha do Brasil.

Para desvendar cada fatia da gastronomia brasileira e descobrir seus melhores sabores, conheça neste artigo alguns dos pratos mais tradicionais da nossa cozinha.

Conheça os pratos da comida brasileira mais tradicionais

De norte a sul, e de leste a oeste, cada região do Brasil tem pratos com, além de muitos temperos, heranças históricas. E olhe que é cada patrimônio saboroso que deixa todos de boca aberta!

Frango ao molho pardo

A receita típica da cozinha mineira é fruto de um preparo tradicional português, em que o frango é preparado em um caldo feito em seu próprio sangue.

Esse gosto mais rústico dá o toque especial ao molho de tom escuro — por isso chamado pardo. Além disso, a ave fica com textura muito macia depois de horas cozida e temperada com ervas.

Pato no tucupi

O prato famoso da culinária do norte do país leva o tucupi, um líquido de sabor acentuado e cor amarela forte, extraído da raiz da mandioca-brava — típica produção regional. O preparo cozido remete à alimentação indígena, que é baseada no uso de raízes e animais silvestres.

Churrasco

A clássica combinação de brasa acesa, churrasqueira e carnes variadas na grelha é uma das preferências nacionais. Tradicional do Rio Grande do Sul — estado mestre nessa arte culinária — esse preparo é feito em todos os cantos do país, cada um ao seu modo.

Entre as inúmeras opções de cortes desse prato estão a picanha, costela, cupim, linguiça, frango e costela suína.

Moqueca

A moqueca é um combinado que traz peixe cozido ao molho temperado com ervas e legumes numa panela de ferro.

No Espírito Santo, o prato tem sua versão capixaba, que leva frutos-do-mar. Já na Bahia, a mesma receita faz o peixe ao azeite de dendê — tempero local saboroso.

Cada estado faz seu próprio preparo, mas os sabores se encontram em um só adjetivo: deliciosos!

Tapioca

A tapioca é uma receita fácil e muito versátil, que pode ser tanto doce quanto salgada, o que só colabora para que esse prato atraia mais fãs.

Sua massa é feita de fécula de mandioca — espécie de farinha — aquecida numa frigideira. O recheio doce mais tradicional é o de coco ralado com leite condensado, enquanto o salgado é o de carne seca com catupiry — ambos irresistíveis!

Acarajé

O bolinho frito mais cultuado da Bahia, e de outros estados do nordeste brasileiro, faz a fama entre brasileiros e estrangeiros há décadas.

A receita leva massa de feijão do tipo fradinho frita e recheada com vatapá — creme feito à base de farinha de rosca com camarão, ervas e azeite — além de vinagrete e camarão seco. O toque final fica por conta da pimenta, sempre muito picante.

Diante de todas essas opções, é até difícil escolher por qual delas começar a experimentar. Cada comida brasileira é como uma viagem ao passado do país, com histórias inusitadas que terminam na combinação de ingredientes que você aprecia hoje em dia!

Já pensou ter todos esses sabores, feitos por um serviço de cozinha profissional e aí, no conforto da sua casa? Pois saiba que isso é possível! Contrate agora os serviços do Meu Bistrô e tenha momentos mais que especiais!