Serviço de mesa: qual o melhor para o seu evento?

Oferecer um almoço, um jantar ou uma festa para celebrar algo especial requer pensar em vários detalhes, entre eles qual serviço de mesa é o mais indicado para a ocasião.

Receber convidados em casa é sempre uma excelente oportunidade para desfrutar bons momentos e, claro, apreciar pratos que valorizam o melhor da gastronomia. Mas além da escolha do cardápio, é preciso definir como ele será servido.

Nesse ponto, muitas pessoas ficam na dúvida, principalmente pela variedade de serviços existentes. O primeiro passo, então, é definir o estilo da sua reunião e o clima que quer transmitir aos convidados, para só depois escolher o serviço de mesa.

Porém, saber as características de cada um deles é essencial para optar pelo melhor. Pensando em lhe ajudar nisso, trouxemos alguns dos mais utilizados e que podem casar perfeitamente com o seu evento. Continue a leitura e descubra mais sobre eles.

Serviço de mesa: por que ele é tão importante?

Lista de convidados, decoração, música, bebidas, comidas. Esses são apenas alguns detalhes que precisam estar alinhados para que o seu evento seja um verdadeiro sucesso.

Somado a eles, o serviço de mesa dá o toque final e também dita o tom da sua festa. Por isso, ele precisa estar de acordo com o estilo que deseja para o dia.

Veja agora os mais utilizados e encontre aquele que melhor traduz o espírito da sua festa.

Serviço à francesa

O serviço de mesa à francesa é uma excelente alternativa para os momentos que demandam bastante formalidade e requinte, como jantares promovidos por conta de celebrações especiais, tais como noivados ou bodas de casamento..

Justamente por isso, é o serviço que mais se prende aos detalhes para oferecer refeições e atendimento impecável. Nele, os convidados estarão à mesa, acomodados em lugares previamente marcados, com o sousplat previamente disposto sobre ela.

Os garçons — que são indispensáveis, devem ser experientes e estar em quantidade proporcional ao número de convidados — ficam encarregados de levar os alimentos em porções pré-montadas a cada um dos presentes, para que esses se sirvam com tranquilidade.

A ordem dos pratos deve ser: duas entradas, um prato principal e, por último, duas sobremesas, sempre, é claro, tendo talheres, louças e demais utensílios trocados ao final de cada um.

Outro ponto importante e que é uma etiqueta clássica do serviço à francesa é a entrega dos pratos pela esquerda e a retirada pela direita, sem que haja contato físico do garçom tanto com o convidado quanto com a mesa.

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa, por sua vez, conta com um pouco menos de requinte que o serviço de mesa anterior, embora mantenha a formalidade do momento. Ele é uma opção que pode ser aplicada, por exemplo, em jantares de negócios ou de comunicados importantes à família.

Contudo, é importante ficar atento quanto às duas vertentes desse serviço que possuem características específicas: a direta e a indireta. Na primeira, os pratos são montados na hora  e servidos em travessas pelos garçons, sempre em quantidades similares para todos os convidados.

Já na segunda, há o acréscimo de um item elegante e marcante em qualquer jantar: o guéridon, que é uma espécie de mesa auxiliar. É nele que os alimentos são dispostos em bandejas e apresentados aos presentes. Dessa forma, é possível indicar ao garçom qual a preferência e, somente depois disso, o prato é montado e servido.

Por conta da dinâmica desse tipo de serviço de mesa, é indispensável contar com uma equipe de profissionais em número suficiente para servir e evitar esperas que podem resultar em comidas frias ou longos intervalos entre um prato e outro.

Serviço à americana

Já o serviço à americana é indicado para ocasiões informais, em que haja um número que varia de médio a grande de convidados, o que pede mais dinamismo na hora da montagem dos pratos.

Seu funcionamento ocorre de maneira self-service, podendo ser dispensada, assim, a presença de garçons. Essa maneira de montar os pratos oferece aos convidados mais liberdade para se servirem quando quiserem e, principalmente, como e quanto desejarem.

Porém, é importante atentar-se que, justamente por essa característica, é fundamental oferecer um cardápio diversificado, indo desde as entradas até as sobremesas.

Além disso, ele deve ser bem-disposto em ilhas formadas por mesas ou aparadores posicionados em áreas com boa circulação otimizando, inclusive, a conservação e a reposição dos alimentos.

Serviço empratado

Por fim, temos o serviço empratado, que pode ser utilizado em situações formais, como jantares nos quais se reúne colegas de trabalho para celebrar conquistas ou para debater assuntos importantes, além de jantares e comemorações em família.

Nesse tipo de serviço de mesa os convidados ocupam os seus lugares e têm acesso a um cardápio que deve conter, pelo menos, de duas a três opções de pratos, tanto para a entrada quanto para a refeição principal e a sobremesa.

Por essa razão, é comum que as pessoas sejam servidas em intervalos de tempo distintos, embora próximos, que vai de acordo com o prato escolhido. Logo, é fundamental contar com uma equipe de cozinha coesa, ágil e experiente para que ninguém espere mais do que o necessário ou que ocorra equívocos quanto às solicitações feitas.

Outro aspecto crucial é que esse tipo de serviço de mesa, obrigatoriamente, inicia-se dos mais velhos para os mais novos e das mulheres para os homens. Além disso, é interessante já conhecer os gostos e, principalmente, as restrições alimentares do convidados, para que o cardápio contemple todos os paladares de forma igualitária e não cause desconforto ou mal-estar.

Agora que você conheceu os principais, certamente, há um tipo de serviço de mesa que atenda perfeitamente o evento que está planejando.

Mas se precisa de mais ajuda para deixar seu almoço ou jantar perfeito, entre em contato agora com a gente, contrate um dos nossos chefs e ofereça aos seus convidados serviços de qualidade e sabores inesquecíveis!