Saiba como preparar refeições especiais para o verão

A estação mais quente do ano pede comidas mais leves e ricas em sabores. Nas altas temperaturas, o corpo requer  alimentos de fácil digestão e que também ajudem na hidratação. Confira as dicas que selecionamos para preparar e escolher os pratos para o verão:

 

1 – Escolha os ingredientes da estação do verão

refeições para o verão meu bistrô

Na preparação dos pratos, é importante estar atento às frutas e verduras da estação. Elas são mais baratas e ricas em sabores, proporcionando pratos mais elaborados e deliciosos.

Os vegetais considerados de época são: abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alcachofra, alho, alho-poró, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória, chuchu, jiló, mandioca, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete e repolho. Algumas das frutas da estação são: melancia, damasco, melão, cereja, manga, manda, ameixa, framboesa, mirtilo e morango.

Os vegetais servem maravilhosamentecomo guarnições, sejam no vapor ou assados, além de acompanharem os pratos principais. As frutas da estação podem ser servidas como sobremesas leves e frescas. Além disso, também podem fazer parte da apresentação dos pratos, em saladas e até mesmo em bebidas refrescantes.

Confira sugestões de cardápios que incluem vegetais da estação: Menu verão do chef Douglas e o Menu Verão dos Chefs Fernando e Juliano.

 

2 – Capriche na escolha das saladas dos pratos leves de verão

refeições para o verão meu bistrô

As saladas são leves e podem ser muito deliciosas. No verão, há uma diversidade de opções de vegetais para ser usada na criação de saladas coloridas e variadas. Aposte no pimentão, couve e alfaces variadas.

Você pode ainda complementar o prato com frango, tofu e leguminosas, como lentilhas e milho. Para finalizar, as ervas aromáticas frescas darão um toque delicioso ao prato.

Confira o Menu Primavera Verão da Chef Larissa, que inclui uma deliciosa e sofisticada salada.

 

3 – Carnes grelhadas são boas pedidas para a época de calor

refeições para o verão meu bistrô

Os grelhados no ponto são mais leves e combinam com a estação. Nesse tipo de preparo, a carne fica menos calórica e seu sabor, acentuado. Podem ser acompanhados de legumes, frutas coloridas, saladas ou molhos. O resultado são deliciosos pratos!

Nesse preparo, os peixes podem ser harmonizados com ervas frescas, como alecrim, tomilho e sálvia. As carnes de aves combinam com lemon pepper e manjericão.

Confira o Menu Salmão Grelhado com Molhos cítricos da Chef Camila.

Ficou animado com as nossas dicas? Curta intensamente a estação mais cheia de energia e conte com a ajuda de um Personal Chef, do Meu Bistrô, para deixar o seu verão ainda mais inesquecível!