6 dicas para receber sua visita vegetariana

Receber os amigos e familiares em casa é sempre muito bom, não é mesmo? Para isso, buscamos surpreender as pessoas queridas com uma mesa bem arrumada, uma casa decorada e receitas super saborosas. Mas, o que fazer se alguma visita for vegetariana? Nada de susto, as comidas vegetarianas são de fácil preparação e vão agradar a todos!

Além de preparar os pratos com muito carinho, mais algumas dicas podem ser importantes para agradar a sua visita, confira:

1. Entenda a diferença entre veganismo e vegetarianismo

Seja por saúde, ideal ou religião, muitas pessoas hoje em dia cortaram de vez a carne da dieta. Algumas pessoas também excluem qualquer tipo de derivados de animais do cardápio e outras vão mais além e levam a dieta como um estilo de vida.

Se não conhece a fundo os hábitos do seu convidado, não se acanhe em perguntar ao seu amigo que tipo de dieta ele segue. Entenda as diferenças básicas entre veganismo e vegetarianismo:

Vegetarianismo

As pessoas vegetarianas são aquelas que não consomem qualquer tipo de carne. Seja ela de boi, porco, frango ou de qualquer outro animal. Elas também não consomem nada que derive diretamente da morte de algum bichinho, como a gelatina, por exemplo.

Esse tipo de dieta também é conhecido como ovolactovegetariana, ou seja, permite o consumo de ovos e derivados de leite.

Vegetarianismo estrito

O vegetariano estrito não se alimenta de nada que seja derivado de animais. Além da carne, ele também não come itens como ovos, leite e derivados e, até mesmo, mel.

Veganismo

O veganismo é mais do que uma dieta e passa a ser um estilo de vida. Os veganos não consomem absolutamente nada de origem animal, seja na alimentação ou não. Ou seja, essas pessoas levam o conceito da proteção animal para todos os aspectos da vida, como vestuário, saúde e etc.

2. Atente-se a alguns alimentos que parecem vegetarianos, mas não são

Na teoria, é bem simples excluir a carne da dieta, mas isso pode ser um pouco complicado quando não se conhece muito do assunto. Principalmente ao se levar em consideração os alimentos industriais, que podem levar diversos ingredientes desnecessários em suas receitas.

Assim, alguns alimentos podem parecer vegetarianos, mas não são. Os temperos prontos, por exemplo — além de possuírem muito sódio — muitas vezes são compostos por extratos de carne, fazendo com que ele não seja uma comida vegetariana.

Algumas sobremesas também podem enganar os mais desatentos, já que muitas delas utilizam gelatinas em suas receitas ou possuem um corante animal chamado cochonilha (que nada mais é do que uma espécie de besouro lacerado).

3. Tenha respeito ao fazer perguntas sobre a dieta

É comum ter muitas dúvidas sobre essa escolha de vida, como as motivações ou os desafios no dia a dia. Mas, acredite, o seu amigo já escutou essas perguntas milhares de vezes e com bastante frequência elas são feitas de formas não muito agradáveis.

Mesmo que não seja a sua intenção, fazer muitas perguntas pode deixar o seu amigo desconfortável, já que ele quer apenas ter alguns momentos de descontração — e não responder a um interrogatório.

Isso não quer dizer que você não deva tocar no assunto. Muito pelo contrário, a maioria dos vegetarianos gosta bastante de conversar sobre o tema, mas é importante que isso seja feito de forma respeitosa, leve e agradável.

 4. Aproveite para conhecer novos pratos

Muitas vezes, estamos acostumados a repetir as mesmas receitas nas ocasiões especiais, como durante as recepções em casa. Que tal aproveitar a sua visita do seu amigo vegetariano para renovar o repertório?

Com certeza, você vai descobrir novos pratos deliciosos que vão agradar e surpreender a todos os convidados!

5. Pense em algumas receitas práticas e gostosas de comidas vegetarianas

Para servir um jantar com comidas vegetarianas você pode contratar a ajuda de um profissional ou preparar as receitas você mesmo.

Confira abaixo algumas sugestões para um jantar completo!

Bruschettas

Essas típicas entradinhas italianas são facílimas de fazer a agradam a todos! Você pode variar os recheios, mas o de tomate é o mais tradicional. Para prepará-las, você deve cortar uma baguete em pedaços diagonais de cerca de 2 cm. Regue com azeite e leve-os ao forno por 10 minutos.

Enquanto isso, pique dois tomates e meia cebola em pedaços bem pequenos e misture-os. Tire os pães do forno e cubra com a mistura de tomates e tempere a gosto com sal e pimenta. Para enfeitar, coloque algumas folhas de manjericão sobre cada bruschetta,

Cogumelos recheados com azeite de ervas

Essa receita é fácil, prática e muito refinada. Separe cerca de 200 g de cogumelos frescos do tipo portobello. Retire e pique os cabos em pedaços bem finos e reserve. Pique também meio maço de cada uma das seguintes ervas frescas: salsinha, cebolinha, tomilho e hortelã. Regue as ervas com bastante azeite e junte aos cabos de cogumelo picados.

Recheie os cogumelos vazios com essa mistura, tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido (180 º) por 15 minutos.

Quibe vegano de travessa

Um prato de inspiração árabe que vai surpreender a todos os seus convidados. Hidrate 200 g de proteína texturizada de soja com 1 litro de água quente e o suco de um limão. Em outra vasilha, hidrate 50 g de farinha para quibe por meia hora. Escorra e esprema os dois preparos.

Tempere a soja com cebola picadinha, alho, sal, pimenta e algumas folhas de hortelã. Acrescente a farinha e disponha a mistura sobre uma travessa de vidro. Asse em forno médio por 20 minutos.

Frutas caramelizadas com sorbet

Esquente um pouco de açúcar mascavo e água em uma frigideira quente. Acrescente algumas fatias de frutas da estação junto com um pouco de canela e o suco de meio limão. Deixe chegar quase em ponto de caramelo e sirva quente acompanhado de um bom sorbet (a base de frutas).

6. Divirta-se!

Essa é a dica mais importante de todas. Afinal, é para isso que você convidou os seus amigos, não é mesmo? Relaxe a aproveite sua refeição com a companhia de um bom vinho. 

Como você viu, é muito fácil preparar comidas vegetarianas e você vai ter uma ótima oportunidade de conhecer novas receitas surpreendentes. Com esses passos simples, seus convidados vão se divertir muito — e você também, é claro! E você, como costuma fazer para receber visitas com algum tipo de restrição alimentar? Compartilhe no post!