Tipos de festas: qual o melhor para uma confraternização?

Receber os amigos em casa é um grande prazer, mas também é importante proporcionar uma experiência agradável e inesquecível para todos.

Existem diversos tipos de festas que você pode oferecer para confraternizar neste finalzinho de ano e, juntos, comemorarem tudo de bom que viveram e se prepararem para o novo ano que está chegando.

E não pense que está cedo para pensar nisso! Aliás, se preparar com antecedência é o primeiro passo para um evento de sucesso.

Mas qual pode ser o tema da sua festa? O que servir no buffet? São essas e outras respostas que você terá neste post. Acompanhe!

Os principais tipos de festa

Quando o assunto é festa, os temas são praticamente infinitos. E se você é daquelas pessoas que gostam de sempre trazer novidades para os seus convidados, que tal escolher uma comemoração diferente das tradicionais confraternizações de final de ano?

Veja alguns tipos de festas, inspire-se e escolha o mais tem a ver com o seu estilo e dos seus amigos e familiares.

Festa Arco-íris

A proposta da Festa Arco-Íris é cada convidado escolher uma cor e se vestir inteiramente com ela. Aqui, você também pode (e deve) investir nas cores para montar as mesas de comidas e para o preparo das bebidas, oferecendo drinks vermelhos, verdes, amarelos etc. A decoração, obviamente, é a mais colorida e harmoniosa possível!

Festa Aliens

Os convidados apenas podem entrar vestidos de alienígenas ou com camisas e roupas com esse tema. Para dar mais sabor ao evento, sirva comidas exóticas ou que remetam a um clima futurista, como drinks cheios de fumaça.

Festa Brega

A roupa escolhida deve ser completamente brega, tais como calças boca de sino, listras com xadrez, estampas extravagantes e descombinadas. Além disso, acessórios são bem-vindos como óculos, perucas, colares e pulseiras.

Decore com objetos simples, facilmente encontrados naquelas lojas de R$ 1,99, como flores, copos e jarras de plástico. Para servir, escolha alimentos populares, mas deliciosos, como pastel e caldo de cana ou pão com salsicha.

Festa Anos 80

Para esse tema, basta usar vestidos de bolinhas, laços ou jeans com jaqueta de couro, o importante é remeter a essa época. Isso também vale para alimentos que eram populares nos anos 1980 como chocolates, guaranás, balas, doces, bolos gigantes de aniversário, entre outros.

Festa Árabe

Esse tema é perfeito para despertar as odaliscas e califas em cada um. Una dança do ventre, véus, almofadas, tapetes, tendas, pandeiros e muita música temática para compor o ambiente. Para o menu, basta escolher comida árabe para ficar ainda mais perfeito.

Festa Brasileira

A regra é simples: é preciso aparecer usando as cores do Brasil. Camisas da seleção e a bandeira também são ótimas ideias tanto para vestir quanto para decorar o ambiente. Para servir, nada melhor do que a típica comida brasileira, como feijoada, acarajé, churrasco, moqueca, pão de queijo e, para beber, uma boa caipirinha.

Festa Japonesa

Nessa festa, você e seus convidados podem vestir trajes típicos dos samurais e das gueixas. O menu deve conter, claro, muita comida japonesa e todos devem comer com os hashis no lugar dos talheres — quem não sabe vai ter uma experiência, no mínimo, divertida!

Festa Havaiana

Essa comemoração fica incrível perto de uma bonita praia ou em torno de uma piscina. A ideia é reproduzir um luau no Havaí com tochas, palmeiras e coqueiros enfeitados. Por isso, colares típicos, camisas estampadas, minissaias e muitas flores dão o tom da festa.

Para as danças, aposte em músicas com violão, pandeiros e o famoso ula-ula. Sirva frutas, alimentos naturais e um coquetel especial com muitos drinks com direito a enfeites.

Festa Indiana

Para deixar esse tipo de festa perfeito, todos precisam aparecer com roupas que lembrem essa cultura. O local deve ter a decoração no estilo indiano, com muitas imagens dos deuses e deusas hindus. A música e comida devem ser típicas também.

Festa à Fantasia

Apesar de ser um dos tipos de festas mais realizados, a Festa à Fantasia ainda é sucesso garantido! Para entrar, é obrigatório que todos estejam fantasiados, e faz parte da brincadeira escolher o traje mais criativo dar um prêmio — você pode organizar um desfile para escolher a melhor roupa, é diversão garantida. Quanto ao cardápio, não há restrições quanto aos pratos e drinks, logo, solte a imaginação!

Festa do Terror

Inspirado no Halloween, a Festa do Terror pode ser um bom tema para deixar as coisas ruins que porventura aconteceram para trás. Magos malvados, fantasmas, vampiros e outras criaturas dos pesadelos aparecem nessa festa e são inspirações perfeitas para as roupas dos convidados. As comidas devem remeter ao tema com doces que imitem abóboras, insetos, partes do corpo e seres míticos.

Festa na Praia ou na Piscina

Como as festas de final de ano no Brasil são no auge do verão, nada melhor do que uma festa na praia ou na piscina para que você e seus convidados possam ir de biquínis, sungas, shorts, cangas, camisetas etc.

Mas se o lugar onde vocês estão não contam com isso, também seria bem engraçado aproveitar o tema e enfeitar o ambiente com boias, patinhos de borracha, baldinhos de areia e outros adereços que remetem ao tema.

Para servir, invista em comidas e bebidas refrescantes, ideais para os dias mais quentes.

Festa da Paz

Para a Festa da Paz, os convidados devem estar vestidos inteiramente de branco. Já a decoração pode ser com essa cor e detalhes em prata. Não há restrições para comidas e bebidas, a dica é se inspirar em várias culinárias.

Como escolher o melhor tema

Entre tantos tipos de festas é normal ficar na dúvida de qual escolher para fazer uma confraternização de final de ano. Para ajudar nessa decisão, considere o que estilo e das pessoas que serão convidadas. O grupo é mais reservado? Talvez uma Festa na Praia ou na Piscina pode deixá-los constrangidos. O pessoal é animado e topa qualquer coisa? Festas que envolvem o uso de fantasias pode ser o tema ideal para essa turma.

A importância de combinar o menu com a temática

Após escolher o tema entre os diversos tipos de festas é preciso pensar no menu, calcular a quantidade de bebida para a festa e a quantidade de comida por pessoa.

Nessa etapa, é importante lembrar que cada alimento oferece uma sensação e experiência diferente e, por conta disso, conseguem transportar as pessoas diretamente para o clima do evento, reforçando ainda mais a proposta apresentada.

Por esse motivo, é essencial combinar os pratos que serão servidos com a temática da sua festa, assim, os convidados se sentirão realmente vivendo naquele universo imaginário. Quer um exemplo? Caso a sua festa homenageie o México, nada mais adequado do que servir um jantar mexicano.

Siga essa linha de pensamento para outros tipos de festas, casando sempre o menu com o tema escolhido. Mas caso tenha alguma dificuldade para pensar e preparar a cardápio, você pode contar com os serviços do Meu Bistrô, e ficar totalmente livre para aproveitar a festa!

O Meu Bistrô conta com chefs renomados e experientes nas mais diferentes cozinhas, perfeitos para atender qualquer tipo de festa. A escolha do cardápio é definida com você, considerando seus gostos e dos seus convidados. A partir daí, deixe tudo por nossa conta, desde a seleção dos ingredientes até a finalização.
Além de oferecer uma experiência gastronômica única aos presentes no seu evento, você ainda tem a garantia de que todo serviço de mesa sairá perfeito.

Agora que você conhece os principais tipos de festas, que tal preparar a lista de convidados e começar a organizar esse grande encontro? Quanto ao menu, não se preocupe! Basta contratar um chef do Meu Bistrô para organizar e preparar os pratos da sua festa. Será um evento inesquecível!