Principais tipos de jantares para oferecer em casa

Receber as pessoas queridas em casa é sempre muito gratificante, não é mesmo? Além de ser uma forma de demonstrar carinho e consideração, é uma ótima opção para reunir os amigos com mais privacidade. É possível oferecer diversos tipos de jantares em casa, cada um de acordo com o que o momento ou os convidados necessitam.

Seja para uma reunião informal no fim do dia, ou um evento de celebração mais fino e elegante, você só precisa de uma decoração adequada e um cardápio bem planejado para que a noite seja um sucesso.

E foi pensando nisso que preparamos algumas dicas que vão te ajudar a oferecer os melhores jantares em casa. Curioso? Continue lendo!

Jantar elegante

Os jantares elegantes são ideais para ocasiões especiais, como casamentos, aniversários mais chiques e bodas. Durante a preparação desses eventos, o foco deve estar nos detalhes: a apresentação dos pratos e das bebidas deve ser cuidadosamente pensada.

Prime pela delicadeza, já que a regra básica aqui é: “menos é mais”. Aposte em louças pequenas, como mini pratos, copinhos e colheres de servir, que você pode encontrar em casas especializadas.

Decoração

A decoração para jantares desse tipo deve ser clean e bastante refinada. Para tanto, opte por itens nobres e bonitos, como flores e outros elementos naturais. Você também pode aproveitar peças que já use na decoração habitual da casa. Vasos, esculturas e outras peças decorativas são excelentes opções para decorar esses tipos de jantares.

Cardápio

Para escolher o cardápio do evento você deve levar em conta alguns fatores. O clima, a ocasião e o perfil dos convidados são alguns deles, e, assim como a decoração, o melhor é optar por delicadeza e elegância.

Uma boa forma de conduzir essa comemoração é servindo aperitivos, um pequeno jantar e algumas opções de sobremesa. Na entrada, você pode servir pratos com cogumelos recheados ou queijo brie, presunto parma com melão cantoloupe e camarão sobre aspargos.

Na hora da refeição principal, o mais usual — e prático — é servir uma massa com vários tipos de molho. São exemplos os molhos: pesto, funghi, sugo e o de filet.

Em relação às bebidas, você pode oferecer sucos, cervejas, vinhos ou espumantes, além dos clássicos drinks com destilados.

Jantar casual

Um jantar casual é aquele para ser feito com a família e os amigos sem motivos especiais. Aqui, a intenção é reunir as pessoas queridas e ter bons momentos. Dessa maneira, não é preciso se preocupar muito com decorações elaboradas nem com cardápios refinados.

Decoração

Para a decoração de um jantar casual o ideal é reaproveitar as peças que você já tem em casa. Você pode usar suplair e louças combinando, e montar alguns arranjos simples com flores. Apenas tome cuidado para que a altura dos enfeites não atrapalhe a conversa à mesa.

Cardápio

O cardápio ideal para esse tipo de jantar é aquele mais simples, com receitas que não dão muito trabalho e que toda a família possa ajudar. Assim, a preparação já se torna um momento de confraternização.

Algumas receitas são sempre sucesso absoluto, como lasanha, empadão, strogonoff ou pratos típicos da sua região. Preocupe-se, apenas com restrições alimentares dos convidados, já que nesse caso é importante montar um cardápio um pouco mais diversificado.

Jantar despojado

Um jantar despojado é ideal para celebrações mais jovens e divertidas. Nesse caso, o foco está na facilidade para servir e também na música, que deve ser bem animada e descontraída.

Decoração

Para esse tipo de jantar, procure elementos mais divertidos. Balões e flores coloridas são excelentes opções. Os fios de luz de led também são ótimas escolhas para deixar o ambiente agradável e ainda ajudam a oferecer um ponto de iluminação indireta.

Cardápio

O ideal nos jantares casuais é dar preferência aos pratos fáceis de servir. Assim, opte por aperitivos, salgadinhos e entradas. Você também pode montar uma mesa com frios, torradas e pastinhas, assim, todos podem se servir quando quiserem e comer enquanto dançam ou conversam.

Aposte, também, em drinks mais ousados e divertidos, que vão ajudar a animar ainda mais a sua festa.

Jantar temático

Esses tipos de jantares são ideais para ocasiões especiais, como festas de fim de ano e feriados próprios. Nesse caso, o evento pode ser elegante ou casual, mas, além das dicas acima, alguns elementos alternativos vão ajudar a dar um toque temático à festa.

Decoração

Para os jantares temáticos, a decoração deve ser ligada ao tema da festa. No Natal, por exemplo, se a sua ideia for um evento casual, você pode brincar com as cores típicas para criar uma decoração tropical, mais a ver com o calor do verão brasileiro.

Além dos feriados especiais, você também pode se divertir com temas aleatórios ao longo do ano. Que tal uma noite mexicana ou japonesa? Você só precisa buscar elementos que lembrem o país escolhido, ou as cores das bandeiras. Isso cria um clima diferente e divertido na sua casa.

Cardápio

A escolha do cardápio também deve ser ligada ao tema da festa. Durante os feriados é comum optar por pratos típicos da data — como a ceia de Natal ou a bacalhoada da Páscoa —, mas você pode variar de acordo com os gostos dos convidados.

Já pensou, por exemplo, em servir um Natal tropical com uma bela moqueca de camarão? Essa escolha pode ser surpreendentemente bem aceita.

Bônus: dicas para todos os tipos de jantares em casa

Algumas dicas básicas podem te ajudar a servir todos os tipos de jantares sem maiores problemas. Independentemente das regras de cada jantar, o importante é que todos estejam à vontade e se divirtam bastante.

Uma boa forma de aliviar as preocupações com o cardápio é contratando um personal chef. Além garantir a elaboração de um cardápio delicioso e adequado para o tipo de jantar, alguns pacotes incluem até mesmo a limpeza das louças após o fim do evento.

Trazer esses jantares para dentro de casa tem várias vantagens, tanto para você, quanto para os convidados. Em um ambiente íntimo, seus convidados ficarão mais confortáveis e à vontade, além de terem mais autonomia sobre o cardápio.

Com essas dicas seus eventos vão agradar a todos e você vai poder servir vários tipos de jantares com sucesso.

É hora de começar a planejar o seu próximo evento! Qual vai ser a ocasião? Divida conosco suas experiências ou dúvidas deixando o seu comentário neste post.