Serviço à francesa: aprenda sobre ele e monte um evento incrível

Caso você esteja planejando um evento formal e com requinte, a exemplo das bodas e festas de casamento, é essencial definir um serviço de mesa compatível com a ocasião. Nesse contexto, o mais indicado é o serviço à francesa.

Ele pode não ser muito habitual nas festas que participa, mas se já frequentou algum restaurante mais sofisticado ou participou de cruzeiros, deve ter uma noção de como ele funciona.

Como essa pode ser uma opção para suas recepções, dependendo do ambiente que pretende proporcionar aos seus convidados, criamos este post para que você conheça todas as particularidades desse serviço e, quem sabe, decida por ele para o seu próximo evento. Acompanhe!

No que consiste o serviço à francesa

Entre tantos tipos, o serviço à francesa, certamente, é o mais requintado. Justamente por esse motivo, ele é o estilo escolhido para servir convidados em eventos mais formais. Além disso, ele também é sinônimo de sofisticação e de boa comida.

Regras de organização

Como se trata de um estilo de serviço pensado para eventos requintados, o serviço à francesa é composto por uma série de regras e etiquetas para garantir o sucesso da ocasião, bem com a sua elegância.

Começando pela quantidade de profissionais  — garçons — a serem contratados, que devem ser cinco por convidado, a fim de atender a todos devidamente.

O menu deve ser pensado com base no tipo de comemoração e no gosto pessoal do homenageado, convidados de honra ou anfitrião. Além disso, o cardápio precisa ser dividido entre entradas, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas.

Vale destacar que as bebidas precisam circular desde a chegada dos primeiros convidados até o fim da festa. Assim, durante o jantar, a primeira bebida a ser servida é a água, seguida dos vinhos que harmonizam com cada prato. O champanhe fica reservado para o momento da sobremesa ou brindes, se houver. Já os drinks digestivos consistem no licor ou conhaque.

Arrumação da mesa

No serviço à francesa, a arrumação das mesas sempre segue uma sequência pré-definida. Em cada lugar deve ser colocado um prato raso sobre um sousplat (base de apoio), acompanhado de um guardanapo que pode ser disposto à esquerda.

Os talheres devem ser colocados à direita do prato, seguindo a ordem de dentro para fora: faca para carnes, peixes e uma colher de sopa, caso necessário. Os garfos para carnes e peixes são postos à direita, também seguindo a ordem de dentro para fora.

Já as taças e copos são organizadas na seguinte ordem: os de vinho tinto na direção da ponta da faca de carnes, o de água à esquerda, o de vinho branco à direita e as taças de champanhe entre os copos de água e vinho.

Momento de servir

Nesse tipo de serviço, cada prato chega à mesa devidamente montado e decorado, servidos por garçons ou copeiros que precisam estar impecavelmente vestidos, possuir boa postura e conhecer as regras de etiqueta do buffet.

As refeições começam a ser servidas para as mulheres, sendo que a primeira sempre a anfitriã. Os homens também são servidos da mesma forma, ou seja, primeiro o anfitrião, somente depois os convidados. Vale destacar ainda que é necessário esperar todos serem servidos para, então, começar a comer.

A retirada dos pratos deve ser feita pela esquerda e a colocação de um novo pela direita, assim como as bebidas. Antes de servir as sobremesas, os garçons precisam limpar toda a mesa, retirando todos os itens, incluindo o sousplat, com exceção dos copos.

Essas são as principais características de um serviço à francesa. Portanto, se você estiver organizando um jantar de casamento, bodas ou mesmo formatura, agora já sabe como prepará-lo adequadamente e de acordo com a importância da ocasião.

Depois de entender melhor como esse tipo de serviço funciona, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e mostrar aos seus amigos quanto você está por dentro do assunto?